quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Balanço de 2011

Olá.
Como vocês passaram na passagem de 2011 para 2012 - este que, segundo os fatalistas chatolinos da mídia nanica, pode ser o último ano de nossas vidas?
Bem. Como tenho feito desde que o Estúdio Rafelipe vira os anos, começo com um balanço do ano que passou. Tudo o que aconteceu de bom e de ruim na minha vida.



De bom, tive este ano:
- Fui chamado para minha cidade - quer dizer, fui chamado pelo município para lecionar em Vacaria, RS, como professor municipal. Até fevereiro de 2011, eu estava trabalhando pelo Estado do RS, em São José dos Ausentes. Consequentemente, voltei a morar em casa;
- Minha família comprou um carro, e eu reaprendi a dirigir (agora, vou ao trabalho todo dia de auto);
- Construímos um muro novo em volta da casa;
- Fiz uma viagem para Santa Maria, cidade que deixei, para presenciar o lançamento de um novo número da Quadrante X, revista do Núcleo dos Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A.;
- Comprei muitos livros e revistas, entre novas e antigas (algumas delas resenhei no blog durante este ano), assisti filmes interessantes também;
- Comecei a fazer pós-graduação em História do Brasil aqui em Vacaria, mesmo;
- Desenhei bastante;
- Iniciei duas parcerias novas com blogueiros - com o Henrique Madeira, do Blog do Cruzaltino, e com a Denise Bacellar, do Blog Mãe de Gatos;
- Assisti muitos animes novos;
- Adquirimos uma TV a cabo;
- Minha irmã mais velha construiu uma casa própria, e se mudou para lá faz pouco.

Agora, o lado ruim:
- Tive muitos problemas de ordem pessoal. Por exemplo, com minha família:
- Meus dois sobrinhos, que passam o dia aqui em casa, não param de aprontar comigo e com minha mãe (o mais terrível é o Gabriel, que fez quatro aninhos em dezembro);
- Tenho de ouvir continuamente as reclamações de minha mãe, comigo, com minhas irmãs, com meu pai, com as dívidas...;
- O que é pior, sou repelido quando tento ajudar a educar meus dois sobrinhos. Minha família me faz pensar que estou sendo inútil, que tudo que faço é errado...
- No colégio, tive dificuldades de relacionamento com meus alunos (eles são tão terríveis quanto em São José, não estava conseguindo ter domínio das turmas do Fundamental);
- Para piorar, ao voltar para casa, ainda tem minha mãe e meus dois sobrinhos. Tudo isso abalou, e está abalando, minha saúde mental - pode-se dizer que estou desenvolvendo um quadro de depressão;
- Eu sou o único de casa que sabe dirigir, e o pior é que minha família pede que eu dirija nas horas mais impróprias (ninguém mais é capaz de guiar o Pálio, bôrra!);
- Para piorar, meu pai levou bomba várias vezes no teste de direção;
- As dívidas não param de se acumular aqui em casa (agora conseguimos dar uma aliviada);
- Não tenho conseguido ler todas as revistas e livros que adquiri;
- Não recebi nenhum trabalho novo de desenho, remunerado (tive muitas esperanças frustradas pela lentidão nos negócios)...;
- Ainda não adquiri ânimo para terminar minha monografia de pós-graduação.

Enfim: achei 2011 um ano mais ruim do que bom. Não digo completamente ruim. Infelizmente, entre 2012 com pouco ânimo pela vida. Estou pouco receptivo para mensagens de otimismo.
Mas o negócio é seguir em frente, ver o que virá. Ainda não tenho grandes ilusões, grandes certezas de que tudo dará certo. Eu vou deixar me levar pela vida. Tem alguns negócios encaminhados, agora para 2012. O negócio é, como eu disse, ver o que virá e ver o que acontecerá.
Não sinto clima de otimismo neste início de ano. Será que são as notícias sobre o fim do mundo? Talvez a ideia de catástrofe não esteja ajudando a levantar o astral à minha volta. Não sei quanto a vocês, mas ainda não estou muito animado. Nunca tinha me sentido assim desde entre 2008 e segunda metade de 2009, quando estive recém-formado, mas desempregado.
Por hora, vou mantendo minhas atividades normais. O Estúdio Rafelipe permanecerá em pé, trazendo até vocês, até o fim do mundo, informação, cultura e desenhos! E vocês também, fiquem atentos: vocês verão o que virá.

Por hora, desejo bons ventos e boa sorte para todos os leitores em 2012.

Ah: falando em parcerias, hoje é quarta-feira, e hoje é dia de Mãe de Gatos. Olha só a tira de hoje, publicada simultaneamente aqui e no blog da Deninha:
Ah, e ela me contou umas novidades também. Mas essas eu não vou contar aqui. Aguardem para saber quais são, através do blog dela!
Ah, e a Letícia também começou o ano dela. A Letícia, minha personagem. Confira uma tira inédita dela em http://leticiaquadrinhos.blogspot.com/.
Ah, e lembrem-se: amanhã, quem também começa o ano é o Teixeirão! Aguardem!
Até mais!

Um comentário:

Marcel Ibaldo disse...

2012 é o ano do fim, de uma etapa e pronto.
Pode ser o fim do marasmo, ou do anonimato, ou sei lá.
Mas, se depender ao menos do trabalho com HQs, e principalmente com a Quadrante X nº12, a expectativa é de extrapolar e atingir um patamar novo, e isso nunca passa despercebido.

Vamos nessa, que a mais estarrecedora aventura dos Super-Anões está vindo aí.
Aguardemos.