sexta-feira, 6 de maio de 2011

Notícias de Santa Maria 2

Olá.

Já faz mais de uma semana que não atualizo o blog. Até eu estava sentindo falta!

No final da semana que passou, fiz uma viagem. Para Santa Maria, RS, rever o que deixei em 2008.



A última vez que visitei Santa Maria foi em 2009. Também foi na ocasião da Feira do Livro. Além de fazer umas comprinhas legais (cheguei a perder o controle: na principal gibiteria da cidade, cheguei a gastar R$ 190! E isso incluindo a caríssima e enorme coleção completa de Scott Pilgrim!!!), foi ótimo rever os amigos, professores e colegas de faculdade. Santa Maria mudou bastante desde que saí, mas permaneceu como a Santa Maria que eu conheci.

Embora esteja acompanhando pela internet os eventos promovidos pelo Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., o grupo passou por algumas mudanças significativas. A minha participação agora é à distância, mas continuo no grupo!!!

Cada vez que lembro dos cinco anos passados na cidade, na Faculdade de História da UFSM, me lembro dos dias felizes e também dos tempos de privações. Mas o vínculo com aquela cidade persiste. Ela é a Cidade Cultura, não por merecimento, mas por esforço. O que tinha de artista tentando produzir cultura naquela cidade não era brincadeira! Incluindo aí o pessoal do Núcleo!!!

Bão. Sem mais delongas, eis aqui as atividades mais recentes dos meus amigos e conhecidos de Santa Maria. Uma é recente:
Comecemos por Bobonecos, do meu amigo Fabrício Réquia Parzianello, o Bício. Neste livro, lançado este ano, ele volta a fazer humor com personagens atípicos, vivendo situações bizarras - coisa que ele demonstrou em The Formosos, lançado em 2009. Aqui, os personagens são bonecos de teste de crash-tests - os testes de resistência de automóveis. Doses de violência e humor negro, bem ao estilo Looney Tunes - em que os personagens são massacrados por automóveis, bigornas caindo do céu, etc, mas saem andando depois para fazer um comentário irônico.

Falando nisso, The Formosos ganhou uma segunda edição, em capa colorida!!! Também lançada agora na Feira do Livro!
Outro que está sendo lançado agora, na Feira do Livro, é o segundo número do gibi do Capoeira Negro, do meu também colega Alex Cruz. Quer dizer, o gibi publicado pela editora Júpiter 2 foi lançado ao mercado em 2010, mas ganhou lançamento oficial na Feira do Livro de Santa Maria em 2011. Não percam!

Também adquiri duas publicações menos recentes - e não são necessariamente de desenhistas do Núcleo. São de gente que já foi membro.
Um deles é Penápolis, de Máucio. Lançado em 2009, pela primeira vez os personagens galináceos, que apareceram no jornal Garganta do Diabo (também editado em Santa Maria, no início dos anos 90 do século XX) ganham um título próprio. Aqui, as galinhas comentam a realidade nacional - e não são diferentes dos seres humanos.
E também temos Byrata, o criador do Xirú Lautério. Adquiri, dele, Xirú Lautério e os Centauros, edição especial em comemoração aos 30 anos de um importante esquadrão aéreo gaúcho. Ele, que ainda está devendo o segundo volume de Xirú Lautério e os Dinossauros, promove o encontro surreal entre seu personagem e o personagem mitológico Quíron. Mais tarde, detalharei bem essa publicação em uma resenha própria.
E, finalmente, eis aqui: o Quadrante X número 11! Foi um parto difícil, mas finalmente está aqui uma nova edição da revista fanzine do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria! Na próxima postagem, uma análise detalhada da publicação.

Para encerrar: uma nova ilustração minha dos meus personagens, os Super Anões! Eles participam desta nova edição da Quadrante, sim. Saibam mais a seguir.
Até mais!

Nenhum comentário: