Olá.
Hoje, lanço mão de outra das minhas aulas de artes para movimentar este blog. Uma sugestão de atividade para educadores, baseada em experiências pessoais em sala de aula, para alunos do ensino fundamental e médio. Também disponível no blog parceiro Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/).
ATIVIDADES COM BAILARINAS
Para trabalhar o desenho da figura humana em sala de aula, lançaremos mão da figura da bailarina. A expressão corporal que a bailarina clássica assume no momento da dança permite o trabalho de retratar movimentos do corpo, proporções, etc. Diversas obras de arte já procuraram traduzir a graciosidade presente na dança clássica, sendo o mais célebre retratista dessa arte o francês Edgar Degas (1834 - 1917), que dedicou uma série de seus quadros e esculturas a bailarinas. Acima, Duas Bailarinas no Palco (1874), de Degas. (Fonte: internet)
ATIVIDADE 1: ESQUELETO
Para a construção perfeita do desenho de uma figura humana, é necessário antes esboçar a posição a ser assumida na ilustração, na forma de um boneco articulado (esqueleto). Então, a partir da figura abaixo, ou de fotografias, o aluno deverá transformar a figura abaixo em um boneco articulado, na exata posição em que a bailarina se encontra, marcando mãos, pés, tórax, pélvis e a curvatura da coluna vertebral.
ATIVIDADE 2: CRIE SUA PRÓPRIA BAILARINA
1) Desenhe o boneco articulado simples na forma como a bailarina ficará no desenho, na posição que desejar.
2) Finalize o desenho: por cima do esqueleto, desenhe a bailarina completa, com a roupa característica e tudo.
3) Passe uma caneta preta por cima do desenho e depois apague o rascunho que ficou por baixo. Faça com cuidado.
4) Desenhe um cenário atrás da bailarina. Fica por conta da criatividade do aluno.
5) Pinte o desenho.
Exemplos abaixo: de um lado, o esqueleto, do outro o desenho finalizado.
Em breve, mais uma aula de artes. Eis nossa contribuição à educação nacional, no sentido de tentar melhorá-la.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário