quinta-feira, 8 de março de 2012

Teixeirão, pelo Dia da Mulher

Olá.
Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher.
Entretanto, sendo quinta-feira, é dia de Teixeirão.

Por isso, enquanto corre o dia 8 de março, a tira do Teixeirão de hoje, inconscientemente, faz uma alusão ao Dia da Mulher através do seguinte questionamento, cabível aos costumes do Rio Grande do Sul: por que os homens podem usar pilcha no dia-a-dia, mas as mulheres não podem usar vestido de prenda no dia-a-dia?
É uma discussão que vários de meus amigos estão tendo nesses últimos tempos, nos círculos acadêmicos. O tradicionalismo gaúcho, sem saber, mantém um costume machista: os vestidos de prenda que identificam a mulher gaúcha, não servem para uso no dia-a-dia, ao contrário da bombacha masculina. Os vestidos coloridos, cheios de rendas e babados, que as prendas usam nos bailes e eventos gauchescos, infelizmente não servem para o uso no dia-a-dia, na lida doméstica. Mas então, porque os CTGs e piquetes tradicionalistas insistem em manter esta indumentária para as mulheres como identificação da mulher gaúcha?
Lembrando sempre: esta tira é publicada simultaneamente no Blog do Cruzaltino e no Quadritiras. Entretanto, o Henrique Madeira, por motivos extraordinários, postou a tira do Teixeirão no blog do Cruzaltino excepcionalmente na terça-feira, e adiantou a tira do Xirú Lautério para hoje. Eu, para coincidir com a data, mantenho a postagem da tira para hoje.
Ah: leiam também a postagem alusiva que deixei no blog Educar é Viver, do qual sou colaborador desde domingo último. As ilustrações já foram publicadas anteriormente aqui no blog.
No mais, Feliz Dia da Mulher a todas as mulheres leitoras deste blog!
Até mais!

Nenhum comentário: