sábado, 13 de março de 2010

GERALDINHO, a revista - outra homenagem a Glauco

Olá.
A comoção pela morte do cartunista Glauco Villas Boas continua. O blog do Universo HQ (http://universohq.blogspot.com/) postou uma grande homenagem ao artista - vários cartunistas fizeram desenhos relativos à morte estúpida deste grande nome das HQ nacionais.
Bem, eis que resgato, da minha coleção de revistas, uma publicação que traz os personagens dele: GERALDINHO, o gibi. Este gibi foi publicado em 2003, pela Editoractiva, em colaboração com a finada editora Opera Graphica - foi lançado simultaneamente ao novo gibi do Geraldão, ambos com um número publicado cada.

GERALDINHO, como muita gente sabe, é a versão infantil do personagem Geraldão, o que deu projeção nacional a Glauco. GERALDINHO foi lançado no suplemento Folhinha do jornal Folha de São Paulo por volta de 1993, e seguiu sendo publicado por mais de quinze anos, simultaneamente às tiras e às charges políticas que Glauco produzia para o mesmo jornal.
GERALDINHO, por ser voltado para crianças, tem um humor mais leve que as outras criações de Glauco (o artista tinha outro garoto na sua galeria de personagens, o favelado Faquinha, de temática mais adulta) - mas não por isso menos anárquico. A pretensão do autor ao publicar o personagem era criticar a postura de a garotada levar uma vida consumista e modista.
Bem. Tal como sua versão adulta, GERALDINHO tem o mesmo traço característico dos outros personagens de Glauco - os olhos esbugalhados e juntos, o nariz grande e redondo, a garrafa na cabeça, o "terceiro braço" com o qual ele segura geralmente uma espécie de cachorro-quente pingando ketchup e estar andando sempre de bermuda sem camisa. A diferença é que Geraldão às vezes anda pelado, às vezes com seringas espetadas no corpo, namora uma boneca inflável, é vadio, está sempre de pileque e tem um complexo de édipo na décima potência, enchendo o saco de sua mãe; como GERALDINHO, ele continua enchendo o saco da mãe, mas com uma gulodice que só supera sua energia, e o terceiro braço também equilibra um sorvete com muitas bolas coloridas - o personagem é fanático por sorvete. Enfim, o GERALDINHO é um pestinha, na melhor tradição das HQ infantis. E sempre acompanhado de seu fiel companheiro de bagunça, o Cachorrão. Mais tarde, entrou para a família Tufinho, o insistente gato de rua. Além dele, também aparecem nas tiras a gang dos Folgatos e a turma do Cachorrão.
Bem. GERALDINHO, o gibi, traz algumas tiras do personagem, em diversas situações: brincando de equilibrista, fugindo do banho, soltando foguetes de São João, se entupindo de sorvete, tirando o máximo proveito do skate (exemplo abaixo)... gastando, enfim, sua infinita energia infantil. E tudo isso em companhia do Cachorrão, para desespero de sua mãe.
Na revista, também vemos Tufinho em insistentes tentativas para ser adotado pelo Geraldinho - a mãe do garoto tenta a todo custo se livrar dele, mas o gatinho vence pelo cansaço. Para completar a revista, páginas para colorir e passatempos.
Algumas das tiras da edição foram diagramadas no computador - é evidente pela balonização empregada. Mas algumas foram balonizadas e letreiradas à mão. No entanto, o traço inconfundível de Glauco permanece, e quase todas as tiras são engraçadas, na medida para divertir as crianças. Só o porém da revista é a diagramação das tiras nas páginas, que deixa bastante a desejar, e algumas tiras que são "repetidas" - às vezes uma tira que foi apresentada páginas atrás é "reapresentada" numa "nova versão", só mudando os textos e os balões.
Hoje, a revista pode ser encontrada nos refugos de algumas bancas, em sebos ou mesmo algumas revistarias. A qualidade não chega a ser excelente, mas foi uma boa iniciativa. Com certeza, agora vão se multiplicar as coletâneas de tiras do Glauco após a morte do autor.
Para encerrar, um segundo desenho que fiz em homenagem ao Glauco. Bem, seria o Geraldinho no meu traço. Não esqueci nada: a garrafa na cabeça, o cuecão, o "terceiro braço", o cachorrinho quente, o sorvete. Só os traços do rosto que são diferentes.
Descanse em paz, Glauco!
Esperamos que teu assassino seja logo encontrado e punido conforme a lei!
Até mais!

Nenhum comentário: