terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Dia do Professor

Olá.
Hoje é dia 15 de outubro. Dia do Professor. Profissão que exerço em paralelo com a de desenhista e blogueiro.
Sigo acreditando, como membro da classe, que o destino da nação repousa em minhas mãos, nas mãos de meus colegas de profissão. Sigo acreditando, sinceramente, que a qualidade do povo brasileiro, no futuro, dependerá da educação que ela venha a receber no presente. Se dependesse de mim, os jovens de amanhã não arruinarão mais o mundo, mais do que ele se encontra arruinado.
Apesar de acreditar que o governo e a sociedade brasileira tenham começado a declarar guerra aos professores e à educação em geral (como as manifestações dos últimos tempos estão fazendo crer), sigo acreditando na importância de nossa profissão.

Por trás de todo profissional bem-sucedido em seu ofício, por trás de toda pessoa que tenha escolhido usar sua inteligência em prol do aperfeiçoamento da sociedade, está a figura do educador. Primeiro, os pais; a seguir, o professor, por muito tempo considerado um segundo pai para as crianças.
Por isso, a educação e a classe dos professores precisa ser valorizada.
Posso estar certo de apenas estar repetindo discursos já proferidos. Mas, como membro da classe dos professores, digo que devemos ser mais valorizados. Possivelmente, vocês não estariam onde estão, agora, se não fosse pela gente.
Para lembrar a data, resolvi fazer uma ilustração especial, despretensiosa. Bem simples.
E baseada numa foto antiga, de cerca dos anos 1970, reproduzida abaixo, extraída de uma revista. Com as devidas alterações.
E a ilustração também pode ser encontrada no blog Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/), onde eu também publico trabalhos. Também por ser professor.
Bem, é isso aí. Se você conseguir ler esta mensagem até aqui, agradeça a seu professor!
Até mais!

Nenhum comentário: