sábado, 27 de setembro de 2014

Reflexões eleitorais breves

Olá.
No próximo domingo, dia 5 de outubro, teremos o tão aguardado processo eleitoral. Escolheremos nossos candidatos a Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal. Escolheremos entre a continuidade da atual bancada (já que a nossa atual presidenta está concorrendo à reeleição) ou a mudança da bancada. E as discussões não param.
As paixões não estavam tão fortes em nosso país desde a Copa do Mundo. Os candidatos estão vendendo o paraíso, se forem eleitos, ou o apocalipse, se votarem nos adversários. Pior é saber em quem acreditar. Se o eleito vai ser competente para nos tirar dessa crise - que também estão nos vendendo.

Nessas reflexões, eu me aprofundarei em outra oportunidade. Hoje, vou me deter em um assunto que já foi importante.
Não me lembro em que eleição foi, mas era comum ouvir uma importante pergunta: "você se lembra em quem você votou na última eleição?". Era importante por causa do recado: se você se lembrasse, você teria condições de cobrar desse candidato as promessas feitas em campanha. Só que muita gente nem se preocupava em lembrar: votava e tchau. Deixava o eleito livre para fazer o que quisesse. Depois, o remorso acompanha o eleitor para o resto da vida.
Mas essa pergunta podia soar como frustrante àqueles eleitores cujos candidatos não foram eleitos por não alcançarem votos suficientes. Aí, sim, de que adianta lembrar?
Foi com essas reflexões que elaborei os dois cartuns abaixo, com a turma do Teixeirão, meu personagem gauchesco. Em breve, estes cartuns podem ser vistos no blog do personagem (http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/).
Na primeira, a reflexão: de que adianta lembrar-me de quem votei se meu candidato não foi eleito?
Na segunda, o eleitor lembra e vai cobrar. Esta aqui é uma versão de uma tira do personagem Tapejara, o Último Guasca, do cartunista gaúcho Louzada. A ocasião é apropriada para uma "homenagenzinha": neste final de semana, em Santa Maria - RS, está se realizando, no momento em que escrevo, o 11o. Cartucho - Encontro de Cartunistas Gaúchos. E certamente o Louzada está participando.
E, mais uma vez, estou fora da diversão - não fui convidado nem tive condições de me inscrever nem de me deslocar para Santa Maria conferir o evento. Snif.
Ah, antes que me perguntem: nas últimas eleições nacionais, lembro-me que votei na Marina Silva. Mas ela ainda não tinha a bola toda que tem hoje. As eleições eram entre Dilma Rousseff e José Serra. Mas, para governador, aí que eu não me lembro... Mas não foi no atual, disso eu lembro. Para os cargos de senador e deputados, votei em legenda, não em candidato específico.
Mas o fato de eu ter votado em Marina Silva na última eleição não quer dizer que votarei nela nesta eleição. Não vou contar, aqui, quem vai ser o meu candidato, senão vou ser xingado e vou perder mais da metade dos 17 leitores deste blog.
Ainda temos uma semana para refletir. Para escolher o candidato. Desta vez, vamos mostrar que aprendemos a lição, gente: vamos escolher bem nossos candidatos!
Em breve, mais reflexões, aproveitando a última semana de análise de propostas.
Até mais!

Nenhum comentário: