domingo, 15 de maio de 2011

Conheçam o PROJETO BENJAMIN PEPPE!

Olá.

Há algum tempo atrás, eu falei do personagem Benjamin Peppe, criação das HQ alternativas brasileiras criada pelo cartunista Paulo Miguel dos Anjos.

O boa-praça Benjamin Peppe, cujas histórias tematizam os cuidados com o meio ambiente e a prática de esportes saudáveis, já foi publicado em diversos jornais fanzines do Brasil e do exterior. Ganhou duas revistas pela editora Júpiter 2 (Já resenhadas aqui no blog). Porém, seu autor tem pretensões de levar seu personagem ainda mais longe.



Paulo Miguel dos Anjos lançou, por volta de 2008, o Projeto Benjamin Peppe. O objetivo do autor é licenciar o personagem para merchandising, tiras para jornais, pôsteres, revistas. Esse projeto também inclui a produção de uma série para televisão (desenho animado ou série com autores), filmes, CD de música e teatro - que só serão possíveis se houver interesse por parte de algum patrocinador. Bem, a ideia central é tornar o personagem conhecido em todo o país - Benjamin Peppe é o tipo de personagem que pode dar certo nas mídias "maiores", pois ele incentiva a prática de esportes e os cuidados com o meio ambiente, o que cai como uma luva em projetos educacionais. Paulo Miguel dos Anjos também prevê, para breve, que o site da internet do personagem entre no ar.

Por enquanto, o Projeto Benjamin Peppe está limitado aos fanzines. Mas os fanzines do Projeto Benjamin Peppe são especiais: neles foram publicados desenhos, ilustrações e histórias do personagem produzidas por outros desenhistas brasileiros. O legal dessas publicações é ver o personagem e seus amigos em traços diferentes, realizados por talentos do quadrinho nacional, célebres ou simplesmente alternativos.

Por isso, Paulo Miguel dos Anjos, ou simplesmente Anjos (como ele assina), está pedindo para vários desenhistas e/ou roteiristas nacionais que mandem desenhos, tiras ou historinhas já desenhadas ou simplesmente roteiros (que Anjos se encarregará de desenhar), a título de cortesia, para que o interesse pelo personagem aumente e dê chances para que o projeto, em sua totalidade, se concretize. Não seria nada mau ver Benjamin Peppe e seus amigos em uma série de TV... deve despertar muito mais interesse que Malhação!

Bão, antes de falar das quatro revistinhas-fanzines lançadas até agora do Projeto, esclarecerei um pouco para vocês o que é Benjamin Peppe, publicando aqui o texto que Anjos sempre publica quando fala de sua cria, que esclarece mais detalhes sobre o personagem e sua turma:

"Benjamin Peppe e sua Turma adotam o tema Ecológico (cuidados com o Meio Ambiente, Preservação da Natureza, Reciclagem de Materiais, etc.) relacionado com os esportes saudáveis (Surf, Bodyboard, Skate, Futebol, Natação, Bicicross, Vôlei de Praia, Basquete e Handbol). Tem a Tia Lily que, apesar de conservadora, participa com bom humor das aventuras da Turma, e tem mais dois casais de namorados que adoram as nuances do mal e da trapaça nos esportes, mas nunca conseguem chegar às finais das competições como vencedores. São 19 personagens ao todo. A personalidade de Benjamin Peppe e sua Turma se adapta ao dia-a-dia de transformações dos problemas sociais, que acabam virando piadas com uma boa dose de humor e até com um pouco de poesia, seja em casa, no bate-papo do barzinho da moda, ou na praia praticando esportes saudáveis, ao lado de uma turminha jovem e moderninha, ingênua, cheia de fantasias, com gatinhas e gatões falando a linguagem deles, em uma praia ecológica conhecida ou imaginária, onde nascem e crescem até flores, de tão despoluída."

Os 19 personagens, quase todos casais de namorados, foram sendo construídos aos poucos. Benjamin Peppe foi criado em 1973. Primeiro vieram os rapazes, que seguiam o estilo hippie, em histórias do tipo pastelão; mais tarde, conforme o traço foi se modernizando, as garotas foram acrescentadas. Os personagen são os seguintes: Benjamin Peppe, o líder da turma; Luiz, o barbudo instrutor de esportes; o romântico Romeu; o filósofo Phelipe; o conformista Herman; o avoado Miguel; o índio moderninho Hall; a conservadora, mas jovial Tia Lily; a esotérica Vanilla (namorada de Phelipe); a aspirante a estrela Lysa (namorada de Luiz); a romântica Olívia (namorada de Romeu); a sonhadora Sandy (namorada de Herman); Bell (namorada de Miguel), mais organizada que o namorado; a índiazinha Luci (namorada de Hall); Diana, a namorada de Benjamin Peppe; os pitboys Badbad e Maumau e suas respectivas namoradas, Monique e Malvina (os tais casais que adoram as nuances do mal e da trapaça).

Talvez o principal problema das histórias de Benjamin Peppe seja o excesso de personagens, que não são aproveitados em sua totalidade. Além isso, há o fato de Hall e Luci se parecerem pouco com índios - de fato, eles parecem mais índios norte-americanos que índios brasileiros, com aqueles penachos na cabeça. Por isso, aí vai uma sugestão a Anjos: reformular a aparência do Hall e da Luci.

Bão. Como eu disse, foram lançados até agora quatro revistinhas fanzine, todas publicadas pelo próprio Anjos, do Projeto Benjamin Peppe. Vejamos agora as edições e quem participou delas:
BENJAMIN PEPPE FANZINE 1

Lançado em 2009.

Participam da presente edição, além do próprio Paulo Anjos, os desenhistas Laerçon J. Santos (editor do fanzine Boca Suja e criador dos personagens Paraibanos do Subúrbio, Carta para Afras e Pato de Botas), com três historinhas cômicas (com a participação dos Paraibanos), e William Rafael Paraizo (criador do gibi Pedro e a Turma do Barulho, publicado pela editora Júpiter 2, mas hoje esgotado), que desenha a história A 5a. Copa Magdalena Peppe de Handebol Feminino (com roteiro de Anjos). Essa historinha é longa e, apesar de trazer alguma informação sobre lixo reciclável e dos personagens ficarem mais "simpáticos" no traço de Paraizo, o roteiro é fraco, e teria funcionado melhor se o artista não tivesse abusado tanto dos desenhos de meio corpo dos personagens. Completa a edição um texto informativo sobre Handebol, extraída do jornal Folha Universal.
BENJAMIN PEPPE FANZINE 2
Lançado em 2010.

Aqui, o projeto quadrinhístico começa a engrenar. Além de Anjos, participam: Júlio Shimamoto (ele mesmo!), com uma historinha curta; Adriano "Sapão", desenhando Peppe, na historinha II Campeonato Ecológico, com um traço mais cartunesco e funcional; Cláudio Alves, com A Grande Sacada (infelizmente, o traço dele não funcionou a contento); tiras no traço de Chagas Lima, Edson Gonçalo e Marcelo Dolabella; uma página meio sem pé nem cabeça de Cátia Santos; Aline Leal, criadora da série Baralho do Caos, trazendo Benjamin Peppe numa frustrante viagem ao Rio de Janeiro; Paulo Joubert, numa historinha onde Peppe ensina como aproveitar uma garrafa PET; Laerçon Santos, trazendo mais um crossover entre Peppe e Paraibanos do Subúrbio; e mais ilustrações de Adriano Pelaez, Adriano Takemura, Celsinho, William Rafael Paraizo, Márcio Rogério Silva, Jeferson Adriano e Wagner e Arruda. Completa a edição anúncios de revistas da editora Júpiter 2 (além da revista própria, Benjamin Peppe teve histórias publicadas na revista humorística Patacoada, da mesma editora, hoje esgotada), e uma lista de sites amigos das HQ brasileiras.
BENJAMIN PEPPE FANZINE 3

Lançado em 2011.

Além de Anjos, colaboraram para esta edição, que melhora muito em relação às anteriores (agora com capa colorida): Laerçon Santos, com mais crossover entre Benjamin Peppe e Paribanos do Subúrbio; Aline Leal, trazendo Benjamin Peppe como personagem de duas historinhas de Baralho do Caos; Chagas Lima, trazendo um interessante crossover entre Benjamin Peppe e o super-herói Icfire, criação de Chagas Lima; Cláudio Alves, agora com traço melhorado, trazendo Peppe na historinha Esta Onda Vai Longe; e mais ilustrações de Júlio Shimamoto (ele de novo!!), Anita Costa Prado e Ronaldo Dias (criadores da personagem Katita), Cláudio Alves, Paulo Joubert, Matheus Muniz, Chagas Lima, Aline Leal e Márcio Rogério Silva (este deixou o Benjamin Peppe com cara de durão). E mais sites recomendados.
BENJAMIN PEPPE - PROJETO

Lançado em 2009 (na verdade, parece que foi o primeiro a ser lançado).

Nessa edição, são dados mais detalhes do projeto, além de apresentar exemplares de colaboradores. Além de Anjos, participam: Aline Leal, Adriano Pelaez, Cátia Santos, Wiliam Rafael Paraizo, Alexandre "Lexy" soares, Vinícius Mendel, Edson Gonçalo, Vagner Luiz, Marcelo Dolabella, Wagner E Arruda, Paulo Joubert, Jeferson Adriano, Laerçon Santos. Além de tiras, historinhas e ilustrações do próprio Anjos, e do remake da historinha em que Benjamin ensina como aproveitar uma garrafa PET (roteiro de Paulo Joubert e desenhos de Marcelo Dolabella).

Quem quiser conferir e/ou participar do projeto, que já se encaminha para sua quarta edição, escrevam para: anjospaulo@zipmail.com.br, ou para benjaminpeppe@gmail.com. Cada fanzine custa R$ 3,00. Ou então, escrevam para: Paulo Miguel dos Anjos - Rua Kiel, no. 55, Apto. 13-D - São Paulo, SP - Cep: 02512-050.

Vamos tornar um personagem das HQ nacionais conhecido!

Para encerrar, mais um triplex de Bitifrendis. Elas também podem ser lidas no site Quadritiras (http://www.quadritiras.com.br/).
É isso aí.

Até mais!

Um comentário:

anita disse...

Benjamin Peppe é um personagem que passa valores positivos.
É um talento genuíno do quadrinho nacional.