sábado, 27 de março de 2010

Livro: ECLIPSE

Olá.
Continuando a série especial sobre Crepúsculo, a série de sucesso da americana Stephenie Meyer, o livro de hoje é ECLIPSE, a terceira parte da saga de Bella Swan e seu namorado, o vampiro Edward Cullen. A adaptação cinematográfica deste livro estreará nos cinemas em breve - e quem dirigirá o filme será David Slade, que possui outro filme de vampiros no currículo: 30 Dias de Noite, adaptação da HQ de Steve Niles e Ben Templesmith.

Só não entendi a fita partida na capa do livro, assim como aquela flor na capa de Lua Nova...
Bem. No episódio anterior, Lua Nova, Bella, que parece estar sempre com um pé na cova, arriscou sua vida para salvar a vida de Edward Cullen. Para isso, ela precisou ir, junto com a amiga Alice, à cidade de Volterra, na Itália, domínio dos vampiros Volturi, defensores da tradição vampírica. Bella conseguiu se salvar porque também é imune aos poderes especiais da guarda Volturi - assim como é imune ao poder de leitura de mentes de Edward. Um perigo dos grandes, mas surtiu resultado: Edward e a família Cullen, de vampiros vegetarianos, voltou para a cidade de Forks. Bella já pensa em se tornar vampira também, mas Edward impôs uma condição: que a garota se casasse com ele antes. Diante de tal proposta, Bella até mesmo pede aos Cullen - Alice, Jasper, Emmett, Rosalie, Carlisle e Esme - que votassem a favor ou contra a possibilidade de Bella ser imortal.
ECLIPSE começa com Bella retomando sua vida normal. O pai de Bella, o policial Charlie, impôs algumas restrições aos encontros dela com Edward - depois de o vampiro ter abandonado a garota no livro anterior. Mas já está formado o triângulo amoroso: Bella, Edward e Jacob Black, o melhor amigo da garota que se tornou um lobisomem. Quer dizer, não diretamente, porque é aqui que Jacob se declara para Bella. Aliás, essa é a grande dúvida do personagem: com quem ficar? Com Edward ou com Jacob? Se tornar imortal ou permanecer humana? Bella ama Edward, mas não gosta da idéia de ver Jacob sofrer.
Bem. Bella já tem um emprego de meio período, e está prestes a se formar no colégio. Aliás, Edward se dispôs a custear a faculdade da garota, o que ela concorda muito a contragosto. Mas nem tudo são flores: Victoria, a vampira nômade, está atrás da garota. Para quem não se lembra, Victoria fazia parte do grupo de vampiros nômades que apareceu no primeiro livro da série: os outros dois membros, James e Laurent, foram mortos; James foi morto pelos Cullen depois de perseguir e quase matar Bella; e Laurent foi estraçalhado pelos lobisomens de La Push, onde Jacob mora. Resta Victoria. E ela já começou a pôr em prática um plano ousado: morde pessoas em Seattle, que, dadas como mortas, se transformam num exército de vampiros recém-criados. Essa onda de "assassinatos" têm sido a grande preocupação da polícia nesse momento.
Ao mesmo tempo em que se apronta para a formatura e convive com Edward e os Cullen - Alice vive insistindo em levar Bella para fazer compras, experimentar maquiagens ou fazer outros "programas de mulher" a contragosto da garota - , Bella tenta se reaproximar de Jacob e retomar a amizade como era antes de o índio se tornar lobisomem. No entanto, Jacob despreza os vampiros, a quem chama pejorativamente de "sanguessugas". A tensão entre Edward e Jacob é notável quando ambos se encaram.
No entanto, Jacob não recusa a companhia de Bella. O melhor momento de todo o livro é quando Jacob decide levar Bella a La Push para uma cerimônia da tribo dele - da adesão de mais um lobisomem ao grupo liderado por Sam Uley - e lá são contadas as lendas, histórias fantásticas do povo quileute sobre a origem dos lobisomens. Uma parte realmente mágica.
É nesse momento que descobrimos mais alguns "poderes" que Jacob adquiriu quando se tornou lobisomem. Além de um envelhecimento mais lento e de incremento de massa muscular, o lobisomem também tem recuperação alígera (pode curar ferimentos rapidamente) e possui grande resistência - num momento de raiva, Bella chega a socar o rosto de Jacob - e ela quebra a mão!). Ah: e também ficamos sabendo o que é imprinting - quando um lobisomem encontra sua "alma gêmea" ao olhar para uma pessoa. No caso de Jacob, é diferente.
Também aqui, ficamos conhecendo um pouco sobre o passado dos membros da família Cullen. Quer dizer, já conhecemos um pouco sobre Edward - que foi mordido por Carlisle quando estava doente da Gripe Espanhola - e de Alice - que havia sido interna de um sanatório, e já fora perseguida por James no passado. Agora é a vez de Emmett, Jasper e Rosalie, com destaque para esses dois últimos. Rosalie, antes de ser vampira, tinha tudo o que uma garota podia querer - beleza, posição social - mas que havia sido estuprada pelo noivo, e salva por Carlisle. É por isso que Rosalie não gosta de Bella: Rosalie daria tudo para ser humana novamente. A história de Emmett é interligada à da Rosalie: ferido por um urso, teve sua vida salva por Rosalie, que o levou até Carlisle. Já Jasper é diferente: mordido por um vampiro durante a Guerra da Secessão nos EUA, ele andarilhou com outros vampiros recém-criados até encontrar Carlisle.
Assim, os conhecimentos de Jasper sobre vampiros recém-criados vai ser útil aos Cullen: o exército de Victoria está vindo a Forks, com o intuito de pegar Bella. E, para evitar que a garota seja vitimada, uma aliança entre os vampiros e os lobisomens é formada. Os vampiros, até então, sempre respeitaram as fronteiras dos quileutes lobisomens quando caçavam animais para se alimentar. Bem, agora o negócio é outro. A prioridade é combater os recém-criados.
Na véspera da batalha, Edward decide levar Bella para acampar na floresta - depois que um dos recém-criados entrou no quarto de Bella para pegar uma de suas roupas e captar o cheiro da garota. Lá, fica ainda mais clara a tensão entre Edward e Jacob pelo amor de Bella. A garota, num momento de desespero, chega a se declarar a Jacob, antes de este partir para a batalha. Mas ambos deixam claro que, em se tratando de um motivo comum, as diferenças devem ser deixadas de lado.
Este livro já melhorou a saga um pouco. Novamente, é Jacob Black que se revela o personagem mais carismático da trama - embora Bella tenha aumentado a carga de ironia em sua narrativa.
Ah, e o livro, em relação aos outros, apresenta uma novidade. Enquanto que nos outros livros era Bella que exclusivamente narrava a trama, desta vez ela divide a narrativa com Jacob. Sim: o índio é quem narra um dos capítulos do livro!
E o terreno já está sendo preparado para o grande desfecho da trama, que se dará no quarto livro, Amanhecer. É o assunto da próxima postagem.

EXPLICAÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES
Bem, eu desenhei para ilustrar o post os "irmãos" de Edward: Alice, Jasper, Emmett e Rosalie. Fiz o possível para que ficassem parecidos com os retratados nos filmes. Para isso, tive de comprar uma revista sobre o filme - dentre tantas que atulham as bancas de revista.
Já a ilustração com o Jacob, eu o fiz desta vez ladeado pela sua versão lobisomem.
Ficaram parecidos, não? Ah, qualquer reclamação a respeito, é só deixarem um comentário ou escreverem um e-mail: rafaelgrasel@yahoo.com.br.
Até mais!

Nenhum comentário: