terça-feira, 18 de agosto de 2009

O REI TARDADO - ma ô bicho bão, sô!

Olá.
Hoje, estô iscreveno em um sutaque caipira, pois hoje nóis vâmo falá de CD em sutaque caipira. Mais percisamente, vâmo falá de O REI TARDADO. Purtanto, não arreparem os erro de ortografia, viu? É de poprósito. Queim assiste novela das seis, sabe que sertanejo tá na moda. Incrusive no jeitim di falá... Istilo Chico Bento, sô. Com ele que aprendi o sutaque caipira. Chique no úrtimo!
Este CD traz a paródia à novela O REI DO GADO, da tevê Globo, transmitida pela rádio Jovem Pan na merma época - 1997. As voiz dos personage foram feita pelo comediante Ciro Jatene, que dubra cerca de quinze personage, e todos inconfundíver.
Quem assistiu a novela conhece beim a história. A vida de Bruno Mezenga, um grande criadô di gado, que é traído pela muié (disconfio qui foi por causa dessa novela qui os corno ficaro mais populares - afinar, arrepara a ironia: um criadô de gado levá chifre da muié?) e, enquanto enfrenta seu rivar, um empresário carcamano (o sardoso Raul Cortez), se apaixona por uma sem-terra (Patrícia Pillar, antes da Flora). Essa novela tambéim foi importante pois pôs a pobremática dos seim-terra e da reforma agrária mais em pauta (das fileira do MST sairia a Débora Rodrigues, a seim-terra que posô pra Prayboy... Ma ô, bicho bão!).
Pois beim. O REI TARDADO consta de 40 quadro di humor curtinho, cheio desse sutaque caipira, e cada personage é inconfindíver: Bruno Mezenga (às veiz "Fedenga", "Fudenga", "Burrenga"... dependendo do episódio) é o fazendeiro bagacêra e ingnorante que consagrô o Antônio Faizgrunde; Léia Mocréia (Sua voz continua a mesma, mas os seus cabelos... "Ah, você notou? Foi uma mudança tão sutil..."); o inesquecíver Zé do Araguaia; Luana, a sem-terra, com o sutaque caipira mais acentuado (Meus cabelo tão inguarzinho, mais meu jeitim di falá...); Marcos Mezenga, o fio do Rei do Gado; O Senador (Meu caro Ciro Jatene... Como novela é ficção, e foi feita pra sonhar... o meu papel é de um político honesto!) e sua filha ("O meu ideal? O meu ideal é amar o Marcos... Sabe por quê? Porque eu amo o Marcos...); Jeremias Berdinabo e suas falas cheias de "eco"... e Muintos otros personage. Todos em situações ingraçadas.
Faiz tempo, eu tinha a fita, mais gravaro em cima... felizmente, num faiz muito tempo, encontrei o CD em promoção. Hoje, O REI TARDADO já é uma raridade. Mais, quem tivé oportunidade de ovi, vai si divertí com esquetes como as discussões entre o Bruno e a Léia ("Em rio qui teim piranha jacaré nada de costa"); os capítulo em que o Bruno tá perdido na mata ("Uga-buga ou a vida?"), contando até com a participação especiar da véia surda da Praça; as cenas com Luana e Bruno (aquele em que o Bruno ensina a Luana a dançá a Dança da Bundinha é hilária por demais); os capítulo em que o Senador aparece... e as com o Zé do Araguaia? E as com o Jeremias? (tipo aquela que ele conta sobre como perdeu uma perna e ganhou uma perna de muié...) Muita gente vai reconhecê argumas piadinha antiga, mais queim disse qui inxiste argo originar no humô hoje em dia, sô?
Fica a dica do CD, pra queim gosta de humô e de isgravatá em sebos de CD antigo. I agora, ocêis ficam com a ilustração di hoje. Já que falamos em Jovem Pan, a emissora do Pânico... Desta veiz, em ortografia normal.
Inté mais!

4 comentários:

Carol também é cultura disse...

não sei se foi de proposito, mas seria by e não bai rafael

Too-Tsie disse...

Esse CD é ótimo, mas não se encontra em lugar nenhum, não rola um mp3 e jogar no rapidshare ou 4shared?

Wtec disse...

Por Favor amigo, poderia fazer um MP3 dele e colocar para baixar em qualquer servidor? Estou a anos procurando ele, quero mostrar para minha esposa mas nãoa cho em lugar nenhum! meu e-mail. sac.wtec@gmail.com abraços

Oliveir Ramos disse...

No YouTube tem diversos capítulos.