terça-feira, 2 de maio de 2017

BENJAMIN PEPPE - 44 anos!

Olá.
Hoje, enquanto escrevo, é dia 2 de maio, e, apesar do momento em que vive o país (e não vou me dar ao trabalho de comentar, vocês já sabem), é dia de celebração no setor das HQB independentes: Benjamin Peppe, criação de Paulo Miguel dos Anjos, está completando 44 anos de existência.


Benjamin Peppe, como há muito tempo venho divulgando, foi criado pelo paulista Paulo Miguel dos Anjos em 1973, baseado em uma foto sua de juventude. O personagem teve suas tiras publicadas em diversos jornais (incluindo o sensacionalista Notícias Populares, de SP) e publicações independentes desde os anos 1970. De início, o personagem e seus amigos (o elenco secundário era eminentemente masculino, formado por Luís, Herman, Miguel, Romeu, Phelipe e o índio Hall) eram mais hippies e as histórias seguiam o estilo pastelão, pendendo para o politicamente incorreto (o Benjamin Peppe até consumia álcool!); com o tempo, o personagem se converteu. As HQ, visando o público mais jovem, passaram a adotar temas mais pertinentes à juventude, como a prática de esportes saudáveis, como surfe e skate, e a ecologia. Um elenco feminino (antes tímido, resumido fundamentalmente a Tia Lily, parente do personagem, e algumas garotas de aparição esporádica) foi sendo acrescentado, contando com a namorada do herói, Diana, e suas amigas Lysa, Olívia, Sandy, Bell, Vanilla e Luci. Antagonistas dos personagens foram acrescentados - os pitboys Badbad e Maumau, e suas respectivas namoradas, Monique e Malvina. Hoje, o elenco utilizável da série conta com 20 personagens - 19 criados por Paulo Anjos. O último, o gato Hawaii, foi criado por Eduardo Santana e começou a ser divulgado no início de 2017.
Sim. Faz muito tempo que ajudo a divulgar o personagem, o autor e o Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do personagem para outras mídias além dos quadrinhos. O projeto iniciou por volta de 2009, e, desde esse tempo, várias contribuições já foram dadas ao Projeto.
A maior parte das contribuições foi em forma de HQs e ilustrações do personagem. Todas essas contribuições são organizadas pelo próprio Anjos e publicadas nos gibis do personagem - ainda que, sendo a maior parte das contribuições em ilustrações pin-up, os gibis acabem ficando com mais jeito de catálogo de ilustrações do que de gibis (com o perdão da palavra). Ainda assim, muita gente boa, entre iniciantes e profissionais, nomes conhecidos e nomes que estão despontando no mercado, já contribuiu pelo menos uma vez com o Projeto, projetando (desculpe se a frase soou redundante) o personagem e seu criador nacionalmente. Dentre os nomes conhecidos, destacam-se: Júlio Shimamoto, Bira Dantas, Lincoln Nery (criador do Jou Ventania), Tako X e Alessandra Freitas (criadores do Marco e seus Amigos), Wellington Santos (criador do Vulto), Anita Costa Prado e Ronaldo Dias (criadores da Katita), Chagas Lima (criador do Icfire), Gisele Henriques (criadora do Gato Coió), Laerçon J. Santos (criador dos The Paraibanos de Subúrbio), Veronica Saiki (criadora do Verdugo), Jeferson Adriano (criador do Alvino), Dennis Oliveira, Adauto Silva, Luciano Oliveira (Luke Oliver), Gil Mendes, Moacir Torres (criador do Gabi), Eduardo Santana (criador do Planetiras), Omar Viñole (criador do Coelho Nero)... A esses nomes juntam-se outros, como Cátia Santos, Marcelo Dolabela, Paulo Joubert, Alexandre "Lexy" Soares, Vinícius Mendel, Edson Gonçalo, Vagner Luiz, Thiago PHZ, Aline Leal, Márcio Rogério Silva, William Rafael Paraizo, Rafael Pereira, Arruda e Renato Souza, Adriano "Sapão", Adriano Pelaez, Adriano Takemura, Guilherme Amaro, Maurício Tadeu, Bia Kassar, Paulo 15 (O Capilé), Mancini Mann, Rogério Curiel, Rom Freire, Cláudio Izar, Dantas Bispo, Gilson Alvarenga, Flávio Rodrigues, Carlos Alberto "Kenai"... e eu, Rafael Grasel. Todos com a liberdade de interpretar o personagem em seu próprio traço, ou em um traço próximo ao de Anjos, porém respeitando as características psicológicas do personagem e sua turma.
Logo, outras contribuições substanciais, previstas no Projeto, apareceram: Benjamin Peppe ganhou estampa em camisetas, estatueta e uma versão em boneco de pano. E o gibi recebeu, recentemente, medalha de mérito por sua participação no II Prêmio Abrahq, promovido pela Academia Brasileira de HQ em 2016.
Bem, retomando: Eu, Rafael Grasel, sou colaborador assíduo do Projeto Benjamin Peppe desde 2012. Confesso que, a princípio, não sentia muita simpatia pelo personagem, desde que o vi pela primeira vez em um anúncio publicado no fanzine QI, por volta de 2007, 2008. Eu não achava muito agradável o personagem no traço cubista de Anjos, embora o conceito fosse interessante. Até não fui muito simpático quando resenhei pela primeira vez alguns gibis do Benjamin Peppe. Com o tempo, isso foi mudando, a simpatia pelo personagem cresceu, à medida que fui conhecendo o Projeto Benjamin Peppe. Cheguei até a lembrar do seu aniversário de 40 anos, passados em 2013.
Vale lembrar: no século XXI, já foram feitas três séries de gibis do Peppe (montagens com as capas de cada série podem ser vistas ao longo da postagem): a primeira pela editora independente SM/Júpiter 2, de 2007 a 2014, com cinco números (mais aparições nos dois números do gibi humorístico Patacoada, da mesma editora);  a segunda, correndo em paralelo com a coleção da SM/Júpiter 2, no formato fanzine, editada e publicada pelo próprio Anjos, de 2009 a 2013, com seis números; e, desde 2015, pela Universo Editora Independente, com sete números até agora, com  nova identidade visual e até um logotipo novo - cortesia de Bira Dantas.
Bem. Comecei a colaborar com o Projeto em 2012 - minha primeira HQ com o Peppe foi um crossover com a minha personagem Letícia, publicado em Benjamin Peppe Fanzine # 4. Depois, veio um segundo crossover com a Letícia, publicado em Benjamin Peppe # 3, da Júpiter 2, de 2012. Em 2013, em Benjamin Peppe Fanzine # 5, é publicado "Letícia e Benjamin Peppe Contra o Lixo", uma "graphic novel" de 39 páginas, toda feita por mim. Depois, minhas contribuições passaram a sair nos gibis da Universo Editora. Desta vez, tiras solo do Benjamin (números 1, 2, 3 e 5) e uma republicação do primeiro crossover do Peppe com a Letícia (número 2).
Neste mês de maio, no entanto, tudo é ainda mais especial: o gibi # 7, da Universo Editora, está sendo lançado oficialmente. Com a republicação, em versão colorizada e retocada, de "Letícia e Benjamin Peppe Contra o Lixo", de Rafael Grasel. A aventura foi aumentada em 40 páginas. Ganhou uma capa especial desenhada por Bira Dantas, com cores de Jânio Garcia. E deu trabalho para deixá-la visualmente mais apresentável, neste aniversário de 44 anos do Benjamin Peppe.
O resultado vocês podem conferir, adquirindo o gibi junto à Universo Editora, que começou a disponibilizar o novo título hoje. Lembrando que os pedidos podem ser feitos através dos e-mails universoeditoraindependente@gmail.com, anjospaulo@zipmail.com.br ou benjaminpeppe@gmail.com.
Como uma forma de celebrar a data, ainda me dei ao trabalho de fazer uma ilustração especial, reunindo vários dos personagens independentes que, em algum momento, encontraram o Benjamin Peppe nas HQ, seja em uma única tirinha, seja numa história completa de duas páginas ou mais.
Estão representados na ilustração, da esquerda para a direita: no alto, Fécum e Budum, de Sérgio Jr.; Gustinho e Letícia, de Rafael Grasel, e, acima deles, Marianna, de Chagas Lima; Benjamin Peppe e Diana, de Paulo Anjos, e, no colo do Peppe, o gato Hawaii, de Eduardo Santana; Icfire, de Chagas Lima; e os The Paraibanos de Subúrbio, de Laerçon J. Santos. Embaixo: Wallece e Ping-Pong, de Thiago PHZ; Tatuman e Espelho, de Bira Dantas; Marco e Galapinha, de Tako X e Alessandra Freitas; e Jucal, de Lincoln Nery. Todos reproduzidos em traço que procurou imitar os de suas respectivas aparições. Tem uns personagens que foram fáceis de "psicografar", outros me fizeram cerrar os dentes para que ficassem o mais fiel possível ao traço dos respectivos criadores...
E aí, o que acharam da homenagem?
Bem, era isso, por enquanto. Agora o resto é com os leitores: está bem, o momento é de crise, mas não custa apoiar o quadrinho nacional.
Como diria Anjos, tudo HQB para todos! E que venham mais 44 anos para o Benjamin Peppe!
Até mais!

Nenhum comentário: