terça-feira, 17 de março de 2009

ONEGAI TEACHER anime x mangá

Olá.
Hoje, vou apontar as principais diferenças entre o anime e o mangá de ONEGAI TEACHER. Mas... por que estou fazendo isso, afinal? Digamos que por um exercício crítico. Apontando as diferenças, podemos saber qual é a melhor entre as duas mídias parecidas, qual é a mais interessante, a mais impressionante, enfim. Muitos fãs adoram comparações entre mídias, só para provar que uma é melhor que a outra - às vezes, a original é a que leva a melhor sobre a derivada.
Além do quê, tive acesso às duas mídias, para compará-las. Podia ter feito o mesmo com Berserk, Tenjou Tenge ou com Ikkitousen, se tivesse tido acesso aos respectivos mangás. Assim, são apenas minhas impressões de fã. Um exercício que todo fã às vezes se faz, como eu disse!
Tá, deixemos isso de lado e vamos ao que interessa.
O mangá de ONEGAI TEACHER foi lançado em dois volumes, entre 2002 e 2003, muito depois do anime. Foi desenhado por Shizuru Hayashiya. E foi lançado no Brasil pela editora JBC por volta de 2006. Quem teve a oportunidade de ler o mangá e assistir ao anime pode notar que existem muitas diferenças entre um e outro. Aliás, a própria Hayashiya reconhece essas diferenças no prefácio do mangá:
"(...) Peço desculpas àqueles que perceberam as diferenças do mangá com a animação. Talvez vocês se sintam melhor se pensarem nesta obra como uma paródia ou coisa do tipo. (Acho que isso também não vai adiantar muito, mas tudo bem...)." (prefácio do volume 1)
Essas diferenças são beeem numerosas, e enumerá-las todas daria um livro, e não um post de blog, pois sei que muitos leitores não tem muita paciência. Assim, eu vou me limitar apenas às grandes diferenças, as que fazem mais diferença. (sacam?)

ATENÇÃO: Spoillers! Se vocês não assistiram a série ainda, nem leram o mangá, e não quiserem saber o que acontecerá em ambas, NÃO SIGAM EM FRENTE COM A LEITURA! Pulem direto para o desenho no final.

- A começar, os personagens no anime e no mangá têm personalidades parecidas. Talvez a que apresenta mais diferenças entre as duas mídias é Ichigo Morino, que no mangá é bem mais sarcástica e implicante, inclusive com relação a Hyosuke. E a história prima bastante pela carga filosófica - mais forte no mangá.- No anime, a sequência inicial do primeiro episódio mostra a descida de Mizuho Kasami à Terra, e seu primeiro encontro com Kei. O garoto cai no lago, após ser seguido por Mizuho. No mangá, a sequência é mostrada em flashback. Falta a parte em que Kei cai no lago. Mas o encontro com Mizuho é mais ou menos parecido.
- No anime e no mangá, as sequências da chegada de Mizuho à sala de aula de Kei; da mudança dela para a casa ao lado da de seu futuro marido; da invasão de Kei à nave de Mizuho; dos encontros entre os dois (primeiro, no pouso acidental no banheiro do Sr. Minoru; depois, no depósito de equipamento esportivo no colégio); da conferência com o diretor do colégio; do casamento; de Mizuho vestida de noiva; e do primeiro encontro de Kei com Koichi (com Mizuho seguindo-os), são bastante parecidas. Quer dizer, até a chegada de Maho, as sequências são bem fiéis entre um e outro. Isto é, a sequência do vestido de noiva é bem diferente no anime e no mangá. Isso porque, ao contrário do mangá, no anime os tios de Kei não conseguem impedir que Koichi, Kaede, Morino, Hyosuke e Matagu "invadam" o apartamento de Mizuho para visitá-la. Quem sofre mais com isso é Kei, que cai do terceiro andar do edifício de Mizuho, na ânsia de escapar dos amigos, e acaba mordido por um cachorro!
- No anime, há um episódio em que Kei e Mizuho vão passar férias de verão na praia, onde encontram Koichi, Kaede, Morino, Hyosuke, Matagu e o professor Yamada. No mangá, esse episódio foi cortado. E o personagem Prof. Yamada também foi "deletado", pois entende-se que ele fosse um personagem "supérfluo" para o andamento da história. Claro, no anime, a importância do professor fissurado em aeroplanos é quase nula, exceto em suas conversas com Koichi;
- No anime, Hatsuho e Maho, respectivamente mãe e irmã de Mizuho, aparecem de surpresa para visitar Kei e a professora. No mangá, Maho aparece sozinha, e de surpresa, é lógico. Mas ela atormenta Kei igualmente em ambas. Ah: as aparições de Hatsuho no mangá são meteóricas, pois sua importância também é quase nula - mas não que fosse motivo para "deletá-la" também.
- No anime, temos um romance além do de Kei e Mizuho, o de Kaede e Hyosuke. O episódio da praia foi importante no anime, pois foi no hotel onde Kaede e Hyosuke (implicitamente) perdem a virgindade, e por causa disso acabam namorando depois de alguns percalços. Tudo, claro, como Morino planejou. No mangá, porém, há uma trama bem mais interessante: embora Morino queira juntar Hyosuke e Kaede, há um imprevisto - Hyosuke começa a gostar de Morino, mas é evitado por ela. Hyosuke termina com Kaede. Há de sermos francos: a trama entre Hyosuke e Morino no mangá é bem mais interessante que à de Hyosuke e Kaede no anime, pois neste resultou em um romancezinho meio sem sal nem açúcar, enquanto que no mangá é bem mais emocionante, na minha opinião - pois dá mais vivacidade aos personagens envolvidos. No entanto, o fato de Hyosuke gostar de Morino tira a importância de Kaede para a trama, tornando-a quase supérflua também.
- No anime e no mangá, Maho transporta Kei para outra dimensão, por castigo a um mal entendido - Mizuho teria chorado ao ver Kei e Koichi juntos. Mas as circunstâncias são muito diferentes no mangá e no anime: neste, Mizuho presencia Koichi quase caída em cima de Kei, pois a menina levou um susto ao ver Marie; no mangá, uma aragem põe areia nos olhos de Kei, e Koichi ajuda a limpá-los. Mas, no ângulo em que Maho viu, parecia que os dois estavam se beijando - e, a poucos passos dali, Mizuho seca uma lágrima - na verdade, um cisco no olho. No mangá, portanto, é bem mais lógico. Mas a discussão entre Kei e Maho é igual - igualmente resultando em mais uma "parada" do garoto.
- Seguem partes fiéis entre o anime e no mangá, até o momento em que Morino chama Kei para uma conversa particular - excetuando-se o diálogo entre Kaede e Koichi, após esta levar "um fora" de Kei, no mangá. Quer dizer, o encontro entre Kei e Koichi, onde esta revela seus sentimentos, e o de Matagu e Mizuho são parecidos.
- No anime, após Morino sofrer uma "parada", Kei, para ajudá-la, resolve "tentar" mais uma vez com Koichi, o que implica se afastar de Mizuho e, consequentemente, acabar mentindo para si mesmo, até resolver se declarar para Mizuho. Mas, no mangá, isso não acontece. Embora siga igual a parte em que Kei dialoga com Morino após levá-la para casa, a medida tomada por Kei foi chamar Hyosuke para expor seus sentimentos às menina. A melhor forma de Morino "avançar", então, seria ela começar a pensar também em si - incluindo aí resolver o problema dos sentimentos de Hyosuke - , já que até agora ela só tinha se dedicado a ajudar Koichi e Kaede.
- No anime, não se fica muito claro o motivo da "parada" de Kei. No mangá, é melhor explicado: o suicídio da irmã dele. Kei prende as lembranças de sua irmã dentro de si, e esta, como um fantasma, tenta alijá-lo da realidade após a última "parada" de Kei, instigando-o a "parar" assim como ela fez, e assim evitar de sofrer mais do que já sofrera na vida. Mais tarde, depois que acorda, Kei diz a Minoru - no mangá - que quer falar mais da irmã, a fim de que ela não seja esquecida. No anime, isso não acontece. Mas o restante é mais ou menos igual - a declaração de Mizuho junto ao corpo de Kei, e a "entrada" dela na mente do marido, para convencê-lo a voltar para a realidade.
- A última diferença é o reencontro de Mizuho e Kei, diferentes no anime e no mangá. No anime é onde fica-se claro que os dois voltaram a se casar e viver juntos. Mas no mangá, é igual a parte onde as memórias de Mizuho, da mente de Kei e de todos os outros que "contactaram" com ela foram apagadas; mas Kei as recupera ao ver Mizuho entrando na sala de aula. Ele não parou mais porque buscou a memória de uma pessoa querida da qual ele não lembra - Mizuho.

E aí? Qual mídia é a melhor? Francamente, achei o mangá melhor que o anime, pois a história é bem mais clara e as tramas diferentes das do anime foram as melhores. (Estão vendo como fãs adoram comparações entre mídias? Mas desta vez, eu fiz para provar que a mídia derivada é melhor que a original, embora muitos fãs acabem discordando comigo...) Mas deixemos isso para lá. Qual foi melhor, fica por conta dos fãs decidirem. Cada um deles. Original ou derivada? Aqui, eu só expressei minha opinião de fã. Não levem a mal o que falei - sequer a sério, se a opinião for diferente.
Em breve: farei o mesmo com ONEGAI TWINS, a continuação de TEACHER. Mas antes, comentarei TWINS, a série. Aguardem!

UTILIDADE PÚBLICA
Em breve, em Santa Maria, RS, acontecerá mais um Ciclo de Cinema Histórico! Hoje, vou deixar uma das ilustrações que fiz para a organização do Ciclo, só a título de promoção. O Alex, do filme Laranja Mecânica, faz o convite.
Até mais!

3 comentários:

Wesley Leonardo disse...

Na minha opinião (também como fã), pelas diferenças eu acho que os dois são ótimos.

Felipe disse...

Eu realmente prefiro o mangá porque tem coisas mais explicadas...

Felipe disse...

Amigo,e também onegai twins nao é a segunda temporada de onegai teacher...onegai twins é uma historia que se passa na mesma cidade de onegai teacher com alguns personagens de onegai teacher. o twns tem uma historia completamente diferente do teacher,tendo como outros atores principais e uma historia meia diferente do teacher,se fosse pra ser uma continuação do teacher o twins ia seguir a historia de mizuho e do kusanagi,da vida deles de casado e tals... mais o twins foca em outra historia.