sábado, 16 de janeiro de 2010

Camiño di Rato

Olá.
Esta semana, a internet esteve cheia de boas notícias. E outras nem tanto.
Está certo, a tragédia do Haiti não pode ser esquecida.
Mas agora eu estou falando dos meus colegas desenhistas da Internet.
Bem: o Maurício Mazza, do Armandinho e a Galera (http://armandinhoeagalera.blogspot.com/) mudou para o Blogger. As tiras dele não abrem no UOL Blog nem no Quadritiras - pelo menos no Windows Internet Explorer. Porque elas apareceram quando abri o site no Google Chrome, em outro computador. Estranho...
Já o Nights Yoru, do Nightsy the Comics (www.nightsy.com/) tirou umas férias, depois de concluir a quarta temporada de tiras de seu personagem.
A Chiquinha, do Chiqsland Corporation (http://chiqs.blog.uol.com.br/), o Reféns da BD (http://refensdabd.blogspot.com/) e a Samanta Floor, do Cornflake (http://www.cornflake.com.br/blog/), atualizaram seus blogs - e não era sem tempo! Porém, o Jessé Montezuma, do Blog do Jessé (http://jessemontezuma.blogspot.com/) e a Mauren Veras (http://tirasdamau.blogspot.com/) andam sumidos.
Recentemente, os meus amigos Marcel Jacques (http://marceljacques.blogspot.com/), Marcel Ibaldo (http://ibaldomarcel.blogspot.com/), Bício (http://quemteperguntou.blogspot.com/), Guilherme Hollweg (http://hollweg-guiga.blogspot.com/), Byrata (http://byrata.blogspot.com/) e Gabriel Coser (http://gcoser.blogspot.com/) atualizaram seus blogs. Isso é bom.
E já que falamos em Quadritiras, o Daniel Campos, coordenador do site (http://www.quadritiras.com.br/), finalmente atualizou-o. E novas tiras chegaram.
Até esta semana, o Maurício Mazza e eu éramos os únicos que estávamos enviando tiras para o site. Já enviei mais de 100 tirinhas para o Quadritiras, e nesse momernto fui o único (não quero me gabar) a alcançar o status "profissional" do ranking de autores.
Em comemoração a isso, o Daniel Campos propôs o seguinte: que eu desenhasse três tirinhas exclusivas para ficarem expostas por um determinado período no site. E eu atendi, lógico.
Na verdade, refiz um material antigo que eu tinha: um personagem chamado O Rato, que eu produzia em meados de 2001 e 2002, época de iniciante. Era uma tirinha que seguia muito o estilo de tiras como o Niquel Náusea do Fernando Gonsalez: bichos se comportando como seres humanos - mas sem deixarem de ser bichos. O RATO era uma espécie de Jerry (tinha mais de Jerry que de Mickey Mouse ou mesmo de Níquel Náusea) dos esgotos - com uma namorada, uma irmã, um amigo idiota e um gato para atazanar sua vida. Também havia nessa tira um gato chamado Gatudo, com uma esposa, um filho, uma irmã que tinha medo de ratos, um amigo que usava uma perna de pau e um outro amigo masoquista - daquele tipo que até implorava que você batesse na cara dele. O traço nem era essas coisas - eu desenhava as tiras em um caderno de desenho e artefinalizava a esferográfica - , mas essa tira significa muito para minha história de vida. Afinal, foi meu primeiro trabalho publicado em jornais: em 2001, no Correio Vacariense e entre 2001 e 2002 no Jornal da Serra, ambos de Vacaria, RS. E foi a primeira vez que dei autógrafo na rua: por causa dessa tira! Por isso, escolhi três das melhores tirinhas do personagem e refiz specialmente para o Quadritiras.
Eis elas aqui, para vocês conhecerem o personagem. As tiras foram tratadas e colorizadas em escala de cinza do Photoshop.
Faz tempo que eu não desenhava mais o Rato, depois que comecei a me dedicar a desenhar a Letícia. Já serviu para matar as saudades. Quem sabe eu retome esse personagem em breve.
E continuo repetindo: Daniel, continue esse trabalho fantástico de divulgação de desenhistas através de seu site! Estamos aqui para o que der e vier!
Em breve, novas tiras do Rafael no Quadritiras!
E vocês, internautas, continuem prestigiando esse trabalho! Porque aqui no Brasil sim, temos trabalho de qualidade. Basta procurar!
Até mais!

Um comentário:

Guilherme Hollweg disse...

Curti.
Belas postagem Grasel!
Curti as tiras :D
Abraço!