sábado, 11 de julho de 2009

O dia da pitssa

Olá.
Só ontem, mesmo, acabei lembrando: 10 de julho é o Dia da Pizza - e meu aniversário.
Sim! Pizza, hoje sinônimo de junk food, portanto inimigo da balança - embora não seja merecido. Quer dizer, é certo que pizza nem sempre é saudável, mas quem resiste àquela massa com queijo, molho de tomate e o que mais sua imaginação mandar?
E há quem associe pizza com capitalismo, por causa da Pizza Hut. Qual o quê! O Símbolo do capitalismo é o Big Mac! A pizza é o símbolo do que acontece em Brasília.
Dia 10 de julho é o dia da pizza desde 1985, por iniciativa dos pizzaiolos de São Paulo, boa parte deles descendentes dos imigrantes italianos - que trouxeram a iguaria para o Brasil.
Bem, a pizza é uma iguaria de longa história - sua criação data da época dos egípcios, passando depois pelos sumérios, gregos e romanos, e se popularizou na Itália. Em 1889, um xará meu, Rafaelle Esposito, cozinheiro da região de Nápoles, ajuda a popularizar a pizza como hoje a conhecemos quando criou a Pizza Margherita (queijo, tomate e manjericão, em alusão às cores da bandeira da Itália), em homenagem à rainha Margherita de Sabóia. Desde então, os italianos arrogam-se de que a verdadeira pizza é a napolitana. O resto é baba (por falar em baba...).
Pizza, quem resiste?
E, se ultimamente, as negociatas no Congresso Nacional têm acabado em pizza, juro que não tenho nada a ver com isso. O fato de eu fazer aniversário no dia da pizza não quer dizer nada. NADA!
Se bem que não comemorei meu aniversário com pizza, e sim com torta de brigadeiro...
Uma vez, tinha a pretensão de ser, quando crescesse, pizzaiolo como Rafaelle Esposito. Mas as voltas que o mundo dá...
Bem, que importa?
Até mais!

Nenhum comentário: