sábado, 12 de julho de 2014

Para o Brasil, a Copa já acabou...

Olá.
No momento em que escrevo, terminou a disputa do terceiro lugar, na Copa do Mundo, entre Brasil e Holanda. Mais uma derrota de uma Seleção Brasileira formada por pés-de-chumbo.
Não conseguimos o terceiro lugar. Sabem por quê? Claro que sabem: estivemos jogando com uma Seleção muito limitada. Ultimamente, nem pra conseguir o terceiro lugar a Seleção tem competência!!! Nós só chegamos às semifinais da Copa do Mundo no Brasil por pura sorte! Nada mais!!

Bem, ao menos não foi pior que a Seleção de 2006, que tinha mais estrelas que jogadores de verdade. Não adiantou nem consertar isso...
Agora, sim, a Copa terminou para os brasileiros. Fosse a Copa em outro país, vá lá, mas não: demos o maior vexame de todos os tempos dentro do Brasil! Em casa! É assim que a Seleção Brasileira celebrará seus 100 anos de existência?!
Agora, só podemos esperar o pior dentro do Brasil. Não, não é culpa dos estrangeiros. Quer saber? Mereceremos todas as gozações dos nossos adversários naturais, os argentinos, de agora em diante. Afinal, são eles quem irão disputar a final da Copa com a Alemanha. E querem ver que vão ganhar?! "Ustedes, brasileños, em cuarto en esta Copa! Mientras nosotros, en primero! (Ou segundo!) Ay, mamita querida!!"
País do futebol, o Brasil? De que adiantará, nos próximos dias, dizer que somos pentacampeões, que temos cinco títulos enquanto eles tem três? Que participamos de todas as Copas? Agora vão usar o fiasco na fase final da Copa (Brasil 1 x 7 Alemanha; Brasil 0 x 3 Holanda) para nos atacar.
Os ataques não virão por parte dos estrangeiros: virá de parte dos próprios brasileiros. O grande ressentimento com o grande fiasco das Copas será entre os brasileiros. Afinal, perdemos todo nosso orgulho. E nem adianta dizer que "se o Neymar não tivesse se lesionado, tudo seria diferente". Nem adianta dizer "É só um jogo, superaremos essa". Esta última frase será inútil, pois virará lugar-comum.
Posso estar sendo exagerado, posso estar sendo pessimista, mas diga você, agora, se esta opinião minha também não é a sua nesse momento. Diga que você também não está ressentido, vamos.
Diga que você também não está indignado porque aos brasileiros, nesse momento, lhes resta voltar à vocação que lhes tem sido natural desde o início do século XXI: reclamar de tudo, criticar e nada mais, sem a menor vontade de tentar mudar a situação. Vamos, diga! Diga que você também não está indignado porque os pessimistas, os críticos, os "coxinhas", venceram: "Ha, o Brasil perdeu a Copa! Cadê aquele otimismo alienado de outrora? Quem sabe agora vocês tomem vergonha na cara e se empenhem em mudar a situação do país, ao invés de ficar sonhando com títulos efêmeros e vazios de significado! Quem sabe agora vocês voltem a trabalhar! Quem sabe agora vocês prestem atenção no que está acontecendo, a saúde e a educação desmoronando, os palestinos e os israelenses voltaram a se matar, e vocês aí, só pensando em futebol!" Vamos digam!!
Bem, antes que me acusem de me juntar ao grupo "coxinha", tenho um argumento: não uso os argumentos da atuação da Seleção Brasileira para atacar o governo da presidente Dilma. Isso pra mim é indiferente. Eu tenho analisado, até agora, a atuação da Seleção Brasileira enquanto Seleção, nunca enquanto entidade política.
Eu tenho é medo do que venha a seguir. Que os protestos aumentem, que o povo se entregue à selvageria, que o Brasil perca a confiança no exterior, que o Campeonato Brasileiro seja cancelado porque o público brasileiro não vai mais querer saber de futebol.
Se a ideia é mudar o Brasil, que agora seja nas urnas. Porque é certo: os pontos negativos da Copa do Mundo superarão os positivos. É o que a imprensa vai dizer. Afinal, esta Copa superou a de 2002 como a "Copa dos erros de arbitragem". 14 bilhões investidos... pra isso?
E mais: lembram que o Fuleco, o mascote da Copa no Brasil, é um tatu-bola, animal ameaçado de extinção? A criação do personagem, em princípio, visava a conscientização do público para a preservação da espécie. Meu temor agora é que a extinção do tatu-bola seja acelerada.
É tudo isso que expresso, vindo do fundo da alma, como brasileiro ressentido, recém chegado aos 30 anos de idade, no cartum abaixo.
Agora, o sonho do hexa ficou para 2018. Se conseguirmos nos classificar para 2018. Só falta que isso também a Seleção Brasileira consiga: não conseguir se classificar para 2018.
E agora, só falta que, com essas palavras de pessimismo e ressentimento, eu acabe perdendo leitores neste blog. Se continuar escrevendo assim, Rafael, ninguém mais vai querer ler o teu blog, seu... coxinha!
Não, por favor. Me perdoem o pessimismo, o ressentimento. Só temo pelo futuro do Brasil depois deesta Copa terrível! Então, tenham piedade para com este comentarista ordinário! Nem nisso ele é bom!
Agora, é esperar o resultado entre Alemanha e Argentina. Quem ganhará mais um título?
E nos conformemos: a vida precisa continuar.
Até mais!

Nenhum comentário: