sábado, 18 de abril de 2009

Animação: MOUSE

Olá.
Novamente, volto a falar de anime. Não me canso disso... Este é mais para quem realmente não se importa com o que está assistindo - se for anime, tá ótimo. Hoje, vamos falar de MOUSE.
Não, não estou pensando no Mickey. Eu estou falando do maior ladrão do mundo, uma espécie de versão japonesa do italiano Diabolik. Vou explicar com calma.
MOUSE foi produzido em 2003, pelo estúdio Deen, sob direção de Yorifusa Yamaguchi, tem 12 episódios e é pretensamente baseado no mangá de Satoru Akahori e Hiroshi Itaba. O mangá, inclusive, já foi publicado no Basil, pela editora JBC, em 15 volumes.
A história desse anime trata das aventuras de Sorata Muon. Ele é professor de artes em uma grande escola, é muito tímido e atrapalhado e vive sendo repreendido por suas colegas por chegar constantemente atrasado. No entanto, isso é tudo fachada. Civilmente Sorata é assim: na realidade, ele é o lendário ladrão mascarado conhecido como Mouse. É o vigésimo da família Muon. Mouse gosta de roubar objetos de arte e artefatos de fator incalculável, e não se sabe ao certo quais são suas verdadeiras motivações. Sim, pois essa é a pergunta que os fãs se fazem ao ver o anime e ler o mangá: o que motivaria um cara boa-pinta, milionário (a base subterrânea do ladrão, escondida sob a tal escola, conta até com submarinos e aviões a jato na garagem!) e que vive (meio que a contragosto) cercado de mulheres gostosas a se dedicar à vida de crimes? Por simples desafio? Pelo risco? Pela honra? Bem, o que esses ricos não fazem por uma emoção...
Como o professor, Sorata é tímido e trapalhão; como Mouse, ele é calculista como um professor de matemática (ele planeja friamente seus roubos) e extremamente corajoso e autoconfiante.
Mouse adora público durante seus espetaculares roubos - por isso, ele sempre manda ao local escolhido um cartão anunciando seu próximo roubo - e vive desafiando a polícia, sobretudo o estressado detetive Onizuka, que não descansará até pegar o ladrão. Para se ter uma idéia do que Mouse é capaz - ele mesmo se arroga de que "não há nada que Mouse não possa roubar" - no primeiro episódio, ao roubar um artefato de um museu, não se contenta, e leva o museu inteiro! E, na vez seguinte, rouba ousadamente uma torre flutuante inteira!
Já que falamos em mulheres gostosas, vamos apresentar as três belas e sensuais ajudantes do nosso ladrão: Mei Momozono, a loiraça fatal; Yayoi Huribayashi, peituda e (aparentemente) tímida; e Hazuki Kakio, a ativa e amalucada moça de cabelos verdes. Todas elas também trabalham, como professoras, no mesmo colégio de Sorata, e são as responsáveis por repreendê-lo. Mas elas são fachada, também. Na intimidade, a (respectivamente) séria professora de matemática, a tímida médica e a inquieta professora de educação física são ajudantes (ou servas, ou escravas, como elas mesmas gostam de se autodenominar) do lendário ladrão em tudo. TUDO mesmo! As três são incrivelmente apaixonadas pelo ladrão, e fazem tudo o que ele manda, mesmo o que ele não pede. E estão sempre vestindo roupas super-sensuais, ou mesmo nada. E, às vezes, elas aparecem fantasiadas de empregadinha, tigresa, usando só avental... prontas para satisfazer o "mestre-sama", sexualmente falando! Esse é um dos grandes problemas de Sorata, que não tem nem um minuto de sossego com o assédio dessas gatas. Quer dizer, elas só o deixam em paz na hora de planejar o próximo roubo. Tanto que, quando elas atacam-no, Sorata solta o bordão: "esperem um minuto!"
As garotas têm habilidades muito específicas dentro dos planos do charmoso ladrão: Mei é uma lutadora muito forte (sua técnica de fazer desmaiar os adversários com um golpe nos lados do pescoço é a melhor) e é a principal ajudante de Mouse; Yayoi é uma hacker talentosa; e Hazuki é especialista em técnicas de combate, e seu maior problema talvez resida no fato de ela ter múltipla personalidade. No decorrer da série, no decorrer das aventuras, é mostrado um pouco do passado das três: de como Mei foi treinada por sua família desde jovem para servir a Mouse; as múltiplas personalidades de Hazuki; e de como Yayoi, uma estudante tímida de farmácia que tinha medo de homens, se transformou em uma servidora atirada do Mouse.
Outros personagens importantes da série são: as três lindas estudantes do colégio (cujos nomes me escapam agora), apaixonadas por Sorata - e por extensão, por Mouse; o detetive Onizuka e seu ajudante; o diretor do colégio, sr. Momozono, avô de Mei e auxiliar de Mouse (a família Momozono serve a família Muon há gerações); e o principal antagonista de Mouse, Wang, o homem que trapaceia a morte. Membro de um grupo que se dedica a defender os tesouros da humanidade de gente como Mouse, Wang é aparentemente imortal, e, junto com suas perigosas ajudantes, vão dar trabalho a Sorata e as ajudantes deste.
O que mais se pode dizer? A animação é considerada fraquinha, mas a trilha sonora é boa, fazendo lembrar as velhas séries policiais. E os episódio têm, em média, 14 minutos cada! Muitos são de opinião que, se a série fosse desenvolvida em episódios de cerca de 23 minutos, ela teria fracassado terrivelmente - logo, 14 minutos por episódio já está de bom tamanho. Assim, MOUSE é uma série honesta, um bom entretenimento. Recheada de aventura, humor e erotismo no velho e bom estilo japonês. Só dê um desconto ao último episódio, o mais maluco de todos.
Para quem se interessou, recomendo para fazer o download o site Anime House (www.an-house.net/), dentre tantos que oferecem esta série. A legendagem é do fansubber Anime Shin.
Para terminar, fiquem com a série Video Vício, produção recente.
Até mais!

Um comentário:

refemdabd disse...

Gosto de animé, especialmente o que sai do estúdio Gibli, mas estou muito longe de ser um entendedor. Mangá também sou fraquinho. Conheço pouco, considerando o universo colossal no género. Nos anos 80 ainda segui algumas shonen, mais tarde li alguma gegiká e por fim, claro, hentai. Também li uma ou duas kaiju. Mas o estilo novela afastou-me de toda a cena. Faltava paciência e o gosto de ver um fim à coisa era minado pela duração quase interminável nas melhores séries.
Boa review (cuidado com os spoilers).