quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mais dois blogs - que dão a cara ao tapa!

Olá.
Hoje, resolvi recomendar aos leitores mais dois blogs descobertos recentemente. Ambos, entretanto, não prezam pela qualidade.

O primeiro é o blog de quadrinhos Turma da Amélia, produzido pelo jovem André Nikolaus, de apenas 10 anos, de acordo com a descrição. Uma personagem infantil de HQ bastante promissora, num traço peculiar - de iniciante. E é claro que, por conta da pouca idade, o blog é feito da maneira mais amadora que podemos imaginar: o autor parece não dispor de um scanner, preferindo fotografar as tiras, quadro a quadro. O que prejudica a leitura das mesmas. Mesmo assim, vamos prestigiar um futuro autor; muitos de nós também já começamos assim, a divulgar webcomics de maneira amadorística, sem conhecer as técnicas corretas. Um esforço que precisa ser reconhecido. Endereço: http://turmadaamelia.blogspot.com.br/.
O segundo blog é controverso: é o Primeiros Super-Heróis do Mundo. O seu redator é o polêmico quadrinhista Rod Gonzalez, o criador do controverso herói Blenq. O blog visa resgatar a memória do quadrinho brasileiro, e busca reescrever a história do quadrinho mundial, tentando provar que o Brasil foi o pioneiro criador de super-heróis, uniformizados ou não. As teses até que são bem-fundamentadas, não fosse o tom de escrita de quadrinhista frustrado e de nacionalista ferrenho que Gonzalez sempre adota em seus artigos. Se tudo o que ele escreve vale a pena de verdade, é os leitores quem devem tirar suas conclusões. Não que eu realmente simpatize com Gonzalez, que aliás eu não simpatizo nem com ele nem com o que ele escreve; mas tem muita coisa sobre o mundo das HQ que a gente ainda não sabe, e talvez valha a pena a gente ver. http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/.
E, depois dessa, creio que novamente serei espinafrado pelo editor José Salles, da editora Júpiter 2, já que Gonzalez é amigo dele, ambos partilham da mesma ideologia sobre as HQ brasileiras (a de que os gringos "chuparam" diversas ideias de artistas brasileiros na hora de criar seus personagens, o que eu não acredito) e é Salles quem publica o gibi do Blenq. Se ele ler o que acabei de escrever...
Bem. Para encerrar, e voltando a publicar aqui sequências de tiras de meus personagens, hoje o escolhido é o Teixeirão. Continua aqui o arco "Comer Carne à Campeira", que está sendo, até o momento, um dos meus momentos mais difíceis em anos de produção de tiras. Vamos, podem dizer que este é o arco mais chato já produzido do personagem. Mas, infelizmente, estive me deixando guiar pelas ideias que o tema forneceu, por mais enfadonhas que elas acabaram sendo (admito). O restante do arco, que já está se encaminhando ao seu fim, pode ser lido em http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/.
Por enquanto, é isso aí.
Até mais!

Nenhum comentário: