segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Anime: MIYUKI-CHAN IN WONDERLAND

Olá.
Hoje, de volta, trazendo a matéria sobre o OVA de MIYUKI-CHAN IN WONDERLAND.
No post passado, falei do mangá, recentemente lançado no Brasil pela editora JBC, de MIYUKI-CHAN, uma paródia amalucada de Alice no País das Maravilhas, perpetrada pelo grupo CLAMP.
Bem. O mangá foi lançado em 1995, em volume único; e, no mesmo ano, foi lançada uma versão em OVA (Original Video Animation), que adapta para anime os dois primeiros segmentos do mangá, Wonderland e Mirrorland.
Trata-se de um único episódio, porém ele pode ser dividido em dois. E diga-se de passagem: o OVA é MUITO melhor que o mangá.
Explico: a história é praticamente a mesma - Miyuki, uma meiga e recatada estudante, acaba caindo em um estranho mundo enquanto seguia uma mulher vestida de coelha que andava de skate. O caso é que os fatos apresentados no mangá ganharam uma "esticada", foram acrescentados novos personagens que não existiam no mangá, e os que já existiam ganharam mais espaço para se apresentar como se deve. Logo, o anime ficou bem melhor que o mangá.
Bem, vamos desde o início: começando por Wonderland. No momento em que Miyuki, seguindo a "coelha" de skate, cai no buraco, ela dá de cara com um portal, onde uma garota, vestida de garçonete, está presa. A tal garota do portal, que ri do jeito desastrado de Miyuki, instrui a garota que, para passar por ela, ela deve tocar em... hã... em seus seios. Essa sequência não existe no mangá. E só depois disso é que Miyuki encontra as lutadoras gêmeas Chou-Li e Tou-Li.
Na sequência seguinte, Miyuki cai em uma enorme árvore, e fica com a saia enganchada em um galho; esse galho arrebenta, e Miyuki cai no chão coberto de flores. Aí, ela encontra uma mesa, com um bule e uma xícara em forma de elefante, e desce do céu a inscrição "beba-me" em um coração alado de papel. Miyuki bebe o chá e encolhe; e aí, ela é convidada pela Chapeleira Maluca para tomar chá. Outra sequência que não existe no mangá, e além disso a Chapeleira e suas parceiras Lebre e Ratinha só aparecem em um quadrinho. O diálogo entre Miyuki e a Chapeleira foi esticado. Essa sequência do anime se aproxima da Alice original.
A sequência da Gata Risonha é, assim como a do desafio de Chou-Li e Tou-Li, fiel ao mangá. Daí, seguimos para outra sequência inexistente no mangá: Miyuki encontra o campo de rosas da Rainha de Copas. As Rosas, no caso, são mulheres vestidas como rosas, brancas mas que estão sendo pintadas de vermelho pelas servas da Rainha, que vestem grandes saias e um avental sem nada por baixo. Bem, se no campo não houver rosas vermelhas, a Rainha punirá as servas. Porém, as servas QUEREM ser punidas. E só aí a Rainha de Copas aparece, e começa a perseguir Miyuki. E o final é igual ao do mangá, com Miyuki correndo apressada para a escola, e reencontrando a "coelha". Que acharam?
Agora, o segundo segmento, Mirrorland. Miyuki, enquanto está se penteando para ir à escola, é puxada para outro mundo estranho por sua imagem no espelho. Bem, na primeira sequência, inexistente no mangá, Miyuki encontra um totem, com uma inscrição ao contrário, que significa "Bem-vindo a Mirrorland". E só depois disso é que Miyuki é raptada pela demônia Jabberwocky.
No mangá, a Jabberwocky larga Miyuki direto no tabuleiro de xadrez, onde a menina encontra a chiquérrima Humpty-Dumpty. No anime, os fatos foram esticados.
Para começar, Miyuki acaba caindo em uma ilha flutuante no céu, com formato de flor, onde a menina encontra as fadinhas Sumire-chan (Violeta) e Yuri-San (Lírio), que usam trajes bastante sumários e convidam Miyuki para umas "brincadeirinhas". Miyuki foge, e vai passando por uma série de ilhas flutuantes, cortadas por um rio que corre no céu. Miyuki encontra uma fadinha com enormes asas de borboleta, mas que não sabe falar; Miyuki acaba soprando essa fadinha longe com seu suspiro, e a seguir é arrastada por uma ventania. E só aí Miyuki cai no tabuleiro de xadrez, onde Humpty-Dumpty a espera.
E outra sequência inexistente no mangá: Miyuki é obrigada a jogar xadrez com sua versão do espelho - a perdedora terá de tirar as roupas (nesse caso, não que faça diferença se é a "verdadeira" Miyuki ou sua versão de espelho quem perderá o jogo). As peças de xadrez, mulheres vivas, usam trajes diferentes dos do mangá; e, toda vez que são "comidas" pelas peças adversárias, suas roupas somem, e elas ficam nuas.
A "verdadeira" Miyuki vence, porém fica horrorizada ao ver sua cópia tirando as roupas. Ela corre para impedir, mas atravessa a barreira do espelho e... retorna para seu mundo, onde sua versão do espelho dá um aceno às costas da garota.
Agora percebem por que a versão em anime de MIYUKI-CHAN é melhor que o mangá? Ahistória tem muito mais espaço para se desenvolver. Porém, como adapta apenas os dois primeiros segmentos do mangá (País da TV, País do Trabalho Temporário, País do Mahjong, País do Videogame e País de X ficaram de fora), basta pensar que o anime serve para complementar o mangá. Não o desmerecendo, mas o anime é o que mais se aproxima da proposta original - a adaptação de Alice no País das Maravilhas. Desconto somente para as vozes irritantes dos personagens e para a trilha sonora repetitiva.
Bem, para baixar esse anime, não foi moleza: só encontrei uma versão, em MP4, no seguinte link: http://www.kanzenanimes.net/anime/miyuki-chan-in-wonderland-mirrorland. (site Kanzen Animes). A versão legendada é do fansubber Clow Fansub, o mais especializado em legendar e disponibilizar os animes baseados nas obras do CLAMP.
Na internet, o anime foi dividido em dois. Fica evidente porque, em Mirrorland, aparece a canção e o clipe de encerramento - ao contrário de Wonderland. Além disso, descontado o clipe final, cada segmento tem, em média, treze minutos.
Bem, fica a dica.
Para encerrar, um novo desenho que fiz de fadinhas - nada mais apropriado para esse tipo de assunto. Um treino com desenho de mulheres "zenzuais".
Até mais!

Nenhum comentário: