domingo, 24 de janeiro de 2016

Sobre a REVISTA ALTOS DA SERRA ou do breve prazer de ter um serviço

Olá.
Nos dias que correm, enquanto escrevo, entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2016, a cidade de Vacaria, RS, vive seu evento máximo: está a se realizar, enquanto escrevo, o 31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Se não o maior evento da cultura gaúcha do RS, um dos maiores eventos.
Qualquer dia desses da semana, qualquer vacariense terá de passar, pelo menos um dia, no Parque Nicanor Kramer da Luz, ou simplesmente Parque dos Rodeios, o local da realização do certame.
Hoje, vou falar de algo relacionado: é mais uma lembrança.
É que, foi na época de um Rodeio que foi lançada uma revista com trabalhos meus. Já explico melhor. Desculpem minha prosa meio “atropelada”.

A HISTÓRIA DE UMA COLABORAÇÃO
Eu devo, em vários momentos do blog, no ano de 2010, ter falado da Revista Altos da Serra, uma publicação moderna feita em Vacaria, RS. Foram três números lançados, todos em 2010. A revista teve produção da JV Produções Fotográficas, e a iniciativa foi capitaneada pelo fotógrafo Vinícius Todeschini e o designer gráfico Rodrigo Bedin de Oliveira. Foi o próprio Rodrigo quem, de repente, chamou a mim, Rafael Grasel, para fazer algumas ilustrações para a publicação. Algo que aceitei com alegria. Na época, havia começado a trabalhar como professor em São José dos Ausentes, RS, mas minha residência era (e ainda é) em Vacaria. Um pouco antes, havia procurado o Rodrigo e sua empresa, a Pop Art, em busca de algum trabalho com ilustrações – na ocasião, estava desempregado, recém retornei da faculdade em Santa Maria, RS. Bem, o Rodrigo não tinha trabalhos que eu pudesse pegar, mas ficou com meus contatos. E foi por volta de novembro de 2009 que ele me ligou, com a proposta de fazer ilustrações para a revista.
Pouco depois, estava reunido com o Rodrigo e o Vinícius, para acertarmos o acordo; eu faria ilustrações, e receberia pelas mesmas. Pouco depois, já recebia as pautas para fazer as ilustrações.
Para o primeiro número, fiz várias ilustrações. Houve, também, uma proposta de fazer uma tira cômica, mas isso não foi levado adiante. Para algumas ilustrações, ainda recebi ordens de refazê-las, mudar a proposta gráfica. Mas, no fim, das cinco ou seis ilustrações que fiz para o primeiro número, só três foram aproveitadas – e, uma delas, parcialmente.
O primeiro número até que vendeu bem, graças ao preço promocional de R$ 4,50 – as edições seguintes saíram por R$ 7,90. O lançamento no número 1 foi no Rodeio Crioulo Internacional de 2010. Daí a relação com o evento.
Foram produzidos mais dois números da Altos da Serra. Mas as coisas não iam muito bem para a equipe: o segundo número, que foi lançado em junho de 2010, teve uma recepção morna, e muito encalhe. E, das muitas ilustrações que fiz – foram três ou quatro – só uma foi aproveitada. Mas recebi pelas outras.
A última edição, de novembro de 2010, deu um pouco mais de sorte: duas ilustrações foram aproveitadas. E foram só duas, mesmo, que fiz. Depois disso, não saíram mais revistas. O Rodrigo e o Vinícius desistiram. Não tive mais trabalho como ilustrador. A partir daí, seriam apenas colaborações em revistas alternativas, como a Quadrante X e os gibis do Benjamin Peppe. E a participação no livro AQC 100 Vezes. Fora isso, recebi apenas por meu trabalho como professor de escola pública. Consolo é que este foi meu primeiro trabalho profissional desde que retornei a Vacaria, em 2008.
Ah: é mesmo à Altos da Serra que faço referência no cartum aí de cima - relacionado a acontecimentos mundiais daquele ano de 2010.

A REVISTA EM QUESTÃO
Bem. A Altos da Serra era uma revista de variedades de interesse geral, mas o foco estava no que acontecia na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul (que compreende municípios como Vacaria, Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, São José dos Ausentes e Muitos Capões). Impressa em papel couchê, totalmente colorida, com 52 páginas por edição, alta valorização do design gráfico tanto na diagramação das matérias como nos anúncios, contava ainda com vários colaboradores, escrevendo textos de interesse geral, como atualidades, saúde, moda, culinária, tradicionalismo gaúcho, esporte, cultura e lazer, turismo e muito mais.
Os destaques de cada número:

REVISTA ALTOS DA SERRA # 1
Fevereiro de 2010.
Começa com a página opinativa de Lucas Faitão, Reflexos de Copenhagen e o descaso dos países ricos para com o meio ambiente; a seguir, entrevista com a artista plástica, jornalista e administradora de um parque ecológico sustentável, Vera Tormenta, por Rodrigo Bedin de Oliveira, com fotos de Vinícius Todeschini; Na página de negócios, a seguir, o artigo Qualidade, uma Questão de Sobrevivência, por Antonio Joildo da Silva; a seguir, a matéria de capa, A Lenda das Gineteadas, sobre o ginete Volmir Furtado de Paula, um dos maiores campeões do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria e de outros eventos de cultura gaúcha, por Rodrigo Oliveira e fotos de Vinícius Todeschini; em seguida, o poema Floriando no Rodopio, de Rafael Oliveira Ferreira, ilustrado por Rafael Grasel (eu); na página de Gastronomia, receita de Paella, pelo Dr. Heliandro Abreu Rosa; em seguida, ensaio fotográfico, por Oliveira e Todeschini, destacando a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, símbolo municipal de Vacaria; nas páginas de saúde, as matérias É Preciso dar Ouvidos aos Problemas Auditivos, por Juliana Zingalli, e A Praga do HPV na Adolescência, por Tiago Bernardi Franco; em seguida, nova matéria de Oliveira e Todeschini, destacando o grupo instrumental Pata de Elefante, liderada então pelo músico vacariense Gustavo Telles, atualmente líder da banda Gustavo Telles e os Escolhidos; na página Desenvolvimento, Um Plano de Desenvolvimento para os Campos de Cima da Serra, artigo de Alessandro Dalla Santa Andrade, com ilustração de Rafael Grasel (eu); na página Universo Feminino, A Evolução da Indumentária Gaúcha Feminina, por Caroline Zingalli; e, na página Tradições, crônica de Rafael Oliveira Ferreira – Quando Meus Olhos Mudaram – com ilustração de Rafael Grasel (eu).
Abaixo, as três ilustrações que entraram. São os originais em preto e branco, que foram vetorizados e coloridos para a publicação na revista.
l
REVISTA ALTOS DA SERRA # 2
Junho de 2010.
Começa com a Opinião, de Lucas Faitão, A Dura Vida da Paixão na “Era dos Monitores”; na página Negócios, Novas Alterações na Lei que regula as Locações, artigo de Jaqueline Lima da Silva; a seguir, por Oliveira e Todeschini, perfil do médico vacariense José de Jesus Peixoto Camargo, realizador do primeiro transplante de pulmão da América Latina e atual titular da crônica do Caderno Vida do jornal Zero Hora, que substituiu o falecido Moacyr Scliar; na página de Gastronomia, receita de paçoca de pinhão, por Oliveira e Luiz Carlos de Jesus; na matéria de capa, por Oliveira e Todeschini, Um Brinde aos Campos de Cima da Serra, sobre a produção local de vinhos finos; em seguida, ensaio fotográfico, por Oliveira e Todeschini, sobre a Estação Ecológica de Aracuri, reserva florestal do município de Muitos Capões; nas páginas Vida e Saúde, artigos: A Pele, por Liliane Felippi, e Medicina Periodontal – uma prática de caráter multidisciplinar, por Nadir Britto; em seguida, matéria especial, por Oliveira e Todeschini, Seleção Brasileira, Os Donos da Bola, sobre a participação brasileira na Copa do Mundo (naquele ano, realizada na África do Sul); em seguida, estreia da página Social, destacando personalidades da sociedade vacariense; na página Desenvolvimento, novo artigo de Alessandro Dalla Santa, Qualidade de Vida, Distribuição de Renda e os Fluxos Migratórios, com ilustração de Rafael Grasel (eu); na página Universo Feminino, Toda a Irreverência dos anos 80, por Caroline Zingalli; na página Tradições, É de Molhar os Olhos, por Rafael de Oliveira Ferreira; e, na página Educação (também estreia), A Vida, a Arte e a Literatura Através de Clarice Lispector, de Neiva Dutra. A revista incluiu, encartada, uma minitabela com os jogos da Copa do Mundo de 2010.
Esta aqui é minha única ilustração (depois de firmado, aprendi que o jeito mais prático era enviar as ilustrações já colorizadas no computador para o Todeschini, ao invés de entregar-lhes pessoalmente os originais e uma cópia do guia de cores para ele escanear e tratar para a revista...):

REVISTA ALTOS DA SERRA # 3
Novembro de 2010.
Começa com a opinião de Lucas Faitão, Para Sempre...; na nova seção, Galeria, crônica de Daniela Caieron, Vivendo e Aprendendo...; em seguida, entrevista, por Oliveira e Todeschini, com o ator vacariense Marcos Verza, então participando de uma novela na Rede Globo; na página Gastronomia, receita de churrasco de costelão, por José Luís Fontoura; na seção Retrato, por Oliveira e Todeschini, texto sobre o Museu Municipal de Vacaria – inclui, ainda, uma elaborada cronologia dos principais fatos históricos de Vacaria, por Rafael Lisboa Grazziotin, coordenador do Museu, e artigo de Fernanda Lisboa Oliveira, Lendas e Histórias de Vacaria; seções novas a seguir: Sempre é Tempo de Mudar, por Adriane Vieira Maccaroni, na página Nutrição, e A Presença Materna Junto à Criança Hospitalizada, por Ivânia Tarigo, na página Psicologia; no ensaio fotográfico, por Oliveira e Todeschini, Os Encantos de São José dos Ausentes; na nova seção Dicas, de livros e DVDs, recomendações de Rodrigo Oliveira; matéria especial a seguir: Jiu-jitsu, a arte suave, por Oliveira e Todeschini, sobre a arte marcial em Vacaria; a seção Social mudara o nome para Cliques; na seção Desenvolvimento, por Alessandro Dalla Santa, Nós, Assim como o Brasil, Precisamos de Educação!, com ilustração de Rafael Grasel (eu); na nova seção Brainstorm, Publicidade, um Mal Necessário Para Nossa Sobrevivência, artigo de Diogo Torres Tesch; na coluna Tradição, As Duas Porteiras, crônica de Rafael de Oliveira Ferreira com ilustração de Rafael Grasel (eu); e, na coluna Cultura, Não Estamos Sozinhos, por Neiva Dutra, sobre a morte do escritor José Saramago.
Estas são as ilustrações que entraram. A primeira foi a mais trabalhosa que fiz até onde sei.

E, com exclusividade, as ilustrações que não entraram na revista. Adivinhem a quais matérias elas remetem...
Aliás, dessa primeira, ainda lembro de como o Todeschini pediu que eu fizesse: que passasse a ideia de que “tá f(...), mas ainda há esperança”. Bem assim, na maior boca-suja.
Esta de cima estava prevista para ilustrar o editorial do # 2, com os temas principais: Copa do Mundo, Vinhos, Ecologia e Serra Gaúcha.
E, assim, foi meu primeiro trabalho profissional. Em uma revista de maior circulação e com acabamento mais profissional, digo. Hoje, o logotipo está sendo usado por uma imobiliária daqui de Vacaria. Apareceu, posteriormente, outra revista com uma proposta parecida, a Previsão; mas dessa eu não participei. E essa revista durou mais... Mas essa é outra história.
Em outra oportunidade, divido com vocês mais lembranças de trabalhos meus.

Até mais!

Nenhum comentário: