quinta-feira, 12 de março de 2009

Uatchimen

Olá.
Fãs de quadrinhos estão com os nervos à flor da pele, ultimamente. Isso porque acaba de chegar, ao cinema, a esperada adaptação cinematográfica de Watchmen, a premiadíssima obra em quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons.
Os fãs estão divididos. Uns dizem que a adaptação foi boa, outros dizem que foi ruim. É difícil agradar todo mundo, eu sei. Quanto a mim... nem sei o que dizer.
Por duas razões: primeira, não há cinema na minha cidade, Vacaria, que aliás tem mania de "expulsar" os cinemas que aqui se instalam. Segunda, porque eu ainda... confesso que ainda nem li Watchmen. Apesar de ser um fã de HQ, não tive acesso ainda a essa obra. Dizem que é magnífica, sim. Mas eu pergunto: sou mesmo obrigado a isso? Minha cultura de HQ não é tão elevada assim...
Quer dizer, eu não li a HQ, mas li bastante a respeito dela. E sobre o filme, claro, para estar escrevendo algumas considerações a respeito. Eu sei o básico da trama de Watchmen, e parece que o filme respeitou esse essencial. Claro: o assassinato do herói Comediante, o exílio do Dr. Manhattan, a investigação de Rorscach, o plano de Ozymandias, a devastação de Nova Iorque. E nem citei o Coruja e a Espectral. Osd produtores, porém, mudaram coisas aqui e ali. É sempre assim!
Para quem ainda não faz idéia da HQ, Watchmen foi publicada em 1986 - no mesmo ano em que Frank Miller lança Batman, o Cavaleiro das Trevas. Essas duas obras revolucionam muito o gênero super-herói, e cristalizam os chamados quadrinhos "adultos". Watchmen é ainda mais revolucionária porque é a partir dela, dizem, que o mito do suyper-herói começa a ser fortemente questionado. Moore retrata, aqui, heróis que são humanos como nós. As figuras são baseadas em heróis da editora Charlton Comics, então incorporada à DC Comics, editora do Superman - São equivalentes desses personagens, que Moore inicialmente queria usar, mas não deu porque a DC tinha planos para esses heróis. Assim, em cima dos heróis da Charlton, foram criados o Comediante, o Rosrchach, o Nite Owl, a Espectral, o Dr. Manhattan e o Ozymandias.
Na trama, um grupo de super-heróis, "aposentados" pelo governo, voltam à ativa depois que um deles é assassinado. O mundo está às portas de uma Guerra Mundial (ainda era época da Guerra Fria). E é o mais que eu posso dizer da trama, o básico, para não estragar a surpresa para quem ainda não leu. Como eu... ah, mas assim que der, eu leio Watchmen. Podem crer.
O filme, dirigido por Zach Snyder (300) enfrentou diversos problemas. Uma pendenga judicial entre estúdios que quase prejudicou o lançamento do filme é apenas um deles. E eu li, ainda, que o final saiu muito diferente da HQ. E que ainda vão lançar uma versão estendida! O filme tem pouco mais de duas horas e meia de duração, e como vão ser contempladas tramas paralelas que ficaram de fora da versão que está nos cinemas...
Ainda por cima, existem críticas que acusam os produtores de terem "desumanizado" dos heróis, humanos tais como Moore os concebeu. O público de hoje anda muito exigente...
Bem, por que estou escrevendo sobre algo que nem li nem vi ainda? Ah, só para aproveitar a onda. Espero, sim, ver e ler. Mas coloco aqui minhas impressões sobre o que eu ouvi falar e li a respeito. Informação não faz mal a ninguém. Se bem que, quando ouvi falar da adaptação cinematográfica de Watchmen, teria dito: se forem adaptar Watchmen para o cinema, que seja nos parâmetros de Sin City! É que Sin City foi adaptado tal como nos quadrinhos, com os enquadramentos de câmara iguaizinhos aos quadrinhos de Frank Miller. Então, já que Watchmen é uma obra-prima, e coisetal...
Além disso, sabemos que Alan Moore é um dos autores de HQ que menos sorte têm com o cinema. Os filmes adaptados de obras suas que saíram antes de Watchmen - Do Inferno, A Liga Extraordinária e V de Vingança - ficaram abaixo da expectativa. Moore não viu nem gostou de nenhum dos quatro.
Mas nada quetire o mérito de Watchmen. Se o filme for ruim, a intenção de Snyder pelo menos foi boa. Ou, como dizia Henfil:
"Se a árvore não deu frutos, valeu a beleza das flores.
Se a árvore não deu flores, valeu a sombra das folhas.
Se a árvore não deu folhas, valeu a intenção da semente..."
Tá. Como desenho de hoje, vou deixar um "rascunho" de uns heróis que criei certa vez, Os Estranhos. Um dia penso em aproveitá-los. Não são meus Watchmen, mas quem nunca sonhou em criar seu próprio super-herói?
Até logo!

Um comentário:

Marcel Ibaldo disse...

parece que eu, tu e o maccari tivemos a mesma idéia: falar sobre o watchmen no blog.
pena que tu ainda não leu. leitura obrigatória!!!