sábado, 14 de maio de 2011

As loucuras de Fabrício!

Olá.

Semana retrasada, como já escrevi anteriormente, fiz uma viagem para Santa Maria. Fui rever os amigos que lá deixei. E um deles é o talentoso Fabrício Réquia Parzianello, o Bício.

Com o lançamento de seu segundo livro de cartuns, ele começa a ganhar maior notoriedade. Posso dizer que Bício, como cartunista, é um cara confiável. Apesar de já ser um homem, com emprego e muita barba na cara, ele nunca abandonou a aparência adolescente. E olhe que, quando eu o conheci, em 2003, ele ainda tinha cabelos compridos!



Bem. Bício é um dos membros mais ativos do Núcleo dos Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., de Santa Maria, RS. E foi pelo selo Quadrinhos S. A. que ele lançou seus dois livros de cartuns, híbridos de tirinha e cartum propriamente dito. E sempre no seu estilo, um traço símples e ligeiro, com personagens bizarros.

Para começar, Bício também é o criador das tirinhas Mano & Véio, uma dupla de adolescentes - um branco e outro negro - que se aventuram pelos espaços de Santa Maria, RS. Mano & Véio foram publicados na revista Quadrante X, e depois no jornal A Razão, também de Santa Maria - no qual, junto com o garotão aqui e mais os outros membros do Quadrinhos S. A., publicava cartuns e tiras. Outros jornais para os quais o autor, formado em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Maria, publicou trabalhos foram Rascunho, Conta Corrente e a Revista de Aviação Agrícola. Além disso, ele teve um trabalho selecionado pelo Salão Universitário de Humor de Piracicaba, em 2005.

Para a Quadrante X, ele também criou os personagens Super Gárgula e Super Tramposo.

Bem. Seu primeiro livro de tirinhas, The Formosos, saiu em 2009. São cartuns de um quadro, cujos personagens são pessoas que têm suas cabeças substituídas por olhos, narizes, bocas, mãos, orelhas, seios, bundas... Dessa substituição, nascem piadas baseadas em trocadilhos com partes do corpo, situações bizarras que beiram para o humor negro e o sarcasmo e até um pouco de violência - ainda que algumas piadas soem ingênuas. Cada um de nós tem uma característica marcante no nosso corpo, que nos identifica, e que costuma ser ampliada pelas caricaturas. Bem, Bício levou isso muito além em The Formosos. A parte do corpo acaba identificando a pessoa. Se bem que os personagens mais expressivos são as bocas - que permitem identificar, de imediato, e sem precisar olhar o corpo, o estado de espírito dos personagens.

The Formosos ganhou este ano uma segunda edição, com capa colorida.

E neste ano de 2011, também, saiu um novo e mais ambicioso projeto do cartunista: Bobonecos.

Os personagens desta vez são bonecos de crash-test, os testes de avaliação de danos em acidentes automobilísticos que as indústrias de automóveis promovem quando melhoram seus carros. A cada teste, muitos bonecos são cruelmente destruídos, pelo bem dos consumidores. Mas será que, enquanto eles estão em teste, eles não estarão pensando alguma coisa? É essa a ideia de Bobonecos: traduzir em cartuns os pensamentos de seres inanimados que são construídos à nossa imagem e semelhança - mas que nunca pareceram tão vivos. Em Bobonecos, o traço de Bício alcança seu maior grau de elaboração, pois as piadas exigiram que seu autor desenhe com mais detalhes máquinas, ferros retorcidos, cenários como muros e fábricas e paredes e carros destruídos. Alguns dos cartuns são um primor em arte! E mantendo, em termos de roteiro, o humor negro e a ironia que remetem um pouco à crítica à sociedade de consumo e à realidade dos trabalhadores.

Eu recomendo!

Para os que querem adquirir o seu antes que acabe, escrevam para: fabriciorequia@yahoo.com.br, ou para quadrinhos.sa@ibest.com.br.

Conheçam também a linha de pensamento do lôco, em: http://quemteperguntou.blogspot.com/. O blog anda meio desatualizado, mas dá pra ler o que ele escreveu até agora.

E faço votos para que no próximo livrinho ele traga cartuns tão bons e personagens tão inusitados quanto estes! Valeu, colega!

Para encerrar, trago de volta amostras de minha séria série, Somente com Camisinha. Faz tempo que não publico mais tirinhas, produzidas em 2006! Estas duas são especiais: foram idealizadas por Bício, que havia curtido as primeiras que produzi, e escreveu outras! Por conta dessa série, arranjei uns trabalhinhos legais - os quais já falei anteriormente.
Em breve, trago o restante da série! Vejam as outras - e mais as matérias safádias que as acompanham - clicando no marcador "Somente com Camisinha", aí embaixo ou no menu "Marcadores" ao lado.

Até mais!

Um comentário:

Fabrício disse...

Valeu, rapaiz!
Legal tu ter aparecido por aqui na feira do livro. É legal ver como um artista como tu entende o meu trabalho. ...e como somos amigos, também é massa saber como tu vê a minha pessoa.
Inclusive, acho que nosso trabalho como cartunistas têm bastante coisa em comum...´
Dá uma olhada no meu novo blog, que fiz para divulgar minha arte de cartunista:

biciocartunista.blogspot.com

Valeu!