domingo, 13 de outubro de 2013

Luluzinha e Bolinha - com atraso e déjà vu

Olá.

Sinto que já faz um tempão. Parece fazer mais de dois meses. Mas na verdade faz mais de um mês. Faz pouco mais de um mês desde que resenhei as últimas edições dos gibis clássicos da Luluzinha e do Bolinha, lançados pela Pixel Media, selo do grupo Ediouro. Mas agora passou a ansiedade: as edições deste mês finalmente chegaram às bancas (da minha cidade). E agora, posso fazer a resenha do mês, como é costume aqui no blog.
Eis os destaques do mês:

LULUZINHA 31 (perto de completar 3 anos nas bancas) traz as seguintes histórias: O Meninão traz de volta à coleção Seu Miguel, o azarado caça-gazeteiros da escola, com um plano de gosto meio duvidoso para pegar a inocente Luluzinha, que só saiu da escola para fazer um favor à professora; em O Dia do Silêncio, o dia mais chato das histórias (em que os meninos do clubinho, uma vez por mês, ficam sem falar comas meninas), Carequinha é expulso por fazer um favorzinho, e as meninas precisam que os meninos falem com elas para prestar um favor (só lendo para entender); em A Campeã das Bolinhas de Gude, Luluzinha, querendo fazer justiça para Alvinho, se mostra muito melhor que os meninos em uma brincadeira predominantemente masculina; em O Dorminhoco, Lulu e Bolinha vão pedir dinheiro para sair a Seu Jorge, pai da menina, justo quando ele comprou tampões de ouvido para não ser perturbado - mas eles darão um jeito de lucrar com isso; A Bruxa Alceia e a Gata Malhada é outra história surreal de Lulu para Alvinho (surreal inclusive por causa dos pelos da tal gata); em Doce Visita, Lulu, toda bonita para esperar uma visita de Plínio Raposo, resolve afastar Bolinha da parada - mas acaba descobrindo que o gordinho é muito melhor companhia; em O Concurso, Lulu entra numa sociedade com Bolinha para ganhar um concurso de fotos - desde que ela seja a modelo fotográfica - e um erro de operação acaba favorecendo a dupla; e, em Rema, Remador, os meninos propõem às meninas um negócio que sairá furado - para eles. O Feitiço se virando contra o feiticeiro. Completam o gibi histórias curtas com Luluzinha.
BOLINHA 29 traz as seguintes histórias: Tudo Pela Glória, onde, depois de ser novamente rechaçado por Bolinha e os meninos do clubinho em mais uma tentativa para entrar no mesmo, Plínio Raposo decide pedir ajuda à Glorinha para se vingar - mas a sorte parece mesmo estar ao lado do gordinho; em O Gigante, após ser acuado em casa pela Turma da Zona Norte, Bolinha brinca com seu estojo de química e provoca uma mudança - digamos assim, de grandes proporções - em sua vida; O Dia do Silêncio... Molhado é outro relato do já citado dia chato para as meninas - e, desta vez, Fifi, a amiguinha francesa da turminha, acaba entrando no jogo, e, com Lulu, faz de tudo para que eles falem com elas - até se maquiar; em A Foto da Glorinha, Bolinha faz uma aposta com Plínio Raposo - uma aposta difícil de ser vencida por causa do ódio de Glorinha pelo gordinho, mas Bolinha provará quer é difícil, mas não impossível; Luluzinha e o Gigante de Neve é outra história surreal de Lulu para Alvinho - outra que começa em um dia de inverno; em O Inimigo Espacial, Bolinha faz de tudo para ser notado por Glorinha, a loirinha se aproveita dele só para rechaçá-lo depois, mas um plano maluco faz com que o gordinho passe o dia todo com ela ao lado; e, em O Vendedor, Bolinha põe algumas maçãs à venda, e acaba pregando mais uma peça em Glorinha e Plínio, mesmo sem querer. E ainda lucra com isso. Completam o gibi histórias curtas com Alvinho e Bolinha.
E, ao fim, uma sensação de déjà vu (sensação de já ter visto aquela coisa antes em algum lugar) quando você termina a leitura de ambos os gibis...
Cada gibi custa R$ 3,10, como sempre foi (exceto nas ocasiões em que veio junto os livrinhos de atividades, deixando os gibis R$ 0,40 mais caros).
Para encerrar, uma ilustração. Faz tempo que eu não colocava aqui uma versão da capa dos gibis da Lulu e do Bolinha com eles na versão adolescente (lembrando que a Pixel Media também publica o gibi da versão adolescente dos personagens, em traço mangá. O gibi continua saindo há mais de quatro anos). E esse tempo que fazia que eu não desenhava os personagens adolescentes, num traço próximo aos dos criadores, Marge e John Stanley, certamente prejudicou minha versão da capa de BOLINHA 29. Mas eis aí.
Sei que não faz sentido o Bola sustentando o trampolim agora que está mais magro. Mas que outra oportunidade teríamos de ver a Lulu teen de biquíni?
Espero que o gibi do Popeye deste mês também não demore para chegar às bancas.
Até mais!

Nenhum comentário: