sexta-feira, 20 de março de 2015

Lembranças do meu roupeiro... (parte 2)

Olá.
Vou falar, hoje, de mais algumas camisetas que ganhei ao longo da vida, por serviços e por brindes. Cada camiseta é uma história. E, não tendo muito sobre o que falar nestes dias que correm, achei que seria uma boa opção.

Esta camiseta aqui, por exemplo.
Em 2002, eu ainda estava na escola, ensino médio, 3o. ano. No ano anterior, a escola onde estudei havia promovido uma gincana entre os alunos, que formaram equipes que tinham de cumprir diversas tarefas, como decifrar códigos, coletar itens pedidos pelos organizadores... Bem, em 2001, a equipe da qual participei havia ganho o primeiro lugar, graças a um erro na contagem de votos! Eu participava como pensante, o encarregado de decifrar códigos. Por isso, a líder da equipe tinha muita confiança em mim. Bem, na gincana do ano seguinte, da qual também participei, a equipe, chamada Indiferentes, teve condições de se "profissionalizar" em relação ao ano passado. Assim, os membros da equipe ganharam a camiseta personalizada.
Com os patrocinadores atrás - teve até um candidato a vereador da época que deu uma ajudinha. Ainda tenho esta camiseta no meu armário, por incrível que pareça. Hoje, eu a uso como pijama.
Esta aqui eu recebi por um serviço que fiz ao Museu Sacro de Santa Maria, RS. Eu trabalhei lá um período, para cumprir um estágio obrigatório para o Curso de História da UFSM. O Museu Sacro de Santa Maria, para quem não sabe, se localiza atrás da Catedral Metropolitana de Santa Maria, no Centro da cidade. Lá, são exibidos objetos que contam um pouco da história da Catedral e da Igreja Católica em Santa Maria. E, ali no museu, eu ajudei de muitas formas: fazendo envelopes para fotos antigas, ajudando a fotografar batinas velhas, pesquisando documentos para encontrar registros sobre objetos... Um dia, fui escolhido para representar o Museu em um evento da cidade, junto com outros museus de Santa Maria, e recebi, para tanto, esta camiseta, do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria. Bem, não fiz muita coisa senão orientar os visitantes da exposição de amostras de cada museu. Olhem aos fotos, frente e estampa:
Esta aqui ganhei quando participei do 4o. Cartucho - Encontro de Cartunistas Gaúchos, de Santa Maria, RS, em 2007. Foi o terceiro do qual participei, quando ainda morava em Santa Maria. Só posso dizer que foi evento grande, reunindo cartunistas de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Conheci gente de peso nesses eventos, como o saudoso Renato Canini, o Santiago, o Edgar Vasques, o Ronaldo Cunha, o Moa, o Bier, a Chiquinha, o Alisson Afonso, o Wagner Passos... E, de brinde, cada participante recebeu uma camiseta. Não é muito, mas é marcante.
Esta camiseta preta é a da minha formatura no Curso de História da UFSM, em 2008. Coroando uma das mais marcantes experiências de minha vida. Com detalhes costurados por cima. E lembrando que, até hoje, toda vez que visito Santa Maria, me sinto na obrigação de dar uma passadinha na UFSM, visitar os colegas e professores.
Não para por aí a história. Em breve, falo de outras camisetas que ganhei ao longo da vida.
Até mais!

Nenhum comentário: