sexta-feira, 25 de setembro de 2015

BENJAMIN PEPPE, no mesmo novo caminho que escolheu trilhar!

Olá.
Animem-se, turma: não são todos os brasileiros de bem que estão sendo atingidos pela crise econômica. Na área editorial, temos novidades e boas surpresas. Ao menos, este setor não parece estar sendo afetado pela crise, alta de dólar, etc.
E uma destas surpresas é que Paulo Miguel dos Anjos, o criador do Benjamin Peppe, acaba de lançar um novo gibi do personagem, dado continuidade ao Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do nosso amigo surfista!

O gibi do Benjamin Peppe agora está saindo pela Universo Editora de Publicações Independentes, do editor e quadrinhista Gil Mendes, cujo catálogo de publicações já é respeitável. Foi em maio de 2015 que saiu o primeiro, pela nova casa, e com nova identidade visual.
Vamos lembrar rapidinho: Paulo Miguel dos Anjos criou o Benjamin Peppe em 1973. Em 2009, ele iniciou o Projeto Benjamin Peppe, que visa licenciar o personagem para a maior quantidade possível de mídias. Uma das iniciativas do Projeto é a publicação de gibis, com o personagem desenhado pelo próprio Anjos e por talentos das HQ nacionais, entre gente conhecida e autores iniciantes, independentes.
Já foram seis números dos fanzines, editados pelo próprio Anjos; cinco números do gibi pela editora Júpiter 2; e, agora, dois números pela Universo Editora.
Embora no expediente do gibi conste o mês de outubro, BENJAMIN PEPPE no. 2 já está em circulação desde o início de setembro de 2015. E trazendo uma grande variedade de material, entre trabalhos inéditos e já publicados, tendo como fator principal a diversidade de estilos dos artistas participantes. Só a regra é manter as características principais do personagem e seus amigos: praticante de esportes saudáveis, como surfe e skate, e envolvido na preservação do meio ambiente.
E, desta vez, ao contrário da edição anterior, Anjos participa com trabalhos seus! Bem, vamos ver as atrações do gibi, uma por uma.
Na parte das HQ, começando comigo, Rafael Grasel, um dos grandes colaboradores do projeto. Desta vez, minha participação é com sete páginas – três inéditas e quatro já publicadas. As três inéditas são compostas de tiras e histórias curtas com o Benjamin e seus amigos. Algumas delas são versões refeitas de tiras do próprio Anjos – numa tentativa de produção de tiras do Benjamin para jornais. Já as quatro já publicadas o foram no fanzine 4 – o primeiro crossover entre o Benjamin e minha personagem Letícia! Ambos praticando skate! Agora, em maior circulação, e com qualidade de imagem melhor – vamos dizer que Gil Mendes já ganhou minha confiança, já que ele sequer alterou os textos!
Continuando a parte das HQ, temos outra republicação: O Momento Certo (também do fanzine 4), de Arruda e Renato Souza. Só uma página. Uma oposição entre os pensamentos do Benjamin Peppe e de quem o observa observando o mar.
A próxima HQ também é inédita: Menino do Rio, sete páginas de Lincoln Nery – estreante no projeto. Mas, nos meios alternativos, Nery é um nome conhecido – ele é o criador do super-herói Jou Ventania, que já ganhou curta-metragem em live-action (com atores) e até jogo de celular! Mas é outro personagem de Nery que faz crossover com o Benjamin: Jucal, um rapaz atrapalhado. Convidado por um amigo para ir à praia assistir a um campeonato de surfe (e a contragosto, só indo porque uma garota que ele gosta vai também), a princípio a história mostra Benjamin em disputa contra um surfista convencido – claro que Benjamin, na humildade, vence. Mas, depois, Jucal, pra se exibir, resolve surfar também, apesar das recomendações do Benjamin... As bobagens que a gente faz por uma garota. O roteiro é bom, mas os desenhos de Nery estão muito desajeitados e aparentando estarem malfeitos – ainda mais para alguém que tem seu super-herói em circulação desde 1989! Ah: Nery também assina a capa acima.
A seguir, Paulo Miguel dos Anjos comparece, com ilustrações e uma pequena HQ – todas já saíram no fanzine Projeto Benjamin Peppe. Temos Peppe tentando conscientizar o público pela limpeza do Rio Tietê em São Paulo; temos Peppe em seu lado ecologista, refletindo sobre as flores que nascem na sua praia; e temos o Benjamin praticando esportes, claro.
A última HQ curta é de William Rafael Paraizo, já publicada no fanzine 1.
O gibi ainda é completo com ilustrações dos colaboradores do projeto: Lincoln Nery, Adriano Pelaez, Dennis Oliveira, Paulo Miguel dos Anjos (que também inclui uma foto sua fazendo cosplay de Benjamin Peppe!), William Rafael Paraizo e Bira Dantas (na contracapa). Só as ilustrações de Nery e Oliveira são inéditas – as outras já saíram nos fanzines e gibis do Projeto. Mas é a primeira vez que, na versão impressa, a ilustração de Bira Dantas sai colorida.
E, no fim, nesta edição, só eu e Anjos que fizemos uso dos outros personagens da Turma do Benjamin Peppe. Os outros colaboradores usam mais o Peppe, e praticamente esquecem que a turma é composta por mais 18 personagens. Eu, ao menos, usei também o Luiz, a Diana, a Tia Lily, o Romeu e o Miguel; Anjos usou o antagonista Badbad.
Ainda assim, vale a pena – e fica a dica para quem for colaborar com o Projeto Benjamin Peppe em breve!
O gibi custa R$ 4,90 – bem em conta nestes tempos de crise! Adquiram o seu exemplar com o próprio Anjos (anjospaulo@zipmail.com.br ou benjaminpeppe@gmail.com) ou com a editora (universoeditoraindependente@gmail.com). Ah: agora a Universo Editora conta com site próprio! Conheçam: www.editorauniverso.com.
Para encerrar: estas aqui são as páginas do Benjamin Peppe, feitas por mim, e publicadas no primeiro gibi da Universo Editora. Agora já dá para publicar na íntegra. Para ler as outras, adquiram o gibi – ou deem uma olhada no website do Benjamin Peppe (www.benjaminpeppe.webnode.pt). 
Mais em breve, se o Grande Desenhista do Universo permitir a decolagem do Projeto Benjamin Peppe!

Até mais!

Nenhum comentário: