sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O retorno do Benjamin Peppe! ou: A vez das garotas!

Olá.

Faz tempo que não recebíamos notícias recentes sobre as atividades do cartunista Paulo Miguel dos Anjos, o Anjos, criador do personagem Benjamin Peppe. Por hora, ele continua tocando o seu Projeto Benjamin Peppe, que visa licenciar o personagem, que completou 40 anos em maio de 2013.
E foi agora em setembro que saiu publicação nova com o personagem.
Além do fanzine do Projeto Benjamin Peppe, que já tem cinco números, há também o gibi, editado pela editora Júpiter 2, do persistente José Salles. Pois foi um novo número do gibi que acaba de sair. Já é o quarto da coleção.


BENJAMIN PEPPE no. 4
Lançado em setembro de 2013.
O presente gibi traz trabalhos inéditos de Anjos e colaborações dos desenhistas que estão participando do projeto. Alguns trabalhos já saíram mais de uma vez nos fanzines do Projeto. E, desta vez, não temos participação do cartunista Rafael Grasel (eu). Ainda não. E as histórias do gibi colocam Benjamin Peppe e seus amigos no seu elemento: praticando esportes saudáveis e cuidando do meio ambiente, tal como Anjos propôs.
O gibi começa com uma história longa e inédita de Anjos, Sétimo Circuito Atílio Peppe de Bodyboard Feminino. A história é longa por causa dos quadrinhos grandes - e, só de olhar, percebemos que o traço de Anjos relaxou um pouco, deixando os personagens um tanto desajeitados - bem como a forma como o cartunista representa o mar e a movimentação dos personagens na água. Nela, as meninas da série - sobretudo Diana, a namorada do herói - participam de um campeonato de bodyboard. O roteiro é bem simples, quase só mostra as personagens pegando ondas. Não tem rivalidades ou acontecimentos inesperados, apenas como se estivéssemos vendo uma competição normal na TV, onde nada dá errado. Isso deixa a história meio chata.
As histórias seguintes já saíram quase todas no Projeto Benjamin Peppe. Do fanzine número 2, saiu II Campeonato Ecológico, com arte de Adriano Sapão, que faz um Benjamin Peppe muito bem desenhado, estilo cartoon. Na história, o pitboy Badbad, rival do herói, resolve atrapalhar seu desempenho no surf, mas um engano vai acabar favorecendo Peppe. Será que futuramente teremos mais histórias do Peppe desenhadas pelo Sapão?
A seguir, Dennis de Oliveira, numa história inédita, nos apresenta um Peppe mais anatômico, quase um super-herói, numa história curta envolvendo Parkour (Dica de Paukour para Super-Heróis da Pesada!). Participação especial de Titânio, membro do grupo de super-heróis Guardiões, criação de Dennis.
Do fanzine número zero, saiu Peppe e a Pet, de Paulo Joubert (texto) e Marcelo Dolabela (arte). Peppe dando uma dica de como reaproveitar uma garrafa pet.
Do fanzine número 2, Benjamin Peppe e The Paraibanos do Subúrbio - Mar Poético, texto e arte de Laerçon José Santos, apresentando um Peppe em traço mais simplificado, no estilo "boneco palito". Outra interação entre Peppe e os punks de Laerçon.
A seguir, os dois trabalhos já publicados (e republicados) do mestre Júlio Shimamoto - uma história curta e uma ilustração. O terceiro melhor desenhista aqui apresentado (depois de Dennis e Sapão).
A última história da série, O Quarto Campeonato Paulina Iervolino Peppe de Vôlei de Praia, é mais uma inédita de Anjos - e outra em traço mais relaxado e roteiro muito simples (é compreensível, já que Anjos já está idoso). Uma disputa de voleibol de praia entre Diana e Lysa (namorada de Luís, o melhor amigo de Peppe) contra Monique e Malvina, as rivais delas. A história é mais esticada por causa dos quadros grandes, e as heroínas vencem fácil demais. Infelizmente, faltou mais emoção e mais situações inesperadas que poderiam deixá-la mais atraente.
O gibi é completo com ilustrações de Flávia Andrade, Chagas Lima (criador do herói Icfire, que também já fez crossover com Peppe), Dennis Oliveira (que faz a melhor ilustração de todas, com os personagens da série!), Júlio Shimamoto e Gisele Henriques. Capa de Anjos.
Peçam o gibi, que custa R$ 3,00, pelo e-mail smeditora@yahoo.com.br. Quem quiser participar do Projeto Benjamin Peppe, entrem em contato com Paulo Anjos pelos e-mails anjospaulo@zipmail.com.br e benjaminpeppe@gmail.com.br.
Saibam mais sobre o personagem acessando o site www.benjaminpeppe.webnode.pt.
Para encerrar, vou colocar aqui uma sequência de tiras dos meus personagens praianos, os Bitifrendis. Não é a primeira vez que falo do Peppe e termino publicando tiras dos Bitifrendis. Aqui, então, as tiras até a tira número 200, recentemente publicada no blog http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
Em breve, novidades do Projeto Benjamin Peppe. E você saberá, principalmente, pelo Estúdio Rafelipe. Tudo pelo quadrinho nacional!
Até mais!

Um comentário:

Minerva Pop disse...

Cara, muito bom o seu blog. Informações de quadrinhos de primeira qualidade!
Anselmo
minervapop.com