sábado, 2 de agosto de 2014

Enquanto isso, em Gaza...

Olá.
Quem desviou os olhos por um momento da Copa do Mundo e está acompanhando os noticiários desde o início do mês passado, já tem conhecimento - e muito - sobre o conflito (novo) entre Israel, nação judaica, e os palestinos, muçulmanos, na Faixa de Gaza. Outro enfrentamento entre Israel e o grupo radical Hamas - e, desta vez, se entende que é para valer.

Muitos ainda não conseguiram assimilar totalmente o assunto. Pelo menos, como começou. O que se sabe é que, por enquanto, os palestinos são quem está acumulando a maior quantidade de mortos e feridos. Pelos noticiários, se entende que Israel é quem está lançando os ataques mais covardes. Afinal, está acertando mais inocentes com seus bombardeios. E declarar cessar-fogo é inútil: tanto Israel quanto o Hamas dão um jeito de quebrar a trégua. O que deveria durar, por exemplo, oito horas, chega, a no máximo, duas. No mínimo, trinta minutos. E assim por diante.
Como se manter alheio ao que está acontecendo? Somente se desligarmos a TV, o rádio e a internet.
E o que é pior: sempre tem gente colocando a culpa nisso tudo nos Estados Unidos. Afinal, eles apoiam Israel. Mas usam o conflito entre Israel e palestinos para xingar os Estados Unidos, como se eles estivessem diretamente envolvidos. Indiretamente, sim; diretamente, não.
Eu teria dito em algum momento aqui no blog: se vocês estão preocupados com o conflito entre israelenses e palestinos, vão pra lá ajudar a resolver o conflito, ao invés de ficar criticando. Mas é como o cessar-fogo: não adianta. Alguém aqui sempre dá um jeito de colocar o assunto no meio da conversa.
Bem. Desde a Copa do Mundo, nunca tive tanta vontade de fazer charges, desenhos tematizando os assuntos do momento. E, claro, a convite indireto.
Quem está acessando o blog do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., já tem conhecimento que está rolando uma exposição virtual de cartuns - a Expo Gaza. O desenho como forma de chamar a atenção para os problemas do mundo, e tocar corações e mentes para que, de repente, a gente contribua para fazer alguma coisa - e, de preferência, concreta: de críticos, já estamos cheios.
Naturalmente que estou participando. Vejam o que saiu lá, por enquanto:
Aqui, puxando a orelha do jornalismo fatalista - tem mais coisas acontecendo além do conflito em Gaza, certo? Assistir noticiário ou ler revistas informativas se tornou uma experiência angustiante.
Aqui, uma explicação - aceitável? - das causas do conflito.
Vejam estas e outras em http://quadrinhossa.blogspot.com.br/.
E, por hora, é o que posso dizer. Agora, fica a critério de vocês decidir o que vão fazer.
Até mais!