sábado, 24 de julho de 2010

RAIO NEGRO - parte 2

Olá.
Nesta segunda parte da série especial sobre RAIO NEGRO, super-herói nacional criação do prolífico Gedeone Malagola, hoje resenharemos os gibis do personagem publicados pela editora SM / Júpiter II. Quer dizer, começar a resenhar.
Porque hoje resenharemos os oito primeiros números dos onze até o momento publicados pela editora. Os oito primeiros números de RAIO NEGRO são as republicações de aventuras de Raio Negro, Homem Lua, Hydroman e Patrulha do Espaço já publicadas nas revistas da GEP (Gráfica Editora Penteado), Grafipar e Júpiter entre os anos 50 e 80.
Vale lembrar: as edições da Júpiter II não publicaram as aventuras na ordem cronológica de lançamento. Porém, isso não interfere para aproveitar as aventuras do personagem. Comecemos:

RAIO NEGRO no. 1

Publicado em novembro de 2006.
Na primeira revista, da então denominada SM editora, três aventuras: na primeira, Raio Negro enfrenta Magnus, o Mágico, um vilão vingativo que deseja eliminar as pessoas que o prenderam da primeira vez - entre elas, o Raio Negro. Na segunda aventura, o Homem Lua enfrenta um grupo de bandidos - os Agentes da Estrela Amarela - para recuperar um foguete com forte carga atômica, prestes a explodir, que caiu em uma ilha do Pacífico. E, na terceira aventura, Hydroman, o herói de Atlântida, enfrenta o mago Thok para libertar prisioneiros na Antártida. A capa e as ilustrações pin-up da edição são de Eduardo Manzano.

RAIO NEGRO no. 2
Publicado em janeiro de 2007.
Duas aventuras de Raio Negro: na primeira, Os Homens de Fogo, um clássico do personagem, que enfrenta, na misteriosa Ilha do Corvo, seres feitos de lava incandescente que minam os poderes do herói. Quem comanda as criaturas é o cientista Homem Sem Rosto, que já havia encontrado Raio Negro em uma aventura anterior (ainda não publicada na coleção - um descuido por parte dos editores?). Na segunda aventura, A Espiã, Raio Negro, em seu sítio secreto onde ele guarda invenções e segredos, salva uma mulher que estava se afogando no mar, que revela-se na verdade uma espiã estrangeira. Com isso, o herói acaba se envolvendo numa intriga internacional. Capa de Emmanuel Thomaz e ilustração pin-up de Paulo José.

RAIO NEGRO no. 3
Publicado em maio de 2007.
A primeira edição da coleção a adotar o logotipo original do Raio Negro na capa - o mesmo usado nas edições da GEP. Na primeira aventura da edição, Os Homens Voadores, Raio Negro encara as criaturas do título, que promovem assaltos. Mas Raio Negro descobre que as criaturas são, na verdade, robôs, e ele vai atrás de seu criador. Trata-se do primeiro embate entre Raio Negro e seu pior inimigo, o Capitão Op-Art, que já se revela um vilão à altura. Na segunda aventura, O Escudo de Montezuma, o Homem Lua vai à Floresta Amazônica procurar um artefato - o escudo do lider asteca Montezuma - que está nas mãos da raiha das amazonas, Tarin, que está o usando para subjugar as tribos indígenas da região - e aliada a um estranho homem branco. No entanto, nada nessa aventura demanda muita explicação: é uma das aventuras mais sem pé nem cabeça já produzidas do misterioso personagem (com o perdão dos editores da Júpiter II), apesar do bom tempo de ação e aventura. Capa de Paulo José e ilustrações de Edu Manzano, Elmano Silva e uma ilustração especial de Laudo Ferreira Júnior, onde o Capitão Roberto Salles (identidade secreta do Raio Negro) cumprimenta o Tenente-Coronel Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.

RAIO NEGRO no. 4
Publicado em agosto de 2007.
Na única aventura da edição, a mais longa história do personagem já produzida, e um clássico: Raio Negro encara o Andróide-7, um gigantesco robô que dispara raios que tranformam tudo em metal. Ideia de quem? De quem? Ele mesmo, o Capitão Op-Art! (Nessa edição, Gedeone explica como o Capitão Op-Art foi criado). Esta aventura épica, da qual o Raio Negro quase que não escapa com vida, marca também a primeira aparição da futura esposa de Roberto Sales/Raio Negro, a adorável Marajoara Campos. A primeira da coleção também a trazer galeria com as capas originais dos gibis. Capa de Douglas Félix e ilustrações de Fábio Turbay.
Interlúdio: uma ilustração minha de Raio Negro e Marajoara - Mara para os íntimos.
RAIO NEGRO no. 5
Publicado em março de 2008.
Esta revista marca a transição do nome da editora de SM Editora para Júpiter II - é a primeira a adotar o novo logo, que homenageia a Editora Júpiter fundada nos anos 50 (vide parte 1). Na primeira aventura, Raio Negro enfrenta o Dr. Medusa, um estranho vilão com serpentes nos cabelos que pode petrificar as pessoas com seu olhar de medusa. É a primeira aventura em que Roberto Sales, então Tenente, se torna Capitão da Aeronáutica. A segunda aventura foi publicada a título de curiosidade: Gedeone Malagola decidiu trazer (com um texto explicativo introdutório) uma aventura do Capitão Astral, "estrela" da Patrulha do Espaço, publicada pela editora Júpiter nos anos 50. Nessa aventura, Astral e sua companheira Eletra, ao investigarem estranhos desaparecimentos em um planeta onde a Patrulha tem base, encaram um estranho monstro espacial. Nada mais que divertido, uma típica aventura espacial bem ao estilo Flash Gordon ou Brick Bradford, onde nada necessita de explicação plausível. A arte apresenta Malagola em início de carreira. Capa de Laudo Ferreira Jr. com arte final de Omar Viñole e ilustração pin-up de Paulo José.

RAIO NEGRO no. 6
Publicado em maio de 2008.
Duas aventuras. Na primeira, Raio Negro encara mais um dos planos do Capitão Op-Art: um robô, sósia do Raio Negro, que, entre outras barbaridades, destrói o Cristo redentor do Rio de Janeiro. Mas, em combate, o tal robô acaba se decompondo em cinco robozinhos menores. Certamente a batalha mais estranha e difícil do herói até o momento! Na segunda aventura, Hydroman enfrenta uma criatura marinha - na verdade, um cientista vítima de um acidente de laboratório - e ainda se envolve com uma tribo primitiva que realiza sacrifícios humanos. Nessa edição, Gedeone explica como se deu o processo de criação de Raio Negro, e as inspirações para tal. Capa de Adauto Silva (a melhor já feita até o momento, onde Adauto emula o "rei" Jack Kirby) e ilustração pin-up também de Adauto.

RAIO NEGRO no. 7
Publicado em agosto de 2008.
O último gibi do personagem publicado antes da morte de Gedeone Malagola, em setembro do mesmo ano. Duas aventuras: na primeira, Raio Negro, ao enfrentar estranhas criaturas pré-históricas trazidas ao presente pelo Capitão Op-Art (quem mais?), acaba caindo numa armadilha e voltando à era pré-histórica! Uma aventura sensacional! Na segunda, uma raridade: uma aventura do Capitão Júpiter, integrante da Patrulha do Espaço (assim como o Capitão Astral), publicado pela editora Júpiter original. A arte ainda é bem rústica e o roteiro ainda é cheio de deslizes. Nela, o Capitão Júpiter vai resgatar Eletra, que desapareceu em um planetóide enquanto fazia a investigação de uma experiência levada a cabo um século antes, e se envolve com os estranhos seres que lá vivem. Vale como curiosidade. Capa de Elmano Silva (a mais feiosa já produzida para a revista, com o perdão do artista) e ilustração também de Elmano.
Mais um interlúdio: uma ilustração minha da Patrulha do Espaço, trazendo, juntos, Eletra, Capitão Astral e Capitão Júpiter.
RAIO NEGRO no. 8Publicado em outubro de 2008.
A primeira revista da coleção publicada após a morte de Malagola. Duas aventuras: na primeira, Marajoara Campos promove uma campanha de auxílio aos órfãos tendo como símbolo o Raio Negro. A coisa se complica para Roberto Sales, que é convocado a ajudar na campanha e está a um passo de ter seu segredo descoberto (a aventura foi anunciada como aquela em que Marajoara desmascara o Raio Negro - felizmente, nada mais que um susto). E é claro que bandidos resolvem se aproveitar do fato (esta é a segunda aventura da coleção onde o Raio Negro enfrenta um sósia...). Na segunda aventura, o Homem Lua é convocado pelo senhor de Muntaz, na Ásia, para investigar o desaparecimento de um agente secreto que investigava um contrabando de minérios. O tal agente inglês é suspeito, por uma tribo nativa dos arredores, de se transformar em Pantera. Agora, o Homem Lua, além de enfrentar contrabandistas, precisa desmantelar mais uma superstição. Com galeria de capas originais e capa de Fábio Turbay.

Último interlúdio: uma ilustração reunindo quatro dos maiores vilões da série - Magnus, Dr. Medusa, Homem Sem Rosto e ele, o insano Capitão Op-Art. Perdoem se não ficou muito parecido com o original... E também acabei esquecendo as botas e as luvas amarelas do Raio Negro... Buá!
Até aqui, uma coleção legal para conhecer este personagem clássico. Gedeone pode não ser o roteirista mais espetacular (pois ele comete muitos deslizes científicos e busca muitas soluções fáceis para resolver as tramas de seus heróis) nem o melhor dos desenhistas (o autor se destacou pelo traço simples, de poucos detalhes e linha-clara), mas ele certamente já imprimiu seu nome na história das HQ nacionais.

Para adquirir esses gibis, todos eles ao módico preço de R$ 3,00 cada, contate José Salles pelo e-mail: smeditora@yahoo.com.br, ou acesse o blog da editora Júpiter II: http://jupiter2hq.blogspot.com/.

Na terceira parte da série: as edições 9 e 10 de RAIO NEGRO da Júpiter II - aventuras inéditas feitas por outros artistas.
Até mais!

Nenhum comentário: