sábado, 1 de agosto de 2015

Recruta Zero - com o patrocínio do Cine Repeteco...

Olá.
Depois de um mês de julho um tanto insípido, repleto de más notícias e tudo mais, entramos no "mês do cachorro louco", agosto. Mas entramos bem, no mercado editorial brasileiro, pois nosso herói das HQ clássicas, o Recruta Zero, continua resistindo à instabilidade da editora que atualmente publica seu gibi, a Pixel Media, selo do grupo Ediouro.
RECRUTA ZERO 21 continua cumprindo seu papel de almanaque de histórias dos personagens da megacorporação King Features Syndicate - reunindo histórias longas, tiras, páginas dominicais e montagens das mesmas.


Mas, este mês, parece que o material de publicação está escasseando: há muitas republicações de páginas que já foram publicadas nos oito primeiros números da série. Pior é que parte esse material, em muitos caos, foi criminosamente editado, trechos foram cortados. Quem tiver a coleção completa das tiras, compare e veja. Mas há compensações: os editores da Pixel Media resolveram, este mês, colocar mais páginas com o Popeye - nos números anteriores, saía só uma página ou história longa de Popeye por bimestre. Embora não sejam assinadas, sabemos que é da fase desenhada por Bud Sagendorf - o traço é inconfundível. De resto, é Recruta Zero, Hagar e Zezé & Cia. Nada de Arca dos Bichos, Sam & Silo, Crock ou Blondie este mês. Acho que está na hora de estes personagens voltarem - que será que passa na cabeça dos editores da Pixel Media quando começam a montar os gibis a cada dois meses? Estão concentrando o melhor nos álbuns? Aliás, a Pixel, nos meses entre a última edição do gibi do Recruta Zero, já lançou novos álbuns do Fantasma, do Mandrake e um do Garfield. No mais...
Bem. Destaques do mês.
Começando com o Recruta Zero, em O Batedor, longa inédito. O indolente recruta é designado para informar o andamento de uma manobra militar. O que acontece ao seu redor, e o que ele repassa aos oficiais, dependerá de sua imaginação.
Depois de um curta com Hagar, o Horrível (como todas as páginas do personagem na edição, leva assinatura de Chris Browne), Zero de novo em Cuca Criativo, longa inédito. O que se pode esperar quando o terrível cozinheiro resolve inovar?
A seguir, Popeye, numa história curta de duas páginas: Fugindo da Raia. Será que Brutus está mesmo prestes a acabar com Popeye, ou é só enrolação?
Outro curta de Hagar depois, temos Um Dia com o General Dureza, reunião de páginas dominicais com o velho ranzinza. Mas, das quatro páginas, só uma é inédita; as outras já foram publicadas anteriormente.
Uma página de Popeye, e outra de Hagar depois, Sargento Tainha chega em Sargento Sentimental, longa inédito. Quando o gordo sargento recebe a notícia de que Zero vai ser transferido, ele reavalia sua relação com o seu saco de pancadas favorito... e todo sentimento obtido se dissipa quando o engano é desfeito.
Uma página de Popeye, uma do Sargento Tainha (inédita) e uma de Hagar depois, retorna o Sargento Tainha, Em Cinco Tempos. Todas páginas dominicais já publicadas anteriormente - e todas assinadas por Mort Walker e o filho Greg.
Uma página de Zezé & Cia. e outra de Popeye depois, nas páginas centrais, uma briga feroz entre Zero e Tainha! Todos sabem quem vence... (inédito)
Uma página de Popeye depois, Zero retorna em A Greve, história longa e inédita. No primeiro momento, vemos Zero reclamando com o Sargento; no segundo, o soldado raso resolve provocar uma greve de soldados. Mas sabem como é o exército...
Uma página de Hagar depois, Duas do Oto, o cachorro do Sargento Tainha. Felizmente, ambas as páginas são inéditas.
Outro curta do Popeye e outro do Zero (republicado!), Hagar, o Horrível, volta na reunião de páginas dominicais De Volta ao Lar. Todas as páginas com o velho viking, em situações caseiras, felizmente, são inéditas. Este aqui não foi afetado.
A seguir, Duas da Dona Tetê - todas já publicadas anteriormente, com a secretária favorita do Quartel Swampy!
Um curta de Hagar (inédito) e outro de Zero (republicação), General Dureza Joga Golfe - todas páginas republicadas.
Um curta de Popeye depois, Dentinho, o soldado ingênuo, em Um Ideal a Seguir, longa inédito. O recruta segue até demais os conselhos que lhe são dados sobre que modelos de conduta deve seguir: primeiro, imitando Zero; depois, imitando o Sargento Tainha; e, depois, sendo o Sargento Tainha. Resultado: a velha e boa comédia de mal-entendidos.
Um curta de Popeye depois (e o último), Sargento Tainha termina o gibi com A Inspeção - republicação. É apenas uma das dominicais, remontada em forma de HQ longa.
Para a próxima edição - se ela sair - vamos abrir o olho, editores da Pixel. Se possível, fazendo o gibi voltar ao formato de quando foi lançado! Isto é, se desta vez o gibi não for cancelado, como aconteceu com os do Popeye, da Luluzinha, do Bolinha e os da Harvey (Gasparzinho, Riquinho e Brasinha). Depende de nós, turma: mesmo com a qualidade baixa, ainda podemos prestigiar o gibi e garantir sua continuidade. Preço? O mesmo: R$ 4,90.
Nunca, jamais desistir de resistir às intempéries deste 2015 bichado!!
Para encerrar, como é uma espécie de tradição, a resenha do gibi do Recruta Zero é acompanhada por um arco de Bitifrendis, meus personagens praianos. Estes saíram em tempos recentes no blog dos personagens - e mostra os amigos Carlão e Sidnelson trabalhando. Nada da indolência típica de personagens de HQ - a ideologia é outra.
Confiram mais tiras em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
E, por hora, é isso aí. À espera, agora, do gibi do Miracleman deste mês - e em marcha rumo à postagem número 1000!
Até mais!

Nenhum comentário: