sexta-feira, 11 de julho de 2014

Viver num "país do futebol" - sem futebol

Olá.
A Copa do Mundo ainda não terminou. E já está definida.
A final será entre Alemanha e Argentina. A disputa do terceiro lugar, entre Brasil e Holanda.
Depois da goleada de 7 a 1 da Alemanha, o Brasil chegou ao fim da picada. O final desta Copa está sendo melancólico... para os brasileiros.
Afinal, nos demos conta que a seleção escolhida para defender o Brasil jogou mediocremente. Tão mediocremente que vai ficar marcada durante anos.

Não apenas o sonho do hexacampeonato foi adiado para 2018 - se conseguirmos garantir vaga para 2018 - como perdemos uma de nossas maiores alegrias: sacanear os argentinos. Agora foram eles que ganharam o direito de sacanear a gente. Afinal, vamos disputar o terceiro lugar. E eles, mesmo que percam, ficarão com o segundo. Uma posição acima de nós! Ou duas, se perdermos para a Holanda! E, sinceramente, perderemos para a Holanda. Só de pensar que foi a Holanda quem nos eliminou em 2010, acredito: nossas chances de conquistarmos o terceiro lugar são mínimas.
Nossa única certeza é que os argentinos vão passar um bom tempo nos sacaneando. "Afinal, estamos em primeiro (ou segundo), enquanto vocês, brasileños, estão em terceiro! (ou quarto!). Desta vez, fomos melhores que vocês! Afinal, temos Messi, e vocês não tem mais Neymar! Ay, mamita querida!"
E nem temos direito de revidar. De que adianta ter cinco títulos, e a Argentina ter três (ou a Alemanha, quatro)? Se nem em casa podemos ganhar? Se o "mineiraço" de 2014 foi pior que o "maracanaço" de 1950?
Desculpem o pessimismo, mas, como boa parte dos brasileiros, vivo sob a consciência de estar vivendo num país de piiih, que prefere construir estádios a reformar hospitais. E tudo parece pior agora, com o "mineiraço" alemão. E não há palavras de consolo suficientes; tudo o que se disser para nos consolar, tipo "é só futebol, acontece", "é só um esporte, vamos superar essa", "vamos erguer a cabeça", "bola pra frente", etc., parecerá lugar-comum, portanto não adianta nada.
Pior que nosso orgulho, a Seleção Brasileira, ficará marcada durante anos por isso. Assim como evocam sempre o filme Amor, Estranho Amor, onde aparece nua, para atacarem a Xuxa, vão usar o "mineiraço" para atacarem a seleção brasileira. De que adiantarão evocar as conquistas da Seleção, as glórias, as goleadas, num momento como esse, se sempre iremos viver, de agora em diante, sob a sombra dos 7 a 1?!
Mais uma vez desculpem o pessimismo e a depressão do texto. De que adianta cantar agora "Eu / sou brasileiro / com muito orgulho / com muito amor" com a consciência carregada de que este país está uma piiih? Não há propaganda do governo que sustente: estamos afogados em corrupção, lama e dinheiro jogado fora. Se divulgarem os números da Copa, posso até ver: os pontos negativos serão superiores aos positivos. Perderemos confiança no estrangeiro. Muitos turistas voltarão aos seus países falando bem do Brasil - mas dificilmente sentirão vontade de voltar...
Pior ainda a consciência que os pessimistas, os críticos severos, os "coxinhas"... venceram. Ganharam mais carga para encher nossos ouvidos, abarrotar nossas redes sociais de realidade. A realidade que queremos nos afastar no período da Copa. Hospitais lotados, escolas caindo aos pedaços, policiais espancando trabalhadores que protestam por melhores salários, israelenses espancando palestinos, palestinos espancando israelenses, políticos corruptos sorrindo, crianças chorando, carnaval e futebol...
Oh, o que estou dizendo?!
Temos de pelo menos conquistar o terceiro lugar! Provar que não estamos mortos enquanto futebol! Não estamos mortos enquanto brasileiros!!
Mas, nesse momento, só temos uma coisa a fazer: voltar às nossas vidas normais. E o que é mais normal, nesse momento, do que protestar contra o estado de coisas?
É o que expresso na charge abaixo, inédita com meus personagens "os dois". Faz tempo que eles não apareciam aqui no blog, né?
Dependendo do que acontecer agora no final da Copa do Mundo - a "melhor de todos os tempos da última semana" - ainda vamos comentar aqui. Depende também do que disserem a respeito na imprensa. Fiquemos atentos.
Nem tudo é tristeza: ao menos, a Expo Copa virtual do Quadrinhos S. A. não para! Vejam o que já saiu - incluindo desenhos deste que vos escreve - em http://quadrinhossa.blogspot.com.br/.
Até mais!

Nenhum comentário: