segunda-feira, 30 de julho de 2012

RECRUTA ZERO 3 - Melhor que antes!

Olá.
Ainda estou curtindo as férias de julho. O merecido período de recesso dado aos professores.
Pois hoje vou falar a vocês de quadrinhos - de novo. Isso porque, semana passada, a editora Pixel Media, selo do grupo Ediouro, largou nas bancas novas edições de seus gibis de linha - Luluzinha, Bolinha, Luluzinha Teen e Recruta Zero.
Mas vou começar falanmdo da nova edição do Recruta Zero, agora chamada Recruta Zero e seus amigos.

Esse gibi, que ao que parece está se afirmando como bimestral, traz de volta às bancas os personagens da megacorporação King Features Syndicate, que tanta alegria trouxeram aos fãs de histórias em quadrinhos. Sobretudo os criados pelos caqrtunistas Mort Walker e Dik Browne.
E este terceiro número é, diga-se de passagem, o melhor da coleção até agora. Mas vamos por partes.
A presente edição do Recruta Zero, este mês, traz muitas tiras e páginas dominicais centradas nos animais de estimação das séries.
Começando com o Recruta Zero, é claro. Com desenhos de Mort Walker e seu filho Greg, as primeiras tiras trazem as situações com Oto, o cachorro do Sargento Tainha. Muito parecido com o dono, tanto que inclusive anda sobre duas patas e fardado! Além disso, está sempre disposto a morder que aborrece a vida de seu dono. Foi um dos personagens, depois da Dona Tetê, que trouxe mais complicações para Mort Walker, o criador da série: Oto começou como um cão comum e com cara de poucos amigos, cuja vestimenta era apenas um cobertor sobre as costas. Com o tempo, Walker resolveu colocar Oto fardado, e, mesmo com o medo de antropormofizar o cachorro, seguiu em frente, e conseguiu mais uma vitória junto aos fãs da série.
Após o interlúdio com uma página curta de Hagar, o Horrível (criação de Dik Browne atualmente desenhada por seu filho Chris), a parte dos animais prossegue com Zezé & Cia. As tiras da família criada por Walker e Browne e atualmente desenhada pelos herdeiros destes, Brian e Greg Walker e Chance Browne, são centradas no cachorro da família, o sheepdog Dógui (que nome foram escolher para chamá-lo no Brasil, hein!), que, dentre outras travessuras, gosta de acomodar a pequena Zezé em sua barrigona. Assim como Oto, Dógui também é dado a ter seus pensamentos, nem sempre filosóficos, afinal também é um cachorro feliz.
O melhor do gibi é a presença do marinheiro Popeye. Isso mesmo! Na edição anterior, Popeye só apareceu em uma página; nesta edição, Popeye aparece com quatro páginas, distribuídas ao longo do gibi. Essas páginas são de autoria de Bud Sagendorf, que assimiu as tiras do personagem após a morte do criador do marinheiro, Elsie Segar. E, nessas páginas, aparecem vários personagens que fazem porte do universo do marinheiro: o pequeno Gugu, Olívia, o guloso Dudu e o rival Brutus. Ah, só não estranhem que a figura do Brutus tenha saído meio diferente, no traço de Sagendorf, da que os fãs já estavam acostumados.
E tem estreia no gibi! O personagem da vez é Blondie, a family strip (tira centrada em famílias) mais famosa que se tem notícia (depois de Pafúncio e Marocas, de George McManus). Criação de Chic Young, em 1930, foi a primeira tira de quadrinhos a ser publicada em mais de 1000 jornais, depois de abandonar o modelo de girl strip (tira centrada em peripécias de garotas) para adotar o de family strip. Bem, Blondie trata da vida de uma família de classe média americana, centrada na personagem título (também conhecida no Brasil como Belinda) e seu mariado, o atrapalhado Dagwood (Adalberto ou Alarico no Brasil). Mas as tiras desta edição são centradas na cachorrinha da família, Daisy. Desenhos de Dean Young (filho de Chic) e Marshall. Pelo menos, nessa tira eles deveriam ter tomado cuidado, os editores da Pixel Media: sob o nome Daisy, os fãs de quadrinhos não tem como saber que tratam-se das tiras de Blondie, uma vez que há muito tempo a personagem saiu de circulação nos jornais brasileiros. Só os iniciados em quadrinhos poderão saber disso. Fica o aviso.
Após outro interlúdio com Hagar, voltamos a ter Recruta Zero, em mais situações envolvendo o conflito entre o preguiçoso recruta e o Sargento Tainha.
Após novo interlúdio, com a segunda página de Popeye, entram as páginas de A Arca dos Bichos, criação de Mort Walker (sob o pseudônimo Addison) e com desenhos de Frank Johnson. Mais situações envolvendo o capitão da arca, sua esposa e os animais antropormofizados que fazem parte da tripulação.
Após novo interlúdio com o Popeye, Hagar, o Horrível, está de volta. Desta vez, numa sequência de tiras centradas no cachorro da família do viking, Snert, que, fora do comum, tem apenas o capacete viking na cabeça. Fora isso, é um cachorro que apronta como todos os outros. Desenhos de Chris Browne.
A seguir, mais tiras de Sam & Silo, os incompetentes policiais criados por Mort Walker, com desenhos de Jerry Dumas. Mas as tiras são centradas no gato de estimação do delegado Sam, Jasper, que é muito mais filosófico que os animais apresentados até agora.
Após novo interlúdio com o Hagar, Zezé & Cia voltam com as Piadas do Zozó, tiras com o bagunceiro e meio indolente filho adolescente (ou aborrecente?) da família.
E, após um novo interlúdio com o Popeye, o gibi termina com Recruta Zero, e as Piadas do Tenente Escovinha, o excêntrico e novato oficial que quer a todo custo por ordem no quartel. Mas primeiro, ele precisa - inutilmente - se fazer ouvir pelo ranzinza General Dureza.
Uma edição imperdível! E que pode ser encontrada nas bancas por R$ 4,50.
É isso aí. Só esperamos que a Pixel Media nos confirme de o gibi vai ser mesmo bimestral, ou se vai torná-lo mensal. Essa editora já nos pregou muitas peças através do checklist do site Universo HQ, anunciando uma nova edição no mês seguinte, mas que chegou no outro mês ainda.
Para encerrar: já faz algum tempo que não posto aqui no blog tiras com os meus personagens praieiros, os Bitifrendis. Até porque eles já ganharam um blog próprio. E, que acompanha esse blog, sabe que resolvi colocar uma sequência inédita de tiras, adiando assim a estreia da personagem Ionara. Foi uma ideia que tive para prolongar um pouco as desventuras de Carlão e Sidnelson na praia, entre a curtição na areia, as garotas e o lixo na praia. Bem, aqui estão algumas das tiras do material inedito. E mais estão vindo por aí! Aguardem!
Enquanto isso, continuem acompanhando o blog dos meus personagens: http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
Até mais!

Nenhum comentário: