quarta-feira, 2 de maio de 2018

Benjamin Peppe - 45 anos!

Olá.
Hoje, enquanto escrevo, ainda é dia 2 de maio.
E hoje os quadrinhos brasileiros (HQB) independentes deveriam estar em celebração. Porque, hoje, um de seus personagens está chegando a uma idade avançada de atividade.
Hoje, o personagem Benjamin Peppe, criação do paulista Paulo Miguel dos Anjos, completa 45 anos de criação!


Tantas vezes já falei, e já propagandeei o Benjamin Peppe no meu blog. Não custa lembrar os meus 17 leitores sobre quem estou falando (se quiserem um relato mais completo que este, acessem a postagem alusiva ao seu aniversário anterior...).
Benjamin Peppe foi criado em 2 de maio de 1973. Ele já foi publicado, ainda no traço do próprio Anjos, em diversos jornais e revistas. Inicialmente um simples hippie paquerador e praticante de surfe, skate, jogos de bola e outros esportes saudáveis, vivendo aventuras com seus amigos em estilo pastelão, o personagem, posteriormente, começa a adotar a ecologia e o estilo de vida saudável, e sua namorada o faz "entrar na linha". E potencial para estrelar quadrinhos educativos sobre ecologia ele tem. Benjamin preza pela limpeza da praias onde vive, tão despoluída que até nascem flores.
Inicialmente, sua turma era composta apenas por rapazes - Luís, Herman, Romeu, Miguel, Phelipe e o índio Hall - e a única presença feminina era a tia Lily, com quem ele mora. Com o tempo, foram acrescentadas as garotas. Vanilla, Lysa, Sandy, Olívia, Bell, Luci e, claro, Diana, a inseparável namorada de Benjamin Peppe. Todos os personagens, com exceção da Tia Lily, formam casais: Além de Benjamin e Diana, Luiz forma casal com Lysa, Hall com Luci, Herman com Sandy, Phelipe com Vanilla, Miguel com Bell e Romeu com Olívia. Mais tarde, chegaram os vilões, os pitboys BadBad e Maumau e suas respectivas namoradas, Monique e Malvina, dispostos a tudo para vencer nas competições esportivas.
Até então, eram 19 personagens, todos humanos. Hoje, são 21 - inclui mais dois animais. Já explico.
Em 2009, Paulo Anjos resolve criar o Projeto Benjamin Peppe, visando o licenciamento do personagem para outras mídias. Uma das medidas previstas no Projeto foi o lançamento de gibis. Teve os fanzines editados pelo próprio Anjos (6 números de 2009 a 2013); teve a série da editora Júpiter 2 (5 números de 2007 a 2014); e, atualmente, tem a série pela Universo Editora Independente (desde 2015 - o décimo número está chegando; aguardem mais informações).
Nesses gibis, foram publicados ilustrações e HQs do próprio Anjos e de vários artistas que se dispuseram a colaborar, desenhando o Peppe e sua turma no seu próprio traço. Com destaques, entre os que mais colaboraram, para Júlio Shimamoto, Bira Dantas, Laerçon J. Santos, Eduardo Santana Santos, Léo Vieira e... eu, Rafael Grasel, o responsável por esta pequena homenagem.
Bom, o Projeto Benjamin Peppe já rendeu além dos gibis: já apareceram camisetas, bonecos de pano, uma estatueta, e alguns curtas de animação! Isso mesmo! Os curtas de animação ainda são feitos em caráter experimental, mas já é um acréscimo.
O Projeto Benjamin Peppe já rendeu mais dois personagens ao cânone: o artista Eduardo Santana presenteou Paulo Anjos com o gato Hawaii; e, recentemente, Léo Vieira presenteou o cânone com o cachorro Benjamaicão. Muito em breve, vocês saberão mais a respeito desse personagem...
Bão. A cada dia que passa, e a cada vez que Paulo Anjos divulga seu personbagem em eventos de quadrinhos e nas redes sociais, o Benjamin Peppe começa a ficar cada vez mais conhecido. E, é claro, não pretende parar tão cedo. Não se depender dos esforços de cada artista que ajuda a divulgar o personagem. Incluindo eu.
Como há muito já propagandeei aqui, já desenhei algumas tiras do personagem, e quatro encontros entre ele e minha personagem Letícia. E ainda tomei parte de alguns trabalhos encomendados pelo próprio Anjos. Em breve, vocês saberão maiores detalhes sobre esses trabalhos.
Como homenagem, elaborei três ilustrações. Duas com meus personagens fazendo cosplay de personagens da série, cada um também publicado em seus respectivos blogs (exceto o Teixeirão)...
Homenagem dos Bitifrendis

Homenagem da Letícia

...e mais uma com ele, uma espécie de selo comemorativo. Cada homenagem que Paulo recebe dos colaboradores, ele o faz com entusiasmo.
Colabore você também com um personagem das HQB! Saiba como participar do Projeto Benjamin Peppe em www.benjaminpeppe.webnode.pt, o site oficial do Benjamin Peppe, e no Facebook dele - www.facebook.com/benjaminpeppe.
Parabéns, Peppe, pelos seus 45 anos! Queremos ver você chegando com saúde e o devido reconhecimento aos 50 anos!
E, como diz o próprio Anjos, tudo HQB para vocês!
Até mais!

Nenhum comentário: