quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O homem, o mito, o cinema

Olá.
Recebi recentemente comentários elogiosos dos meus colegas André Jobim e Ícaro Bittencourt, pelos comentários que fiz de seus respectivos blogs (Interpretações de um sujeito e Música Esparsa). E descubro que outro grande amigo meu montou um blog.
Alexandre Maccari Ferreira é conhecido na cidade de Santa Maria - RS como o organizador dos Ciclos de Cinema Histórico, desde 2005, juntamente com o Curso de História da UFSM e o MILA - Mestrado em Integração Latino-Americana, da UFSM. Eu acompanhei os Ciclos de 2005 a 2007, comentei dois dos filmes. No decorrer do tempo, falarei sobre essas colaborações, logo que receber mais notícias sobre o novo livro da série Uma História a Cada Livro. É o terceiro volume da série - há um artigo meu no segundo livro, lançado em 2006.
Os Ciclos de Cinema Histórico analisam grandes clássicos do cinema, produções pouco conhecidas e mais algumas do ponto de vista da História, da Filosofia, do Cinema. Cada Ciclo é temático - tivemosd ciclos de filmes sobre política, o trabalho, a máfia, desenhos animados, musicais, guerra... Graças ao Maccari, grande amigo, comentarista de cinema e gremista, aprendi a apreciar a sétima arte e pude ver filmes que hoje dificilmente passarão na tevê, como a trilogia O Poderoso Chefão, Cidadão Kane, ...E o Vento Levou, os filmes de Michael Moore, do Kubrick, do Chaplin, da Leni Riefenstahl, Hotel Ruanda, Adeus, Lênin!, etc, etc. E tem mais Ciclos este ano, iniciando agora em Março - desta vez, quem fica na parte da organização é minha grande amiga de Curso, Camila dos Santos - o Maccari ficou para "dar uma força", mais por causa de seu Mestrado.
Eu ajudei, além dos comentários dos filmes Metropolis de Osamu Tezuka e Capitão Blood, com as camisetas do Ciclo deste ano, que estarão à venda. Dessas eu falo mais tarde.
Bão, o que eu ia dizer mesmo? Ah, sim: do novo blog. É o Cinemacc. Um blog, segundo as palavras de seu autor, o Maccari, "(...) reservado ao universo cinematográfico, que envolve fruição e concentração. Portanto, trataremos de Filmes, Prêmios, Trilhas, Livros, Pesquisas, Estudos e tudo aquilo que tem a cara da sétima arte".
Infelizmente, até o momento, Maccari só fez um post no seu blog. Mas é esperar o que vai acontecer, pois o blog promete, se depender do meu amigo. Conheço bem ele - grande cara.
Para encerrar o post, um dos vários desenhos que fiz para as Camisetas do Ciclo deste ano. Não foi este o aprovado para as camisetas. Os aprovados eu divulgo mais tarde. Por hora, é apenas uma prévia do que vem por aí.

Um comentário:

MacCinema disse...

Valeu pela divulgação ae Rafael! Agora estou postando textos regulares... e em breve sai nosso volume 3 do livro. te aviso com antecedência. Grande abraço. Maccari