sexta-feira, 6 de março de 2009

Salve o Dia Internacional da Mulher!

Olá.
8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, uma data que não pode ser ignorada.
Porque representa a luta das mulheres pela conquista de seu espaço na sociedade. Ela conseguiu a muito custo conquistas como o voto, a igualdade de direitos no trabalho, entre outros benefícios que até a segunda metade do século XX lhes vinham sendo negados pelos homens. Sim: desde que a humanidade começou a andar sobre duas pernas, a mulher vem sendo oprimida pelo homem. Inclusive, o machismo arraigado na sociedade produziu muitas histórias tristes e exemplares de mulheres que acabaram mal suas vidas unicamente por serem mulheres!

O machismo na verdade faz muito mal à sociedade. É a negação hipócrita do lugar da mulher na sociedade, de sua importância. Lugar de mulher é na cozinha? Atualmente, essa afirmativa entrou em desuso. Pois reparem: as mulheres estão galgando altas posições que antes eram exclusividade dos homens. Estes impunham barreiras para que uma mulher não alcançasse tal posição. Preconceito.
Bom, as mulheres conseguiram as conquistas significativas que as equiparam aos homens dentro da sociedade, não são mais as submissas rainhas do lar, que dependem do marido para tudo. Nos anos 50, ainda era vergonhoso, inclusive, uma mãe solteira. Era preciso do homem para tudo.
Tá. As mulheres conseguiram muito, mas ainda precisam alcançar mais. Digo precisam porque ainda existe a questão da violência. A mulher ainda é submetida à violência, inclusive sexual. Sem falar na exploração de seu corpo. Mulheres que são tratadas como objeto pelos homens! Isso ainda causa vergonha!
Hoje, a mulher brasileira pode contar com mais uma ferramenta de ajuda para superar esse grave problema, a Lei no. 11.340, ou Lei Maria da Penha. A lei, assinada pelo presidente Lula em 7 de agosto de 2006, pune com rigor quem agredir a mulher. As denúncias de violência contra a mulher só fizeram crescer desde então, mas ainda há mulheres que sofremcaladas - não denunciam o parceiro. Por quê, me pergunto? Porque é o homem que sustenta a casa? Por amor? Quem sabe...
Dia da Mulher não deve ser limitado apenas ao 8 de março. Deve ser todo dia! Os homens podem dizer: "pelo menos, temos os outros 364 dias do ano para nós." Quanto chauvinismo! Temos de dar às mulheres um motivo para se orgulharem de serem mulheres. Desse modo, seremos realmente homens. Se formos machistas, se criarmos nossos filhos homens como machistas, não seremos homens. A mulher é fonte de vida, afinal é do ventre delas que nós nascemos. Elas sabem dar carinho melhor que qualquer um. Então, que me dizem, homens? Aderem à idéia ou fogem para as montanhas?

Este texto saiu meio atropelado, reconheço. Mas tinha de deixar uma mensagem referente ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre agora, em 8 de março. Uma data que não pode ser esquecida.
Eu mesmo já arranjara, quando ainda estava na faculdade, uma forma de homenagear a mulher no seu dia: desenhei e pintei à mão uma série de cartõezinhos, que distribuí às minhas conhecidas da faculdade. Bem, não era muito, mas era o que estava ao meu alcance - não tinha dinheiro para comprar flores para distribuir... Era o que eu podia fazer. Pois o que vale é a intenção... Reconheço que poderia ter feito mais. Queria ter feito mais.
Mas sei que faço mais respeitando as mulheres durante todo o ano. Tratando-as com o respeito que elas merecem. Demonstrando, através de pequenos gestos, que o cavalheirismo não morreu. Eis uma amostra dos tais cartões. É minha forma de homenagear as heroínas da resistência.
Tenho grande admiração por mulheres fortes, as que sabem o que querem da vida. Inclusive, algumas de minhas HQs e programas de TV favoritos são protagonizados por heroínas mulheres.
É, desde os anos 60, as mulheres nas HQ deixaram de ser simples namoradas de heróis e se tornaram heroínas, também. Trabalho de herói não é coisa apenas para macho, meus caros! Tem heroína que deixa os heróis homens no chinelo, em certos casos... Procurem, vejam e constatem!
Bão. Fica aqui, pois, minha homenagem. Poderia ter sido bem melhor do que isso, mas compreendam, amigas: o que vale é a intenção.

Nenhum comentário: