sábado, 22 de junho de 2013

O despertar do gigante

Olá.

Estas duas semanas que passaram deram o que falar.
Começou quando os governantes de algumas capitais resolveram aumentar o valor das passagens do ônibus urbano, que já eram abusivas, em 20 centavos. Isso causou a indignação da população, que resolveu protestar.
Aí, o movimento foi crescendo, englobando outras causas... e a Copa das Confederações, que deveria estar ocupando a imprensa, ficou em segundo plano. Pensávamos que viveríamos mais dias de "pão e circo" pura e simplesmente; no fim, o circo deixou de ser mais importante que o pão.

Usando os clichês já muito usados inclusive pelos manifestantes: deixamos de ficar "deitados eternamente em berço esplêndido" para que o Brasil veja "que um filho teu não foge à luta". O gigante acordou, etc. O povo se cansou de pagar impostos altos para ter retorno baixo - saúde, educação, transportes e seriços de má qualidade.
As capitais foram tomadas por protestos. Outras cidades foram tomadas por protestos. Na minha cidade (Vacaria, RS), no momento em que escrevo, também teve.
Esse foi o lado bonito, todos protestando, a sociedade em massa expressando sua indignação, reunindo-se para coisa mais importante que jogos de futebol.
Mas o lado ruim foi alguns que resolveram expressar sua indignação através de arruaças. Quebrando vidraças, pichando paredes, destruindo caixas eletrônicos a pauladas... Nem pareciam gente. Trocaram a simples gritaria para se fazer ouvir pelo governo pela selvageria. Não foram melhores do que os animais. Na verdade, mancharam a imagem de nossa espécie diante do restante da natureza. Sinto muito dizer isso.
É bom ver, apesar de tudo, que o Brasil finalmente deixou a letargia histórica e foi tirar satisfações com aqueles que deveriam representá-los.
As manifestações ainda não terminaram. Ainda estão acontecendo no momento em que escrevo, e, apesar de o governo já ter dado sinais que amoleceu diante dos protestos, elas não pararam. Não vão parar tão cedo.
Ficou difícil pensar em outra coisa ao ver a multidão nas ruas, cartazes na mão, ocupando o Congresso Nacional, tentando incendiar o Itamaraty, qebrando os caixas eletrônicos... foi uma semana daquelas. Uma semana intranquila para o impávido colosso.
E nós, da rede Rafelipe, não poderíamos deixar de dar nossa contribuição ao que estamos vendo. Tantos blogs já mostraram artisticamente o que pensam do movimento. Agora é a nossa vez.
Por isso, nos blogs da rede Rafelipe, eis ilustrações com os personagens se juntando aos protestos, exibindo seus slogans. Olhem aqui:
A Letícia e sua turminha, exigindo, da parte deles, melhorias na educação (afinal, eles representam a geração do amanhã)... (http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/)
...os Bitifrendis, abandonando um pouco a curtição na praia para exigir mais proteção ao meio-ambiente e à população... (http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/)
...e o Teixeirão e seus amigos, exigindo o fim da corrupção e o melhor retorno para os impostos. (http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/)
Estes slogans, procurei fazê-los atemporais, para serem usados em qualquer época. Todos queremos um Brasil melhor. Todos queremos mais oportunidades. Todos queremos mais do que abrirmos nosso Facebook só para ver frases vazias de indignação com a realidade. Todos queremos viver, mas não num país roído pelos ratos. Todos queremos viver sem aquela sensação desagradável de que estamos sendo explorados, ludibriados, enganados, sodomizados, tendo um nariz de palhaço colocado nos nossos rostos. Queremos viver sem sermos simplesmente hipnotizados pelo Big Brother, pelas luzes dos celulares, pelas batidas do sertanejo universitário... enquanto espoliam nossas riquezas ou maltratam nosso povo sob aregumentos pouco convincentes. Queremos viver sem aquela sensação que a conta ficou toda pra nós enquanto se fartaram no restaurante. Vocês entenderam.
O Brasil não vai mais ser o mesmo depois destas duas semanas. Ou será que vai ser aquela pizza de sempre? Só o tempo dirá.
De minha parte...
Até mais!

Nenhum comentário: