terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Book: PSALMIST WITH A CAMERA

Hello. Ou melhor, Olá.
Com a proximidade do Natal, nos lembramos do nascimento de Jesus. Lembrando do nascimento de Jesus, nos lembramos da tão instável Terra Santa. E lembrando da Terra Santa, me lembro de um livro da minha estante: PSALMIST WITH A CAMERA.
Comecei escrevendo este post em inglês porque o livro é em inglês. Faz muitos anos que ganhei-o de uma tia muito querida. Se eu soubesse mais inglês na época... mas cresci, arranho um inglês assim básico. Mas já posso compreender os textos do livro numa boa.
PSALMIST WITH A CAMERA traz uma série de fotos da natureza da Terra Santa, feitas pela fotógrafa americana (ou estadunidense, pra ficar melhor) Gail Rubin.
Rubin, nascida em 1938 em Nova York, era conhecida por suas fotografias da vida selvagem e paisagens naturais de Israel, publicadas em revistas como a LIFE. Digo era, porque ela, infelizmente, foi morta em 1978, por terroristas palestinos, enquanto fotografava pássaros em Tel Aviv, Israel.
O livro em questão traz uma boa amostra do trabalho de Rubin. O livro foi publicado por volta de 1981, e constitui-se em uma jornada fotográfica nas terras bíblicas, ou seja, os locais citados na Bíblia. Entre eles, o Deserto do Sinai, a região do Mar Morto e o Monte Hermon. Tudo acompanhado dos versículos bíblicos que fazem referência aos animais (lagartos, avestruzes, pássaros, mamíferos, etc.), locais e plantas fotografados por Rubin. Assim, Rubin é uma "salmista com uma câmera", como sugere o título: é a glória do Deus de todos os povos explícita na natureza que só fotógrafos como Rubin podem captar no momento certo. Inclusive, as cascas coloridas dos eucaliptos que crescem na região mereceram uma atenção especial de Rubin.
Bem. Eu causei certa impressão quando levei esse livro pra aula, na faculdade - era a aula de História Antiga, e falávamos sobre os hebreus. Um colega meu ficou tão encantado que pediu para tirar uma cópia colorida de algumas das fotos do livro. Eis uma delas, a da região de Sharm el-Sheikh:

Bom, PSALMIST é um livro que não se encontra em qualquer lugar no Brasil (mas não quero dizer: "eu tenho, vocês não tê-em!" não, longe disso! Outras pessoas podem ter um exemplar desse livro, e não quero desmerecer ninguém). Nem sei se ele já teve tradução no Brasil. Mas eis aqui uma dica de leitura para aqueles que querem aperfeiçoar o inglês.
Para completar o post, tiras de Letícia. Ainda este ano, vou ver se consigo colocar mais um post antes do ano-novo.
Por hora... Feliz Natal a todos! São os votos do Rafael.

Nenhum comentário: