sexta-feira, 3 de abril de 2009

Preserve a ti, seja vivo, não dê chance pro vilão!

Olá.

Hoje, estou postando um vídeo sobre a importância da prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS. Trata-se da animação Rap da Prevenção.

Esse desenho animado, de técnica um tanto rudimentar, foi produzido pelos cartunistas Wagner Passos, Alisson Affonso e Cleiton Benguá para o GAPA - RG, da cidade de Rio Grande, RS. O ano de produção me foge, agora, mas acho que é 2006. Está disponível também no canal Idéia Desenhos, no YouTube. Foi de lá, lógico, que tirei.
Eu conheci pessoalmente o Wagner e o Alisson, durante o 4o. Cartucho, de Santa Maria, RS, de 2007. O Cartucho é um evento realizado na cidade de Santa Maria, RS, que reune quadrinhistas e cartunistas de todo o estado do Rio Grande do Sul. Wagner e Alisson também produzem a revista Idéia, de HQ, publicada em Porto Alegre. Durante o evento, foi apresentado o Rap da Prevenção e outro curta de Wagner Passos, Roberval, o Homem Sexual.
Rap da Prevenção conta a história do Fulano de Tal, que um dia, pensando apenas em prazer, se arrisca numa noite e acaba contaminado por DST. A mensagem da música, composta por Dom F., é meio repetitiva, mas necessária, já que estamos falando em prevenção das DSTs e da AIDS. O conselho é bem simples: basta usar camisinha.
Quanto à animação, ela é meio fraquinha. Foi feita com técnicas limitadas. Mesmo assim, tem momentos hilários (como o rebolado do carinha da guitarra que está entre os músicos).
O GAPA - RG não deve ser muito diferente da Casa Treze de Maio, de Santa Maria, para quem já fiz uns trabalhinhos, também. Entre outras atividades visando a prevenção das DSTs, está a distribuição gratuita de camisinhas. Muito legal. E não sei dizer se o meu amigo Elizandro, lá da casa Treze de Maio, conhece esse vídeo. Se não ainda, eis aqui, Elizandro, uma boa idéia de material educativo.
Ainda assim, parabéns ao Alisson, ao Cleiton e ao Wagner. O desenho animado é uma técnica pedagógica que pode dar ótimos resultados, se bem utilizada.
E hoje, de desenho, volto com minha seriezinha, Somente com Camisinha.
Até mais!

Nenhum comentário: