sábado, 30 de janeiro de 2016

BENJAMIN PEPPE # 3 - ecologia na veia!

Olá.
Dia 30 de janeiro, momento em que escrevo, é o Dia do Quadrinho Nacional, e isso eu já devo ter dito umas quantas vezes ao longo de todos esses anos.
Devido a alguns imprevistos, este ano não pude fazer algumas coisas que estava planejando para passar essa data. Mas, ao invés disso, hoje vou falar de mais um lançamento recente – e vem em um momento oportuno!
O meu amigo Paulo Miguel dos Anjos, do qual tenho falado tanto aqui no blog, bem como de sua cria mais famosa, o Benjamin Peppe, acaba de lançar o terceiro número do novo gibi do personagem, pela Universo Editora Independente!

Como vocês podem ver, o gibi do personagem acaba de ganhar uma repaginada no visual. A começar, pelo logotipo novo, cortesia do cartunista Bira Dantas, uma das maiores “fábricas” de quadrinhos, charges, ilustrações e tiras do Brasil – e que, nesse momento, deve estar, junto com os outros membros da Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP), na organização da entrega do Prêmio Ângelo Agostini, a ser entregue aos vencedores hoje, no Memorial da América Latina, em São Paulo, SP. Dantas também é membro honorário do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria – Quadrinhos S. A., assim como eu, Rafael Grasel.
Bem, Bira e eu, lógico, estamos participando da presente edição, junto com uma porção de artistas brasileiros conhecidos e alternativos. Esta é a de número 3. Pela Universo Editora, do quadrinhista e roteirista Gil Mendes, cujo portfólio de lançamentos já é respeitável.
A Universo Editora já pode ser considerada, em termos de lançamentos nacionais, a sucessora da Júpiter 2, que fechou em 2015. E, vamos lembrar, a Júpiter 2 já publicou cinco números do gibi do Peppe. Agora a tarefa de trazer a público as colaborações do Projeto Benjamin Peppe, através do qual Anjos pretende licenciar o surfista-skatista-ecologista, está cabendo a Gil Mendes.
Bão. A capa acima é, claro, de Bira Dantas. Vamos começar a resenha do gibi pelas HQs, e a primeirona é justamente de Bira Dantas. Nas seis páginas do crossover Benjamin Peppe & Tatu-Man + Espelho, que foram publicadas, inicialmente, no site Quadrinhos Inquietos (http://quadrinhosinquietos.blogspot.com.br/), o surfista faz outro crossover com um personagem famoso dos quadrinhos nacionais. Aliás, crossovers do Benjamin com outros personagens já estão se tornando um lugar-comum dentro do Projeto Benjamin Peppe. Bem, o Peppe, nesta história, decide pedir ajuda ao azarado super-herói Tatu-Man, criação de Dantas.
Para quem não conhece, o anti-herói Tatu-Man estreou em 2010 no jornal Correio Popular, de Campinas, SP; o Tatu-Man é a identidade secreta do cidadão Dasi Podídeos, que não apenas usa uma armadura de tatu para “combater” o crime: o cara, baixinho e narigudo, tem as características de um tatu, como a falta de dentes devido a uma gengivite. Seu parceiro de luta é o Espelho falante, muito mais esperto do que o herói. O Tatu-Man chegou, inclusive, a fazer um crossover com o Xirú Lautério do cartunista Byrata, com o Cruzaltino de Henrique Madeira e Greice Pozzatto, e outros personagens das HQ do Rio Grande do Sul... Já devo ter contado isso em algum lugar deste blog, não?
Ok, voltemos ao gibi. Benjamin Peppe pede ajuda justo ao Tatu-Man para impedir que um grupo de empresários, empregando métodos violentos, expulse uma comunidade de um mangue para construir um lixão. A missão por pouco não é frustrada pela lentidão e pela covardia do Tatu-Man. O melhor da história é por Bira ter, ao máximo, respeitado as características do Benjamin Peppe: o vemos andar de skate, usar o linguajar riponga e a história é fundamentalmente voltada à ecologia e à crítica à vida moderna.
Na parte das HQ, a segunda história também é um crossover com personagem célebre. Do Paraná, chegam para interagir com Benjamin Peppe os personagens Marco e Galapinha, criações de Edson Ossamu Takeuti, o Tako X (a quem tive a honra de conhecer pessoalmente, certa vez). Este cartunista também é famoso como co-criador do super-herói Gralha, produzindo e divulgando aventuras do super-herói paranaense – Tako X dirigiu os dois curtas-metragens live-action do personagem. Marco é uma tira de ampla divulgação nacional, publicada em forma de páginas dominicais – é possível lê-las no Facebook. Marco, para quem não conhece, é um garoto de visual antiquado e que vive sua vida infantil ao máximo, entre brincadeiras e gulodices ao lado de sua turma. Seu melhor amigo é Galapinha, uma tartaruga falante que não usa o próprio casco – por isso, é difícil crer que o personagem seja uma tartaruga. E ambos interagem com o Peppe na história Dia de Limpeza na Praia, com roteiro de Alessandra Freitas – atual roteirista das tiras de Marco – e arte de Tako X. Na HQ, Marco e Galapinha naturalmente encontram o surfista e concordam em ajuda-lo na limpeza da praia – enquanto isso, uma presença sinistra pretende aproveitar-se para tentar pegar o garoto... Não oferece maiores surpresas, mas apresenta os personagens para quem não conhece. E também tem a pegada ecológica típica da proposta do cartunista Anjos.
E a terceira HQ é... minha. Rafael Grasel, desta vez, participa só com uma página humorística – escolhida entre as várias que enviei recentemente ao Anjos. Bem, devo compreender que o espaço do gibi é limitado, e que recentemente chegaram muitas colaborações dos amigos das HQB para o projeto... Mas pelo menos continuo participando, por que estou reclamando, né...?
Ao todo, foram só nove páginas de HQ, o restante das 28 páginas do gibi é composto de ilustrações. Tem ilustrações do Benjamin Peppe e de sua namorada Diana por: Pedro Netto, Paulo Miguel dos Anjos, Laura MM (com Bira), Jefferson Adriano (de quem falei recentemente, o criador do Alvino), Bia Kassar (em página dupla), Rogério Curiel, Alessandra Freitas (com duas ilustrações), Paulo 15 (o Capilé) (com uma ilustração do Peppe e uma caricatura do Paulo Miguel dos Anjos), Leo Vieira (a mais amadora de todas as ilustrações), Dennis Rodrigo Oliveira (com um belo close-up da Diana), Júlio Shimamoto (inédita do samurai das HQB!) e Moacir Torres, o criador da Turma do Gabi (colorida na contracapa!). E ainda tem um preview do que o leitor verá no vindouro gibi # 4! Oh: ainda há uma ilustração dupla, de um artista de quem não consegui ler a assinatura, e cujo nome não consta nos créditos. Eu conheço essa sensação, de participar e ser excluído dos créditos oficiais...
No geral, esta é a edição mais “ecológica” do Benjamin Peppe até agora. Até as ilustrações trazem mensagens em prol da defesa do meio ambiente. Mas, no geral, o público, de novo, vai cansar um pouco de olhar para a cara do Benjamin – os participantes do Projeto parecem esquecer que a turma do Peppe tem ao todo 19 personagens, e todos merecem uma chance de figurar nas histórias, não só o Benjamin, não só a Tia Lily, não só a Diana, não só o Luiz...
Oh, claro: o lançamento "oficial" de Benjamin Peppe # 3, é hoje, dia 30 de janeiro, Dia do Quadrinho Nacional, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Ângelo Agostini! 
O Projeto Benjamin Peppe continua engrenando várias marchas. Tudo indica que 2016 será ano de tempo bom para nosso amigo surfista. Só esperamos que os maus ventos da realidade brasileira não atrapalhem.
E vocês podem ajudar! Basta pedir o seu gibi, ao preço de R$ 4,90 (mais barato que uma revista estrangeira de banca), através dos seguintes contatos: anjospaulo@zipmail.com.br, benjaminpeppe@gmail.com.br, com o próprio Paulo Anjos, ou universoeditoraindependente@gmail.com, com a editora. Conheçam mais HQs da Universo Editora em www.editorauniverso.com, e colabore com o quadrinho nacional!
Acesse também: www.benjaminpeppe.webnode.pt, e saibam como vocês também podem colaborar para tornar o Benjamin Peppe conhecido!
Para encerrar: estas aqui são as páginas humorísticas do Peppe, feitas por mim, Rafael Grasel. Estas foram as que saíram no gibi # 2, da Universo – e só agora me é possível divulgar.
Feliz Dia do Quadrinho Nacional! Tudo HQB a vocês, como diria o Anjos!

Até mais!

2 comentários:

Paulo Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Anjos disse...

Oi, Rafael Grasel! Agradeço pela ótima resenha do Benjamin Peppe n° 3 pela Editora Universo Independente. O projeto Benjamin Peppe é bem transparente, agradece sempre a todos colaboradores, participantes e faz questão de citar os nomes nas edições de Todos colaboradores/participantes e nas minhas páginas do Facebook tem sempre uma publicação com os desenhos de novos colaboradores onde cito os nomes. Colaboradores desta edição: Capa:Bira Dantas, desenho e Colorida por Pedro Netto, (O desenho do Benjamin Peppe e Diana é de minha autoria)Paulo Anjos,Bia Kassar, Alessandra Freitas, Tako X, Paulo 15 (O Capilé), Mancini Mann, pág. dupla n°s 12 e 13, Laura MM, Rogério Curiel, Jeferson Adriano,Leo Vieira (desenho simples que é uma arte), Dennis Rodrigo, Rafael Grasel (Tenho mais 02 páginas enviadas inéditas para o n° 05), Julio Shimamoto e Contracapa desenhada e colorida por Moacir Torres. Benjamin Peppe personagem ecológico que pratica os esportes saudáveis e espalha a filosofia do amor a natureza, a preservação do Meio Ambiente, a reciclagem de materiais, a importância da prática de esportes e valoriza as amizades. Tudo HQBs para Todos!!! Paulo Anjos