domingo, 23 de agosto de 2009

O desenho animado mais antigo do mundo (?)

Olá.
Hoje o Estúdio Rafelipe vai ser mais cultural. Por que hoje vou postar o filme de animação mais antigo que se conhece.
Trata-se de Humorous Phases of Funny Faces (Fases Humorísticas de Faces Engraçadas), do americano James Stuart Blackton, produzido em 1906.
No roteiro, nenhuma trama fechada, simplesmente desenhos de um quadro negro que se mexem - modesto, para um desenho pioneiro. É o primeiro filme onde se utilizam os princípios básicos da animação descobertos no século XIX: se movermos imagens em sequência rapidamente, produz-se a ilusão de movimento. Assim, estava aberto o caminho para o desenho animado como hoje o conhecemos.
Esse filme está no YouTube, junto com outros filmes de animação pioneiros - como o Phantasmagorie (1908), de Émile Cohl, que alguns especialistas afirmam ser o filme de animação mais antigo. Mas nem eu mesmo tenho muita certeza se o filme de Blackton é mesmo o mais antigo, pois alguns especialistas datam Humorous Phases de 1909. Mas, como no próprio filme diz 1906...

Além desses, também podemos encontrar no YouTube os trabalhos de animação do mestre Winsor McCay, o criador de Little Nemo in Slumberland (será que alguma editora brasileira se encoraja, nos dias que hoje correm, a editar a obra prima dele no Brasil?). Qualquer dia desses eu ponho um McCay no blog.
Porque os desenhos animados antigos sim, são melhores que os de hoje. Compare um desenho bem antigo - tipo o Funny Phases - com um de hoje e vejam qual é o mais impressionante, o mais cativante, em suma o melhor.
Bem, fiquem agora com Letícia, que faz muito tempo que não ponho no Estúdio Rafelipe.
Será que um dia ela ganha os desenhos animados?
Até mais!

Nenhum comentário: