domingo, 27 de março de 2011

Filme: O GRILO FELIZ - exemplo de perseverança e de estigma

Olá.
Há alguns dias atrás, voltei a ver, em DVD, um filme que eu havia assistido há algum tempo atrás. Esta animação - sim, é um filme de animação - com certeza representa um marco para a história dos desenhos animados no Brasil - sim, este filme foi produzido no Brasil!
Estou falando de O GRILO FELIZ.

sexta-feira, 25 de março de 2011

GUNS N' ROSES - Você precisa ser minha, minha doce criança

Olá.
Hoje, vou falar de CD.
A algum tempo atrás, no segundo semestre do ano passado, eu adquiri um CD que me deixou feliz de fato - não apenas por ser uma coletânea de uma banda muito famosa, mas porque esta coletânea continha todas as músicas que eu gosto dessa banda.
Lógico que eu estou falando de uma das bandas de rock mais influentes dos anos 80 e 90: os GUNS N' ROSES.
Da longa carreira dessa banda, uma parcela - e a melhor, na minha opinião! - está contida na coletânea que vocês estão vendo: a Greatest Hits, lançada por volta de 2004, mas facilmente encontrável nas lojas - a coletânea foi relançada na ocasião da turnê de 2010, que passou pelo Brasil - e sob a chancela da gravadora Geffen Records, que gravou todos os discos da banda.

terça-feira, 22 de março de 2011

Letícia chegando aos limites!

Olá.
Não está sendo um dos melhores inícios de semana. Imprevistos e compromissos furaram meus planos para postagens no blog neste fim de semana.
Para compensar, hoje resolvi alcançar uma marca.
A minha personagem, Letícia, nesse momento, alcançou uma marca impressionante. Como atualmente eu produzo as tiras dela para divulgá-las na internet, é a personagem à qual atualmente eu mais tenho me dedicado a desenhar. Por hora, Bitifrendis e Teixeirão andam meio parados, mas pretendo retomar os dois personagens em breve.
Pois bem. Das tiras até agora produzidas, o meu arquivo já soma... tchan-tchan-tchan-tchan... 202 TIRAS!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Quadritiras e Projeto Sorriso!

Olá.
Nesses tempos de incerteza, nesses dias em que assistimos o Japão ser atingido por um terremoto, um tsunami e sofrer uma ameaça nuclear, nesses dias em que a Líbia enfrenta uma guerra - seu líder contra seu povo - , nesses dias em que há muita gente sofrendo em silêncio, nesses dias em que muitas crianças estão órfãs, feridas, vitimadas pelos acontecimentos... Enfim, nesses dias, toda iniciativa para aliviar esse sofrimento, ainda que pequena, já tem um grande significado.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Sorriso.
Se tem uma coisa que aprendi nessa vida é que nunca devemos privar uma pessoa de esperança: pode ser que ela só tenha isso.

domingo, 13 de março de 2011

Anime: AFRO SAMURAI

Olá.
Parece que o pior, na tragédia do terremoto e do tsunami no Japão, ainda não aconteceu, enquanto escrevo. Só as próximas horas dirão se realmente haverá uma nova tragédia nuclear, se teremos uma nova Chernobyl. Esperamos que o problema seja controlado a tempo. Enquanto isso, vamos de cultura pop japonesa.
Na última postagem, eu falei sobre o mangá de AFRO SAMURAI, de Takashi Okazaki, um dos mangás mais violentos e politicamente incorretos da atualidade. Pois bem. Hoje vou falar do anime.

sábado, 12 de março de 2011

AFRO SAMURAI - a vingança é um prato que se come frio!

Olá.
Nesta sexta feira, uma notícia abalou o mundo: um violento terremoto, seguido de um tsunami, arrasou cidades da costa leste do Japão. Quer dizer, já não basta o mundo ainda não ter se recuperado dos terremotos do Chile e do Haiti, e ainda, aqui no Brasil, não termos nos recuperado das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro, de São Paulo e do município de São Lourenço, aqui no RS, agora sobrevém mais uma catástrofe natural!
E justo quando eu ia falar de mangá japonês! Coincidência ou não.

Bem, mas deixando de lado, pelo menos um instante, as catástrofes naturais, hoje vou falar de mais um herói negro das HQ que conheci recentemente. Este, desta vez, foi criado no Japão.
Estou falando de AFRO SAMURAI, um dos mais curiosos personagens dos mangás japoneses.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia da Mulher - mais uma vez!

Olá.
Neste dia 8 de março, o Brasil estará comemorando o Carnaval. Porém, quase se esquecem que o dia 8 de março também é o Dia Internacional da Mulher.
Data para lembrarmos de que as mulheres lutaram muito para verem seus direitos como pessoa reconhecidos, depois de séculos de submissão frente ao mundo masculino.
As mulheres, este ano, estarão sendo vistas da forma como normalmente são vistas no Carnaval: de forma vulgar. Alguma coisa aconteceu, está tudo assim tão diferente. Alguma coisa estar errada. O Carnaval caindo no Dia Internacional da Mulher?!

domingo, 6 de março de 2011

CORCEL NEGRO: o mais estranho herói brasileiro!

Olá.
Hoje, continuando uma série de postagens sobre alguns heróis de HQ afro-descendentes que conheci recentemente, hoje vou falar de um dos mais conhecidos dos meios alternativos.
Certamente também é o mais estranho.
Trata-se do herói CORCEL NEGRO, um dos mais estranhos heróis das HQ brasileiras - se não o mais mal-concebido.

sexta-feira, 4 de março de 2011

MEIA-LUA, O REI DA CAPOEIRA: a página perdida da história das HQ brasileiras!

Olá.
Hoje, começo, por assim dizer, uma série de postagens sobre heróis negros de HQ que conheci recentemente.
Além das HQ convencionais, de heróis caucasianos, conheci algumas HQ com personagens afro-descendentes. E a primeira da qual vou falar constitui um verdadeiro resgate de uma página perdida, não apenas das HQ brasileiras, mas da biografia de um quadrinhista consagrado.
E quem resgatou essa página? Ninguém menos que José Salles, o persistente editor da prestigiosa editora alternativa Júpiter II.
Atualmente, o consagrado quadrinhista Júlio Shimamoto integra o staff de colaboradores da editora, que não apenas lança novos personagens das HQ brasileiras, mas também faz um resgate de personagens clássicos. A Júpiter II já relançou a série O Gaúcho, de Shimamoto, e está recolocando à disposição do público brasileiro as aventuras do Raio Negro de Gedeone Malagola.
Pois desta vez, Salles está tornando a público um personagem muito pouco conhecido das HQ nacionais: trata-se de MEIA-LUA, O REI DA CAPOEIRA.

terça-feira, 1 de março de 2011

Livro: MEMÓRIAS DE UM APRENDIZ DE ESCRITOR

Olá.
Hoje, continuando a homenagem ao falecido escritor gaúcho Moacyr Scliar, vou falar de um livro dele.
Resgato de minha estante uma antiga edição de um de seus livros infanto-juvenis mais marcantes: MEMÓRIAS DE UM APRENDIZ DE ESCRITOR.