Hoje, no Estúdio Rafelipe, inicio uma nova série de postagens sobre quadrinhos.
Para quem ainda está por fora, três novas séries em quadrinhos chegaram recentemente às bancas. O melhor de tudo: elas são brasileiras!
Bem, eu estou falando destas séries agora porque só agora me animei a comprar os números 1 e 2 de cada uma. Não foi por falta de informação.
A Editora Abril promoveu, em 2010, o Prêmio Abril de Personagens, com o intuito de lançar novos autores de HQ e novas HQ infantis – a faixa etária contemplada são as crianças de 7 a 12 anos. Bem, saíram dois vencedores, mas uma obra, menção honrosa, saiu junto com as outras.
Os gibis deveriam ter sido lançados em agosto de 2011, mas alguns problemas adiaram o lançamento do número 1 das três obras para janeiro de 2012. E, em março, eles ganharam um número 2 – e olha que a principal crítica da iniciativa foi a falta de periodicidade das revistas, que não havia sido definida até então.
Ah, e a segunda edição do concurso está no ar. Ela fica aberta até o dia 30 de abril. Saibam mais em www.premioabrildepersonagens.com.br/.
Ah, sim: os gibis vencedores de 2010 foram: UFFO, de Lucas e Lilian Lima; e Garoto Vivo, de Fabrício Pretti. A menção honrosa, que também ganhou o gibi, foi Gemini 8, de Celia Catunda e Kiko Mistorigo.
Na postagem de hoje, vou falar do primeiro vencedor: UFFO.
O GIBI
UFFO – UMA FAMÍLIA FORA DE ÒRBITA é criação de Lucas Lima e Lílian Lima. Dos vencedores do Prêmio Abril de 2010, Lucas Lima é o mais conhecido desenhista, e que já a algum tempo está na estrada: ele também é o criador das tiras do personagem Nicolau e Seus Queridos Vizinhos. Para conhecer um pouco mais sobre o autor e sua obra, seu site oficial é www.lucaslima.com/.
Lucas Lima – não confundir com o músico, membro da Família Lima e marido da Sandy – faz a arte e divide com a esposa Lilian os roteiros da série, muito mais adaptada ao público infantil.
Bem. UFFO já é autoexplicativo no subtítulo: o tema da HQ é a convivência entre humanos e alienígenas. Estes, no caso, são um grupo de pesquisadores de outro planeta, que se disfarça como uma família humana para estudar os terráqueos.
A tal família é composta por: Cosmo, um perito em tecnologia, que se disfarça como o pai; Celeste, uma cientista social, que faz a mãe; Zac, o filho, é um aventureiro; e Galileu, o capitão do grupo, se disfarça como o cachorro da família. O disfarce humano é possível graças a um aparelho, o transfigurador, um cinto especial que faz os alienígenas assumirem a forma humana.
Mas essa família de alienígenas é bem-intencionada: o objetivo deles é apenas estudar os hábitos dos terráqueos, e conviver com eles. Aliás, as situações engraçadas do gibi acontecem por conta dessa tentativa de convivência. Cosmo, por exemplo, passa boa parte do tempo se empanturrando com a comida da Terra e se atrapalha todo nos ditados e expressões lingüísticas; Celeste se porta como uma mãe terráquea, é sábia, mas é dona de poderes de persuasão e hipnose (a história do número 2 onde ela visita um salão de beleza, é hilária); e Galileu é bastante exigente e esquentado, principalmente pelo fato de ter de agir como um cachorro – e o constrangimento maior é saber que os cães terrestres cheiram os rabos uns dos outros.
Quem se dá melhor convivendo com os terráqueos é Zac, que possui a aparência de um macaco roxo, é sensato mas dono de uma grande força, e que se sai melhor agindo como um garoto terráqueo. Logo na primeira história, ele revela à classe terráquea onde vai estudar que ele e sua família são alienígenas – mas, constatando que os humanos são incapazes de guardar segredo, apaga as memórias da professora e dos alunos. Mas um dos colegas de Zac não é afetado pelo aparelho de memória...
...e esse colega é Pepê, um garoto simpático, o único humano que sabe que a família é alienígena. E acaba se tornando amigo deles, e até participando de aventuras ao lado de Zac, Cosmo, Celeste e Galileu.
Falta alguma coisa? Oh, claro: o carro da família, Asteroide. Uma espécie de versão com rodas do carro dos Jetsons, Asteroide é uma máquina com inteligência própria, que se dirige sozinho, pode se transformar em um carro comum e é movido a refrigerante!!! Que pena que a parte do disfarce não se estenda à casa, que continua na forma do disco voador na qual a família veio à Terra...
Falta mais alguma coisa? Aah, claro, o vilão. O principal vilão da série é Pumka, o irmão mais novo de Galileu – só que roxo e com três olhos. Revoltado por não ter sido escolhido para integrar o grupo de exploradores, Pumka chega à terra louco por vingança e, de quebra, buscar uma forma de dominar o planeta (lógico!).
UFFO, desse modo, é um excelente gibi infantil: muitas situações engraçadas a ponto de agradar adultos e crianças, sem ferir suas inteligências; um traço cartunesco e funcional, combinando bem com o roteiro; e é um gibi brasileiro de excelente qualidade.
E, ao que parece, o gibi está se confirmando como bimestral. Tem tudo para ter uma boa longevidade nas bancas. Basta a resposta do público ser a melhor possível, portanto vamos colaborar, pessoal!
Ainda mais que o preço é convidativo: R$ 1,95 cada número! Com sorte, ainda dá pra achar o número 1 nas bancas. E, segundo informações, o número 3 já está chegando!
Conheçam melhor a serie acessando o site oficial: www.uffo.com.br/. O site é ligado ao da revista semanal Recreio, da mesma editora Abril, já que, semanalmente, também estão saindo nessa revista tiras com os personagens.
É isso aí.
Na próxima postagem: GAROTO VIVO, o segundo gibi vencedor!
Para encerrar, pegando o tema alienígenas, resolvi fazer uma pequena HQ, baseada numa esquete do saudoso desenho animado Freakazoid. Algumas perguntas podem não ser relevantes de serem respondidas, mas que tal a desculpa da “sobrevivência de todo o universo” para elas ganharem uma resposta? Ainda mais essas perguntinhas engraçadas?
Bem, convenhamos: teria saído melhor se eu entendesse mais de pintura digital, né? Buá!
2 comentários:
ok pode coloca o link das postagen no seu blog e obrigado por ologia meu blog vou tar tentando melhora ele e cresendo cada vez mais.
acho que entendi eu posso fazer um poste indicando as pessoa a acessar
o seu blog e ver as postagen da resenhas da serie
Postar um comentário