quinta-feira, 26 de março de 2015

Um desenho ao vento

Olá.
Hoje, para ter o que postar no blog, vou contar a vocês a história de um trabalho não-remunerado que fiz.
Um trabalho do qual desconheço o destino. Enfim. Vocês vão entender se lerem com atenção.

Certa vez, em idos de 2011, fui contatado por uma moça - lembro que é uma moça, mas agora não lembro mais o nome dela. Por e-mail. Atraída por uns desenhos dos elfos domésticos do Harry Potter, que postei aqui uma vez, ela pediu um desenho do elfo Dobby, um dos amigos do "menino que sobreviveu". Ela disse que era para estampar uma camiseta. E deu poucas instruções: o Dobby deveria ter uma expressão meio envergonhada, similar à de uma cena do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, o último filme da cinessérie onde ele aparece. Na tal cena, o elfo, depois de defender Harry e seus amigos de um bruxo maligno, durante a batalha da casa dos Malfoy, diz: "Dobby não queria matar, não senhora... Dobby queria apenas causar ferimentos graves!".
Bem, concordei em fazer o desenho, e não cobrei nada, visava apenas divulgar o meu trabalho, como todo desenhista ingênuo. Duas versões: uma com o Dobby sozinho, e outra acompanhado da frase. O elfo está vestido com as roupas que supostamente estaria usando se tivesse aparecido em Harry Potter e o Cálice de Fogo - me guiei pela descrição no livro, já que no filme ele não aparece. Apareceu em Harry Potter e a Câmara Secreta e depois só em Relíquias da Morte 1.
A cliente aprovou os desenhos. Mas depois não deu mais notícias, se a estampa foi usada na tal camiseta ou não.
Estive pensando nisso por esses dias, quando estava postando sobre camisetas, e pensando na camiseta que estampou um desenho meu.
Se alguém souber se esta ilustração do Dobby chegou a ser usada, por favor, informem. Tenho pelo menos que saber.
Como muitos desenhistas, não me incomodo se usarem desenhos meus em algum lugar, para fins publicitários ou não, mas só peço que, por favor, procurem me avisar. Enviem uma foto, uma mensagem, não esperem que eu procure e eventualmente encontre. Se não, isso configura pirataria!
Em outra oportunidade, conto outras histórias de trabalhos meus e frustrações.
Até mais!

Nenhum comentário: