sábado, 16 de outubro de 2010

Letícia de volta às origens ou novo blog!

Olá!
Hoje, estou anunciando uma novidade para vocês, com relação à minha personagem, a Letícia.
Muitos devem saber que eu tenho um pequeno rol de personagens, mas a Letícia é a personagem à qual eu mais me dedico nesse momento. Pois bem, nesse momento acabo de criar um novo canal de divulgação da minha personagem.
Trata-se do Blog da Letícia. Isso mesmo: agora a Letícia ganhou um blog próprio, onde serão publicadas todas as tiras dela, desde o começo!
A publicação das tiras, a princípio, será nos fins de semana, entre sexta e, provavelmente, segunda-feira; serão duas por dia.
Para quem não conheceu a série toda da minha personagem, eis a chance de conhecê-la. Ah: mas ela também continuará sendo publicada no Estúdio Rafelipe. Agora, estarei administrando dois blogs!
O Estúdio Rafelipe continuará trazendo até vocês informação, cultura e as já tradicionais ilustrações deste que vos digita. Mas agora, vocês terão o Blog da Letícia para conhecerem minha personagem, como já disse. Por que cargas d'água não pensei nisso antes?! Buá!
Aguardem novidades!
UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DE LETÍCIA
Chegou a hora de contar a vocês como nasceu a minha personagem e um pouco da sua trajetória.
Letícia foi criada em 2004, quando eu ainda estava na Universidade Federal de Santa Maria. Quer dizer: quando criei a personagem, eu havia criado a piada antes da personagem. É que, quando eu vinha voltando para casa, dia desses, eu vinha com uma piada na cabeça, e quando cheguei me pus a desenhar. Mas, quando resolvi criar os personagens que iam atuar na piada, pensei: "por que não colocar uma menina?" E, sem pensar, criei o visual da Letícia, com o cabelo arrepiado. E de saída, também criei o Gustinho - mas ainda sem o fio de cabelo sobrando na nuca. Quando estava desenvolvendo a historinha, logo pensei em tornar a menina uma personagem fixa - e a batizei com o nome de Letícia, em homenagem a uma colega de escola que tive na Primeira Série, que se chamava Rita Letícia e era muito travessa. Eis aqui um trecho da primeira historinha que desenhei dos personagens. A Letícia não saiu muito bonita na primeira aparição, não é verdade?

Na segunda historinha, o visual melhorou um pouco (trecho abaixo).
Ah: essas primeiras histórias foram desenhadas em papel A3, mas nunca foram publicadas. Ainda estão guardadas.
Mas nessas primeiras historinhas, criei ainda o Manél. Eis abaixo sua primeira aparição:
Essas primeiras historinhas eram conhecidas apenas pelo pessoal do Núcleo dos Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., e alguns dos membros já disseram: "A Letícia tem um quê de Luluzinha..."
Concordo. Quando comecei a refletir sobre a personagem, tinha em mente uma menina esperta e ao mesmo tempo arteira. Em suma, perpetuando uma tradição em quadrinhos infantis.
Mais tarde, depois de um tempo sem desenhar a personagem, resolvi desenvolvê-la em forma de tiras. Desenhei as oito primeiras tiras de Letícia desta vez em papel A4 - vale lembrar que o meu personagem, dentro do Núcleo, era o Teixeirão. E elas ficaram um tempo guardadas, até que pintou a oportunidade: o Marcel Jacques, do Quadrinhos S. A., pediu as tiras para que fossem publicadas em um espaço que o jornal A Razão, de Santa Maria, RS, estava abrindo para que o Núcleo divulgasse seus artistas - a cada quinta-feira, eram duas tiras e um cartum. E assim, no caderno Teen do jornal A Razão, de 16 de agosto de 2007, aparecia a primeira tira de Letícia. Ela dividia a página - pouco mais de um quarto de página - com o Lenis, do Marcel Jacques, e um cartum do Bício. Abaixo, a primeira tira:
Foi nesse período que apareceram duas novas personagens, a Aristéia e a Simoninha. O objetivo era deixar o quadrinho menos machista, uma vez que a Letícia tinha dois amigos meninos e até erntão nenhuma amiga menina. Confesso: antes de fazer as tirinhas, eu nem havia desenhado os personagens previamente: só fuii colocando-os no papel conforme minha imaginação mandava.
A personalidade de todos os personagens fui construindo aos poucos: a Letícia é a menina arteira, cheia de ideia e que gosta de comer de tudo; o Gustinho, também cheio de ideias malucas, é o menino que gosta de tomar banho (foi nas tiras que ele ganhou o fio de cabelo na nuca, para que a aparência dele não ficasse tão comum); o Manél é aquele tipo inteligente, sensato - não pude evitar de fazê-lo com os óculos enormes e deixá-lo com a cara do estereótipo dos CDFs da escola, simplesmente não resisti; e a Aristéia e a Simoninha são as amigas fofoqueiras da Letícia. Quando a situação exige, os cinco podem se unir para resolver a situação.
A publicação foi quase regular, às quintas-feiras. A última tira da personagem saiu no dia 13 de março de 2008 - pouco antes de eu ir embora para Vacaria.
Desde então, tenho na internet a forma de divulgar minha personagem. Comecei a publicação desde a primeira tira. E agora, a Letícia tem o seu blog próprio, uma chance para os que não conheceram minha personagem poderem conhecer. E, de repente, pintar uma oportunidade de publicá-la de forma impressa.
Fica a dica.
Até mais!

2 comentários:

Metmorfose disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Metmorfose disse...

Olá amei o seu Blog por inteiro, ainda mais que eu também me chamo Letícia *-------------------*
Parabéns pelo seu trabalho, se quiser visitar o meu Blog "Menina Travessa" ficaria muito honrada :
http://les-fly.blogspot.com
E se não se importa coloquei o Link do seu Blog no meu, pois achei muito interessante e que merece ser reconhecido ^^.