quinta-feira, 11 de junho de 2009

LULUZINHA TEEN

Olá.
Interrompo - de novo - a série de postagens sobre AVATAR para falar de outro assunto. Esse é urgente de se comentar!
Chegou recentemente às bancas uma nova revista em quadrinhos para o público adolescente. Trata-se de LULUZINHA TEEN E SUA TURMA.
Em 2008, fãs de HQ devem lembrar que Maurício de Souza lançou um projeto polêmico com seus personagens, Turma da Mônica Jovem, que mostra os conhecidos personagens em versão adolescente, num traço similar ao dos mangás japoneses. Quer dizer, na verdade eu considero isso mais que apropriado, afinal um personagem que vive há mais de 35 anos com sete anos de idade merece crescer e amadurecer. Gosto muito dessas histórias com personagens que crescem e envelhecem, sabem, os chamados bildungsroman (em alemão, "romance de formação"). Bem, estamos falando de HQ, onde por exigência do mercado, é difícil encontrar bildungsroman, personagens que crescem e envelhecem e amadurecem como seus leitores. Eu defendo que os personagens de HQ mereçam ver o tempo passar para eles.
Bem, chega de filosofia barata. Falávamos? Ah, sim. A Turma da Mônica Jovem.
Bem, eles, sem querer, abriram um novo filão de HQ: personagens clássicos infantis em versão adolescente. E mais uma delas se junta à lista: Luluzinha.
O que dizer da personagem, à qual sou fã desde pequeno, desde quando suas revistas saíam pelo editora Abril? Da personagem que foi criada em 1934 pela cartunista americana Marjorie (Marge) Henderson Buell? Uma personagem que passou o século XX meio datada em questão de roupas? Que veio de uma época em que era mais evidente o que eram brincadeiras de menino e brincadeiras de menina? Luluzinha foi uma das personagens precursoras do feminismo nas HQ, principalmente por causa do seu amigo Bolinha e a ideologia "menina não entra". Logo, como será que Luluzinha ficaria em versão adolescente... dos anos 30 do século XX para 2009?
Bem, foi esse o desafio encarado pela equipe brasileira da Labareda Design, que fez esta primeira história. Isso mesmo que vocês leram: LULUZINHA TEEN foi desenvolvida aqui, no Brasil, na linha similar à da Turma da Mônica! O que é pior: em traço mangá, também! E cheinho de retículas!
Bem, não que o resultado tenha ficado ruim, porque não ficou! Só ficou meio estranho ver os personagens em um traço que se afasta do que Marge e seus continuadores, John Stanley e Irv Tripp, conceberam. Pois é. O único dado que permite reconhecer os personagens é o nariz arrebitado, próximo aos dos originais.
Bem. LULUZINHA TEEN garante ter o aval das dedentoras dos direitos sobre os personagens nos EUA. Esta primeira história foi publicada pelo selo Pixel Media, da Ediouro, e está à venda a R$ 6,40. Trata-se de uma tentativa da Ediouro de dar sobrevida ao selo Pixel, em dificuldades desde o início do ano. Como a Pixel foi quem começou a publicar no Brasil álbuns de personagens como Corto Maltese, a iniciativa pode ser por deveras bem-vinda.
E como estarão os nossos amigos? Bem, nesta primeira temporada (!), as situações concentram-se em cinco personagens de todo o núcleo de Luluzinha: a própria, Bolinha, Aninha, Alvinho e Glorinha. Os outros personagens, como Carequinha e Plínio, fazem aparições idiossincráticas e de pouca importância.
Bem, os personagens foram adaptados às preferências juvenis deste jovem século XXI. Luluzinha continua a mesma menina esperta e enxerida de sempre, só que agora com um visual mais condizente com os novos tempos - substituindo aquele datado cabelo estilo vitoriano, aquele vestidinho largo vermelho maior que seu corpinho magricela e aquele chapéu menor que a cabeça (como ele não caía?) por uma cachoeira de cabelos ondulados e escorridos (parecem sempre molhados, sem ofensa...) e roupas mais descoladas, num apelo fashion - e mantendo um blog na internet.
Bolinha agora está magro - sob circunstâncias que não foram explicadas nesta primeira história - e é músico, só que ao invés do fracasso (não assumido) no violino, ele agora é talentoso guitarrista. Mas ele não canta muito bem, diga-se de passagem. Ele lidera a banda Loki, formada também por - deduz-se que sejam eles - seus amigos Carequinha, Juca e Zeca. E mantendo ainda resquícios da ideologia "menina não entra".
Alvinho, de moleque terrível, converteu-se em um surfista. E que não vai muito bem nos estudos, precisando sempre da ajuda de Lulu.
Glorinha é mais ou menos como a antiga: vaidosa e ligada em moda. Porém, agora de cabelo liso (isso dá pra explicar! Chapinha!) e muito mais amiga de Lulu - Glória insiste em deixá-la por dentro das "últimas tendências".
E Aninha perdeu o dentão da frente, alisou o cabelo arrepiado e virou uma geek (a versão computadorizada do antigo nerd), fissurada em games de computador.
Bem, neste primeiro episódio, somos apresentados, além desses, a personagens totalmente novos, como Leon, presidente de um grupo que coordena trabalhos sociais em colégios (por quem Glorinha se apaixona, motivando-a a largar de vez Plínio), Téo e Jet, amigos de escola da turma, e Diana, candidata a substituta de Glória como a esnobe da série. O fio condutor da história é o mistério.
Começa quando a INova, o tal grupo, apresenta seu trabalho no colégio de Lulu. Só que os dois grupos de estudantes acabam não se entendendo, e provocam tumulto. Aproveitando-se disso, um misterioso grupo, conhecido apenas como Bombz, lança atentados no colégio, e joga a culpa na INova - que Lulu investiga, visto que vários de seus amigos são envolvidos. Enquanto isso, Aninha testa um novo jogo de computador multiplayer, e descobre nele segredos que podem estar ligados aos atentados do Bombz. E Bolinha ainda se esforça para se manter à frente da sua banda, relutante em aceitar uma vocalista feminina. Ah: e mostra-se forte uma insinuação de que Lulu vê Bolinha como mais que um amigo... se é que vocês me entenderam.
Mais interessante é que a roqueira baiana Pitty faz uma participação especial na revista! E concede ainda uma entrevista no site da Lulu...
Aah, sim! A interatividade é ainda maior entre leitores e personagens porque LULUZINHA TEEN também tem um site, em formato blog. Acesse: http://www.luluteen.com.br/ para conhecer um pouco mais sobre o projeto. E, de preferência, deixar um comentário.
Bem, no fim, LULUZINHA TEEN se assemelha muito a uma versão HQ da novelinha Malhação. Mas o gancho que ficou para a edição seguinte é bom, e dá mesmo vontade de esperar pela bendita edição seguinte! Além de tudo, de qualquer forma é quadrinho brasileiro! Parabéns a Renato Fagundes (texto) e à Labareda Design (arte) pela iniciativa. Mas agora... como seriam os personagens em um traço mais próximo ao de Marjorie Buell?
Bem, eu tentei fazer algo assim. Então tá: eis aqui, no meu traço, os personagens como eram antes (para matar as saudades, agora, só procurando os álbuns atualmente publicados pela editora Devir)...
...e na versão teen. Eu incluí o Carequinha aqui também, por achar que não seria legal deixar o braço-direito do Bolinha de fora, né?
Até mais!

2 comentários:

refemdabd disse...

Também sou um grande fã da Marge e da sua Luluzinha. Esta nova é novidade em primeira mão. Li a nova Mônica, achei piada e compreendi logo que era uma receita de sucesso. Mas esta Luluzinha já me parece aproveitamento que não vai vingar. Espero estar enganado para bem da editora. A ver vamos.

marty disse...

heres an art i made about the real teenage versions of litte lulu:http://barneyjones123.deviantart.com/gallery/?offset=24#/d4rd9d3
Aqui está uma arte que fiz sobre as versões real adolescentes de litte lulu:http://barneyjones123.deviantart.com/gallery/?offset=24#/d4rd9d3