terça-feira, 16 de agosto de 2016

AURORA - estrelas da Terra falando de estrelas do céu

Olá.
Enquanto os olhos da grande maioria das pessoas estavam voltados para as Olimpíadas e as atualidades decepcionantes e/ou esperançosas, eu estive, nos últimos tempos, com os olhos e a mente voltados para o passado, resenhando mídias que retratavam o passado nacional. Mas, hoje, estou voltando para o presente.
Já faz algum tempo que não falo a respeito de quadrinhos neste blog – assunto que, aparentemente, gera mais audiência para cá. Então... hoje vamos falar de quadrinhos. De quadrinhos brasileiros. De uma promissora estreia na cena quadrinhística brasileira, em tempos que agora, sim, prometem ser mais promissores que as décadas passadas – já que os quadrinhistas brasileiros da cena atual, cada vez mais, saem das sombras das produções independentes e aprendem a entregar, para o grande público, histórias de boa qualidade. Vejam o selo Graphic MSP, por exemplo.
Mas hoje não falaremos de Graphic MSP. Hoje vamos falar de Instituto HQ. Hoje, vamos falar sobre AURORA, de Felipe Folgosi e amigos.

INSTITUTO HQ: NOTÍCIAS
AURORA foi lançado em outubro de 2015. É o terceiro álbum publicado pela então empresa Instituto de Quadrinhos, hoje Instituto HQ, que congrega escola de artes, estúdio de HQ e editora.
Vamos lembrar: foi por volta de 1998 que apareceu a empresa Impacto Quadrinhos, escola e estúdio de artes que, entre outras coisas, prepara seus alunos para atuar no mercado internacional; a partir de 2013, a empresa, capitaneada por Klebs Junior, muda o nome para Instituto de Quadrinhos, e passa a ser também editora.
O primeiro lançamento do Instituto de Quadrinhos como editora foi Pátria Armada, de Klebs Júnior e colaboradores. O primeiro número da série em três partes – e foi anunciado, recentemente: Pátria Armada faturou o Prêmio HQ Mix 2016 de melhor minissérie, porém dividindo o prêmio com outra produção independente! – foi viabilizado através de financiamento coletivo e lançado em dezembro de 2014. O terceiro número da série marca a transição de Instituto de Quadrinhos para Instituto HQ.
Foram, até o momento, sete lançamentos pela editora Instituto HQ. Além dos três números de Pátria Armada – o segundo apareceu em dezembro de 2015 e o último saiu agora, em julho de 2016 – saíram: Nikkei – Implacável Natureza Mestiça, de Guilherme Raffide e Leandro Casco; este AURORA; O Caminho, de Roberto de Souza; e Solstice Ville, de PH Marcondes, cujo lançamento foi adiado para agosto agora, embora tenha sido anunciado para julho passado. E ainda tem outros álbuns e revistas na fila de espera...
Voltando a AURORA: o álbum feito a várias mãos, lançado em outubro de 2015, também foi viabilizado por financiamento coletivo. O projeto foi lançado no site Catarse em novembro de 2014, e teve êxito.
Felipe Folgosi foi responsável pelo roteiro. Apesar de só o seu nome constar na capa, Folgosi foi responsável pelo argumento e pelo roteiro, somente. Os desenhos são de Leno Carvalho; a arte-final é de Nelson Pereira; a adaptação do roteiro para a HQ, os layouts e a capa acima ficaram por conta de Klebs Junior; as cores são de Stefani Rennee, Márcio Menyz, Thiago Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Carlos Lopes e Marcio Freire; e as letras são de Flavio Soares.

FOLGOSI
Por que só o nome do roteirista Folgosi consta na capa? Porque, provavelmente, é pelo fato de Folgosi já ser famoso. Não como roteirista de HQ, mas como ator de TV e roteirista de teatro e cinema. AURORA marca sua estreia nos quadrinhos.
Bão. Luiz Felipe de Andrade Folgosi, nascido em São Paulo em 1974, é ator de telenovelas veterano. Sua estreia foi na Rede Globo, em papel de importância na minissérie Sex Appeal (1993) e como protagonista da novela Olho no Olho, de 1993. Ele ainda atuou, para essa rede, nas novelas Explode Coração (1995) e Corpo Dourado (1998). Entre 1998 e 2003, ele foca sua carreira no teatro, em paralelo com a carreira televisiva, estrelando com sucesso (e foram cinco anos em cartaz!) a peça Qualquer Gato Vira-Lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa, de Juca de Oliveira.
A partir do ano 2000, ele passa a trabalhar para a Rede Record, onde está estabelecido até hoje, mas teve passagens pelo SBT (nas novelas Jamais te Esquecerei, de 2003, Os Ricos Também Choram, de 2005, e Chiquititas, versão de 2015), pela Globo, mais uma vez (em 2004, atuando na novela Começar de Novo) e pela rede Bandeirantes (apresentando o programa Acredite se Quiser, em 2011).
Sua primeira novela na Rede Record foi Vidas Cruzadas, de 2000. Em 2004, o ator muda-se para os Estados Unidos, a fim de completar seus estudos – Folgosi é formado em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado e tem especialização em roteiro pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA). Aliás, foi em 2004, ainda nos EUA, que Folgosi começou a esboçar AURORA como um roteiro para cinema.
De volta ao Brasil, Folgosi atua na novela Prova de Amor (2006), da rede Record, mas alcança o sucesso, mesmo, com sua parceria com o novelista Tiago Santiago: o ator atua na inovadora, porém criticada por seus excessos, “trilogia mutante” – Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes (2008) e Promessas de Amor (2009). Além de participações como ator em outros programas da TV Record, ele participou do reality show A Fazenda 5, sendo vice-campeão. Atualmente, após cumprir o contrato com o SBT, onde atuava na já citada novela Chiquititas, ele está atuando na novela A Terra Prometida, da mesma Record.
Well. Como já dito, a ideia original de Folgosi era fazer AURORA na forma de um filme. O projeto começou em 2004 e só foi concluído em 2014 –foram, segundo o autor, dez anos e três meses. Enquanto trabalhava em outros projetos, vez por outra Folgosi tirava o roteiro da gaveta e trabalhava nele. Foi apenas em 2013 que o projeto foi retomado com a devida força. Mas, sendo difícil para o autor lança-lo como filme, ainda mais no Brasil, resolveu lança-lo como HQ. Felizmente, Felipe Folgosi é fã de HQ – e encontrou no pessoal do então Instituto de Quadrinhos um parceiro.
E, em outubro de 2015, depois de bem-sucedida campanha pelo site Catarse, AURORA viu a luz, com sucesso de público. E, no momento em que escrevo, Folgosi, em novo financiamento coletivo pelo Catarse, viabilizou sua segunda HQ, Comunhão. A campanha começou em junho de 2016 e terminou bem-sucedida. O lançamento do novo álbum, do gênero terror, está previsto para dezembro. Os desenhos serão de J. B. Bastos.

O ALVORECER DA NOVA HUMANIDADE
Na introdução do álbum, Folgosi conta que a ideia para AURORA nasceu de uma brincadeira: ele costumava ligar, com canetas, as pintas de seu corpo. Daí, nasceu a ideia para a história de um homem com o padrão de uma constelação gravado em seu corpo.
AURORA é uma ficção científica dramática, onde se discute ciência, ética, religião, filosofia e evolução humana, a partir de um fato extraordinário que pode significar o próximo passo da evolução da espécie.
A história, de premissa simples, é ambientada nos Estados Unidos, no estado de Massachusetts. Começa quando uma tempestade cósmica se aproxima da Terra. Nesse momento, há apenas um barco pesqueiro em alto-mar no Atlântico Norte – e neste barco está o personagem central da trama, o pescador Rafael Santos, um imigrante português que reside com sua esposa, Cláudia, e sua filha pequena, Annabelle, nos Estados Unidos. Ele e seus companheiros de embarcação estão tendo um bom dia de pescaria, quando sobrevém, de repente, um estranho fenômeno astrônomo-meteorológico.
Enquanto isso, quem fica apreensiva, ao ver na televisão as notícias a respeito da chegada da tempestade cósmica é Cláudia, que ficara em terra com a filha. Os contatos via telefone com o barco pesqueiro de Rafael são interrompidos, e tudo o que ela pode fazer no momento é rezar e receber o consolo de seu amigo, o padre Ian Costello. Enquanto isso, há mais gente de olho na chegada do fenômeno. Gente graúda. Do alto escalão.
No alto-mar, Rafael sai para o convés para tentar acender um sinalizador para alguma embarcação próxima – toda a energia do barco é interrompida. E o pescador acaba banhado por uma chuva de partículas cósmicas. Ele recebe essas partículas como se fosse uma chuva comum. E, cessada a tempestade cósmica, a energia do barco se restabelece, e aparentemente nada de mal aconteceu ao pescador, fora a pele temporariamente fluorescente e a capacidade de ler os pensamentos dos colegas.
A tempestade cósmica faz alterações na estrutura corporal de Rafael – e elas começam a aparecer aos poucos, depois que consegue voltar à terra, aos braços de sua esposa, e é aconselhado por seu chefe, o capitão do barco, a procurar um médico. Algo que acaba sendo necessário: um dia depois, seu corpo fica cheio de manchas, e, à noite, elas acabam sangrando. Cláudia encontra o marido caído no chão, cheio de sangue. E chama a ambulância.
Rafael acaba diagnosticado com um caso grave de melanoma – câncer de pele. Não tendo recursos para pagar os exames necessários para fazer o diagnóstico, o padre Ian resolve pedir ajuda ao seu irmão, o médico Ryan. O barbudo, recém-separado e alcoólatra Ryan Costello não se dá muito bem com o irmão, mas se prontifica a ajudar, e aciona o hospital da Universidade do Massachusetts para fazer os exames. Cláudia vai junto.
Os exames iniciais acabam tendo um curioso diagnóstico: a médica assistente do hospital, Amita, detecta um padrão nas manchas corporais de Rafael – elas formam um mapa da Via-Láctea. Isso mesmo, a galáxia. Pouco depois, aparece um calombo em sua testa – um tumor cerebral. E não para por aí: o paciente começa a manifestar poderes fora do comum, apesar de ainda estar acamado. Cláudia, sempre ao lado do marido, acaba descobrindo, apenas por estar perto do paciente, que está novamente grávida dele. Pouco depois, Rafael começa a falar na mente de sua esposa. Enquanto isso, Ryan investiga a possível relação entre a tempestade cósmica e as alterações no corpo de Rafael.
E, enquanto isso, a tal gente graúda – na figura do misterioso Coronel Saul Hunter, o vilão da história, líder de uma sociedade secreta e com ligações com o governo dos EUA – dá seus próprios passos: os pescadores que estavam no barco onde Rafael estava, testemunhas do caso, começam a ser eliminados um a um.
Em uma nova tentativa de diagnóstico, Rafael é colocado em um equipamento experimental da universidade. Aparentemente, o aparelho acaba sobrecarregado e explode, mas Rafael sai de lá inteiro, e com plenos poderes. As manchas em seu corpo somem, mas ele pode agora ler mentes (e graças a isso entender conceitos científicos complicados), possui telecinese (capacidade de mover objetos com a mente) e sua pele brilha, porém ele não pode abrir os olhos. Até pode adivinhar o sexo do feto no ventre de Cláudia, ainda que ele mal tenha se formado no útero. Os cientistas ali presentes acabam concluindo: graças à tempestade cósmica, Rafael se transformou no próximo degrau da evolução humana.
Entretanto, os agentes do governo, devidamente informados nos fatos através de espiões, iniciam a caçada a Rafael. Graças à ajuda de Ryan, o pescador consegue fugir, não sem antes trombar com agentes. Porém, sua família acaba ameaçada: Cláudia e Annabelle são raptadas pelos agentes do Coronel Hunter, e até o padre Ian acaba pagando com a vida, deixando Ryan amargurado. O médico por pouco não escapa vivo da perseguição, embora Rafael tenha se rendido aos agentes.
É claro que a intenção do Coronel Hunter é manipular os poderes de Rafael, mas o pescador, ao ver a família em perigo, não vai deixar barato... mesmo que precise se sacrificar para salvar todo mundo de uma tragédia. Mas nem mesmo o Coronel Hunter sairá dessa experiência da mesma forma como começou.

REBATENDO (OU REFLETINDO) CRÍTICAS
Bão. Alguns críticos de sites da internet que já resenharam o álbum, consultados antes de escrever esta postagem, reclamaram do uso de temas considerados clichês do gênero – o homem que adquire poderes e acaba perseguido por agentes do governo não é algo novo sob o sol. É certo, cada autor, estreante ou não, acaba tendo de usar essa premissa para conduzir sua história. Folgosi não foge à regra. Usa de muitos recursos considerados batidos para conduzir sua história – eliminação de testemunhas, o passado atormentado do vilão, a família do protagonista ameaçada, a base prestes a explodir no desfecho... Com isso, a história acaba se tornando, até o desfecho, previsível e incapaz de entreter.
Outra reclamação dos críticos consultados foi o excessivo didatismo da história – claro que Folgosi, para situar o leitor, precisou colocar explicações científicas, fundamentadas em ampla pesquisa, na boca dos personagens. Embora as teorias científicas e filosóficas sejam convincentes, em alguns pontos são forçadas – foi mesmo meio forçado a médica Amita ter, de supetão, não apenas achado o padrão da Via-Láctea no corpo de Rafael, como tê-lo explicado com a máxima naturalidade aos outros, como se já tivesse visto um caso assim anteriormente. Em alguns momentos, tais diálogos didáticos acabam soando artificiais, bem como os recursos de melodrama presentes no álbum. Houve reclamações com relação ao personagem Padre Ian, que nada acrescenta à trama além de “apoio moral” aos personagens. Seu irmão Ryan parece ser o mais convincente. O vilão também carece de alguma naturalidade – houve reclamações até mesmo a respeito da cena onde o Coronel Hunter, depois de explicar, a um de seus asseclas, teorias científicas, Razão Áurea e números de oito dígitos, o mata a tiros ao fim das explicações – recurso usado mais para atestar a sua “maldade” em prol de uma causa maior. Imagine se AURORA tivesse mesmo aparecido na forma de filme... Provavelmente as críticas à atuação dos atores seriam piores que a ação dos personagens no quadrinho! Visto que Folgosi, Carvalho e companhia tiveram total controle dos “atores”...
Ah, mas mesmo apoiado em clichês, na previsibilidade e nesses defeitos narrativos, eu, ao menos, achei AURORA uma boa história. Os críticos dão a entender que AURORA é um álbum ruim e dispensável, mas eu não achei. Tem um bom ritmo narrativo, os personagens são bem caracterizados, há bons recursos narrativos – como as cenas que resumem a vida de um personagem em apenas uma página de dez a doze quadrinhos – e é perfeita para uma adaptação cinematográfica.
OK, não seria um grande sucesso de bilheteria, não vai acrescentar muita coisa à experiência de vida dos espectadores, seria mais um desses telefilmes descartáveis da TV a cabo, mas Folgosi é experiente em dramaturgia, ele procura imprimir em AURORA muito de sua experiência televisiva. Ele fez a sua lição de casa. E é bom ver um ator televisivo que não esteja limitado à sua área de atuação, a um único talento. OK, existem casos piores de atores que tentam um segundo talento, mas não podemos dizer que Folgosi seja um desses casos.
Os desenhos de Leno Carvalho e Nelson Pereira são realistas, porém fortemente estilizados, econômicos em detalhes – em comparação, claro, com os desenhos de Klebs Junior e colaboradores em Pátria Armada. Há, também, o uso de fotomontagens com imagens geradas em computador. Mas há preocupação com o leitor: tanto Folgosi como Carvalho e Pereira se preocuparam em apresentar os personagens, suas motivações, de onde vieram, para onde vão. Cada personagem tem sua profundidade, sem a confusão de imagens e situações observada em Pátria Armada. A colorização foi fundamental para a compreensão das imagens e situações, permitindo um descanso ao olho do leitor.
Enfim: não se pode dizer que Folgosi e seus amigos não tenham pensado no leitor. Se preocuparam em entregar uma história com ciência e filosofia, de modo que o público conseguisse entender, numa linguagem que eles soubessem que a maioria das pessoas está acostumado a ver. E tudo em 104 páginas, em papel couché, capa cartonada com textura, e lista de agradecimentos aos colaboradores do Catarse na contracapa interna. Fazendo valer os R$ 39,90 que custa.
Provavelmente, AURORA vale um filme.
Agora, é esperar por Comunhão. Quem colaborou com o projeto no Catarse, praticamente já comprou o seu antecipado. É a prova que nem tudo é crise nesta metade do Equador.

PARA ENCERRAR...
...não tendo mais o que botar – e por que ainda continuo colocando desenhos meus para acompanhar estas resenhas, se aparentemente é o que menos os meus 17 leitores veem?! – resolvi colocar, mesmo, alguns esboços, alguns rabiscos feitos mais para gastar canetas de minha gaveta, minhas “canetadas”. Nestes esboços, vocês também irão encontrar figuras conhecidas...
Tem artistas que de vez em quando colocam amostras de sua prática com as canetas nos seus sites para mostrar como é o seu processo de criação. Para mostrar que às vezes é preciso gastar mais papel do que deveriam para dar vida a um sonho. Quiçá devastar uma floresta para dar vida a um álbum de, digamos, 104 páginas.
No meu caso, o compromisso assumido continua: não ficar um dia deste ano sem fazer desenhos, ainda que uns rabiscos de nada em guardanapos. Olhem, neste caso, nos blogs da Rede Rafelipe – o da Letícia, o dos Bitifrendis, o do Teixeirão. Olhem minha série em folhetim, O Açougueiro. Olhem estas “canetadas”. Olhem o esforço que faço para não me render à letargia, à depressão... enfim. Só não perguntem no que eu estava pensando quando fiz estes rabiscos...
Em breve, mais novidades neste blog. Mais livros, quadrinhos, filmes. E mais desenhos também. Não podem dizer que eu não esteja pensando nos meus 17 leitores.

Até mais!

Nenhum comentário: