terça-feira, 3 de julho de 2012

Luluzinha e Bolinha, claro

Olá.
Estamos em julho. Já alcançamos a metade do ano de 2012. E, dentro de breve, eu também estarei de aniversário.
Mas hoje vou falar, mesmo, de Luluzinha e Bolinha. Mal o mês de junho chegou ao fim, chegaram nas bancas mais duas edições dos gibis clássicos - cerca de uma semana depois que a atual casa publicadora dos personagens, a Pixel Media (selo do grupo Ediouro, vocês já estão carecas de saber) largou nas bancas uma edição especial dos personagens, sem prévio aviso.
De todo modo, continua a todo vapor a republicação no Brasil, com nova tradução e adaptação, das histórias clássicas dos personagens criados em 1935. E há de se estranhar o fato de os tradutores colocarem gírias atuais, como "caraca" e "maneiro", na boca dos personagens, que são mais sintonizados com a primeira metade do século XX.

Ah, deixa pra lá. Destaques das edições deste mês:
LULUZINHA número 16 traz as seguintes histórias: O Ovo Gigante, mais um plano maluco dos meninos para passar a perna nas meninas; Prefeito Imperfeito, Lulu faturando para auxiliar um candidato a político a denegrir a imagem de seu rival - porém, o tal rival também solicita os serviços da menina; Rãs à La Carte, Bolinha e Lulu tentando faturar com a estranha mania dos restaurantes finos de servir um prato exótico; A Boneca Nova, uma história sem palavras sobre as vantagens de se comprar uma boneca mais barata; O Cartão de Aniversário, Lulu Tentando descobrir o autor de uma ofensa que chegou pelo correio; História no Barril, Lulu procubando sensibilizar Alvinho com mais uma de suas historinhas (infelizmente, o desenhista esqueceu de envelhecer o personagem principal da narrativa, conforme o roteiro exigia); e O Cachorrinho Perdido, Lulu tentando se livrar de uma companhia insistente. Completam a edição histórias curtas de uma página.
BOLINHA número 14 traz: A Experiência, história envolvendo Bolinha, seu jogo de química, Carequinha e seu avô, Fracolino, o velho que age como uma criança; Aquele Beijo, Bolinha tentando usar Lulu para ganhar uma aposta com Plínio Raposo; O Truque Mágico, Lulu dando a volta por cima de forma inusitada depois de ter sido passada para trás por Bolinha durante um show; A Voz, Bolinha tentando usar a ajuda de seu primo Carlinhos e de seu violino para se salvar da Turma da Zona Norte; O Bola Voador, Bolinha ajudando mais uma vez os homenzinhos de Marte, que estão perto de ter seu segredo descoberto; Uma História Engraxada, Lulu usando de um recurso inusitado contra Plínio enquanto ocupa a vaga de Bolinha na caixa de engraxate; Alvinho vai à caça, historinha sem palavras, estrelando Alvinho e sua "aminimiga" (amiga e ao mesmo tempo inimiga) Estela; e A Pedra de Ouro, Bolinha tentando esconder e trocar um tesouro. Completam a edição historinhas curtas (incluindo mais uma do Pelotinha).
As presentes edições também trazem tiras dos leitores - nesta edição foram publicados os resultados de um concurso cultural promovido à época do lançamento da edição especial com a Glorinha.
Cada um dos gibis continua com o preço de R$ 3,10. Confiram.
Para encerrar: o desenho desta vez não traz a Lulu adolescente. Quando resenhei a edição especial do Clube do Bolinha, expus também uma ideia maluca - a de fazer os personagens como lutadores de artes marciais. Bem, hoje volto com a ideia: o Bolinha, como lutador de sumô, e a Luluzinha como uma espadachim chinesa. Ao menos, o penteado da Lulu criança permite imaginar um arranjo capilar parecido com o da Chun Li, do videogame Street Fighter. Bem, é só uma ideia - a ideia original era botar os dois como ninjas. Mas não dá para imaginar o Bolinha em outra arte marcial que não o sumô, embora tenha visto videogames, animes e mangás mostrando gordinhos cheios de agilidade.


Até mais!

Nenhum comentário: