sábado, 13 de junho de 2009

DER FUEHRER'S FACE: Heil Donald!



Olá.
Ainda não é agora que eu concluo minha série de postagens sobre Avatar - pois ainda não terminei de assistir de novo a terceira temporada para comentá-la. Mas, falando em assistir, hoje eu trago um novo vídeo. Um desenho animado clássico.
Trata-se de DER FUEHRER'S FACE, um desenho renegado do Pato Donald. Motivo?

Trata-se de um curta do pato invocado, produzido nos EUA em 1942, no auge da Segunda Guerra Mundial. No ano anterior, Pearl Harbor, no Havaí, foi bombardeado pelos japoneses, determinando a entrada dos EUA no Segunda Guerra. Naquela época, os desenhos animados e histórias em quadrinhos faziam propaganda da Guerra. O objetivo, claro, é auxiliar na coleta de fundos para os exércitos no front - no caso, os americanos, que lutavam ao lado dos aliados contra o eixo Alemanha-Itália-Japão. Sob esse contexto, surgiram heróis como o Capitão América, combatendo os nazistas; Batman e Superman apareciam nas capas de suas revistas manejando armas, em veículos de guerra e jogando bolas de beisebol em Hitler, Mussolini e Hiroito, os líderes do eixo; e é claro, os inocentes personagens Disney propagandeando mensagens contra os "inimigos da liberdade", ou como eles entendiam que fosse a liberdade. Os nazistas alemães, Hitler em especial, estavam já, no início dos anos 40, sendo considerados inimigos do mundo. Mas o Holocausto aos judeus ainda demoraria um pouco para ser revelado ao mundo.
Dirigido por Jack Kinney, com produção de Walt Disney (o próprio), DER FUEHRER'S FACE faz uma crítica cômica e surreal ao nazismo. Através do personagem Pato Donald, que no curta encarna um adepto do nazismo que trabalha produzindo balas e projéteis para o exército nazista. Não é uma apologia ao governo hitleriano; este filme mostra os supostos males - de certa forma, fundados - de viver sob a sombra da suástica - supostamente, trabalho excessivo semi-escravo, tendo de se submeter continuamente à ideologia nazista (fazendo o "heil, Hitler!" toda vez que vê o retrato do dito-cujo) e sob um constante estado de militarismo. Ou seja, perder pouco a pouco a individualidade e a dignidade em nome do Estado Totalitário - Donald vai, aos poucos, enlouquecendo com o trabalho excessivo e a ideologização massacrante. Tudo isso, apesar da trilha sonora bem-humorada.
E, no fim, para justificar o quanto era melhor viver nos EUA, uma terra de "francas liberdades individuais", Donald, acordando de um sonho (vestindo pijama azul, branco e vermelho com estrelinhas), abraça-se a uma réplica da Estátua da Liberdade. E um tomate é jogado na "Fuehrer's face", na cara do Fuehrer Hitler.
Quem esteve em Santa Maria no dia 4 de junho, e compareceu ao Ciclo de Cinema no auditório do CCSH da UFSM (até julho, tematizando a Segunda Guerra Mundial no cinema), pôde assistir a esse curta, claro - estava na programação. Esta cópia que estou postando eu encontrei no YouTube, e com legendas em português. Este desenho, apesar de ter sido agraciado com o Oscar de Melhor Curta de Animação, esteve perdido até o funcionamento do YouTube, onde agora ele se tornou conhecido. E estudado.
É, como deviam ser infelizes os que viviam naquela época... sem saber.
MAIS UMA DO Q STUDIOS!
Falando em filmes, o Q Studios, subsidiária cinematográfica do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, coordenada pelos meus amigos Marcel Jacques, Marcel Ibaldo e Bício, lançou mais um curta: O Confronto.
Ele pode ser conferido no blog do meu amigo Marcel Ibaldo (http://ibaldomarcel.blogspot.com/), mas ele também já deve estar no YouTube... ainda não sei.
Mas eu pergunto agora: quando os caras vão liberar os episódios da série Dê Sua Cara ao Tapa?! Q Studios, também, que eu já pude conferir...

DESENHO DE HOJE
Como no post passado eu falei de Luluzinha (em sua versão teen), hoje eu vou postar Letícia, a minha Luluzinha. Muita gente, inclusive, já me disse que a Letícia parece com a Lulu... Nesta oportunidade, a Letícia começa a protagonizar tiras encadeadas em série, com situações ligadas.
Até mais!

2 comentários:

refemdabd disse...

Espectáculo! Já o tinha visto faz muitos anos. Obrigado.

Marcel Ibaldo disse...

sobre "O Confronto", já está no youtube. o link está no meu blog: ibaldomarcel.blogspot.com

e sobre o Dê Sua Cara ao Tapa, a expectativa é que o primeiro trailer vá para o youtube semana que vem.
aguardemos.
valeu, Grasel.