segunda-feira, 18 de julho de 2016

A VERDADE POR TRÁS DOS SUPER-HERÓIS - sem elementos-surpresa...

Olá.
Hoje, trago a vós, leitores ávidos por cultura pop e escapista, mais uma revista informativa sobre o mundo dos super-heróis, lançada em tempos recentes. Mais uma. Sem trazer nada, ou quase nada, que nós não tenhamos lido anteriormente.
A editora da vez é a Alto Astral, tradicional publicadora de revistas de horóscopo, informativas sobre televisão, novelas, culinária e artesanato, e detentora de um incipiente selo de quadrinhos, a Astral Comics, que está lutando para se firmar no mercado nacional com seus comics e mangás, tentando se sobressair às gigantes Abril, Panini e JBC.
É sob o selo normal de Alto Astral que a editora nos traz A VERDADE POR TRÁS DOS SUPER-HERÓIS. Lançada por volta do final de junho e início de julho de 2016.


A editora Alto Astral mantém uma coleção de revistas informativas chamada A Verdade Por Trás de..., semelhantes em conteúdo e projeto gráfico a revistas mais consagradas, como a Mundo Estranho da Editora Abril. No mercado da informação sobre a cultura pop mundial, a Alto Astral também tem puxado bastante a sardinha para sua brasa, e ganhar sua parte na fatia do mercado. Lembremos que essa editora já lançou três números da excelente revista Almanaque dos Super-Heróis que, apesar de não necessariamente apresentar algo inovador, tenta ganhar pela tentativa de trazer algo que as outras editoras, com suas outras revistas, ainda não trouxeram.
Esperem, já estou me perdendo...
Well. A Alto Astral mantém a coleção chamada A Verdade Por Trás de..., sobre cultura pop e geral. Nessa coleção, também já saiu sobre Desenhos Animados e Contos de Fada, por exemplo. Agora, temos os Super-Heróis. E, diga-se de passagem, o sensacionalismo por trás do título, prometendo aos leitores, em suas 36 páginas (contando capa) algo que ainda não sabemos, é muito mais um... chamariz para vendas.
Já assistimos tantos filmes de super-heróis, já lemos tantos gibis de super-heróis, já lemos tantas revistas informativas sobre super-heróis... bem, é claro que as editoras visam o público que tenha se detido em apenas uma das mídias, a impressa ou a visual (desenhos animados, TV e cinema), ou mesmo em nenhuma delas, o público que está chegando agora no universo heroico. Mas ao público já acostumado, A VERDADE POR TRÁS DOS SUPER-HERÓIS não oferece nada que a gente não saiba. A fatia de público que já se encontra acostumada ao universo heroico já está cheia até a boca de superseres... Entre estes, creio eu, estão meus 17 leitores, visto que eu resenhei, neste blog, tantas revistas informativas sobre super-heróis... Admito, escrevo como um leitor informado e afundado sobre esse mundinho até o pescoço. Já me sinto um pouco cansado...
O bom dessas publicações é a aparência de não ter de precisar pedir licença às editoras donas de super-heróis para falar a respeito deles, talvez pegar também imagens de divulgação para ilustrar as páginas e... bem, não sei como é nos bastidores das editoras, se elas tem ou não de pedir autorização às editoras para divulgar imagens e informações sobre os super-heróis consagrados, mas parece que não há problema... quanto mais propaganda indireta, melhor para as editoras majors do mercado global. E para as republicadoras do Brasil. E para os canais de TV a cabo e abertos, os serviços de streaming na internet, as distribuidoras de filmes para cinema e DVD... e os leitores ávidos por escapismo. E também para os pesquisadores, amadores e profissionais, de HQ. Enfim, vocês devem ter me entendido.
Bão. Voltando à revista em questão. Chega de divagações.
Como dito anteriormente, A VERDADE POR TRÁS DOS SUPER-HERÓIS, o título, é puro chamariz, incluindo a ilustração de capa de Ricardo Avancini. As matérias internas não trazem grandes novidades além do que já sabemos. Eles nem mesmo aprofundam a suposta ligação entre Batman e o Drácula! Resume-se apenas a um trecho do texto... E o que dizer de "revelações", como por exemplo: que inicialmente, o Superman não voava, só saltava, e que a armadura do Homem de Ferro, em seu início, tinha tecnologia bem limitada - afinal, o herói é de uma era em que computadores tinham o tamanho de geladeiras?
Bão. A revista, claro, se detém nos heróis das majors DC Comics e Marvel. Os textos das matérias são de Érika Alfaro, Nathália Piccoli e Angelo Cherubini e o design das páginas são de Guilherme Laurente, Josemara Nascimento e Mary Ellen Machado.
Começando pela DC Comics - nem vou me dar ao trabalho de nomear as matérias referentes. Começando com um breve resumo sobre o histórico da editora, e, a seguir, matérias sobre Batman, os confrontos deste com o Superman, sobre o próprio Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e outros heróis escolhidos da DC - Arqueiro Verde, Batgirl, Supergirl, Aquaman, Caçador de Marte, Mulher Gavião e Canário Negro. Estes foram escolhidos, claro, pensando em suas aparições na TV e no cinema...
A seguir, a Marvel Comics. Depois do histórico da editora, os escolhidos para encabeçar matérias foram: Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, X-Men e, para a matéria final, a miscelânea escolhida: Viúva-Negra, Deadpool, Quarteto Fantástico, Demolidor, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e Jessica Jones.
Bem. Curiosidades, claro que a revista traz, espalhadas pelo texto ou com pequenos textos marginais, em caixas. As diferenças entre filmes e quadrinhos também aparecem. Mas algumas matérias foram evidentemente copiadas de outras revistas - não direi aqui quais são, cabe ao leitor mais atento adivinhar. O válido mesmo é a atualização das informações com as novidades últimas do universo cinematográfico.
Com as outras revistas disponíveis no mercado, será que vale ou não vale uma tese acadêmica sobre o mercado brasileiro de revistas? Vale ou não um estudo sociológico sobre a cultura pop?
A VERDADE POR TRÁS DOS SUPER-HERÓIS ainda pode ser encontrada nas bancas ao preço de R$ 9,90.
Um segundo volume sairá? Se sair mais uma revista informativa, ou livro, por qual editora vai sair da próxima vez? Depende de como o mercado pop se portará nos próximos meses. Afinal, ainda tem filme de super-heróis pronto para sair este ano... Tem Esquadrão Suicida e Doutor Estranho. Este ano já tivemos Batman x Superman, Capitão América - Guerra Civil e X-Men - Apocalipse. Sem falar em séries para TV e streaming.
Bem, é tudo...
Para encerrar, vou deixar para vocês mais uma ilustração conceitual de um herói meu, que criei na infância e que estou prestes a ressuscitar em breve. Claro, com alterações no design original.
Apresento-vos novamente Gordon, o Viking, desta vez acompanhados de seu bando de aventureiros. Se algum dos meus 17 leitores foi leitor de gibis entre os anos 1980 e 1990, vai achar os personagens estranhamente familiares...
Em breve, falo mais a respeito deste personagem. Por hora, ainda tenho de cuidar de mais alguns projetos pessoais. Então...
Até mais!

Um comentário:

Quiof disse...


Não precisa pedir autorização, nos Estados Unidos existe o conceito de fair use ou uso justo, tem objetivo jornalístico, não sei você viu, a Editora Europa tem lançado dossiês deheróis Marvel e DC, são atualizações de matérias publicadas na Mundo dos Super-Heróis, chama-se Coleção Super-Heróis, também tem a Coleção Mundo Nerd, que foi um spin-off da revista com um foco em sci-fi e fantasia:https://www.europanet.com.br/livraria/hq/