terça-feira, 4 de agosto de 2009

Por que não preciso (por enquanto) de um Twitter

Olá.
Viver está cada vez mais complicado. Que dizer então de viver de acordo com a internet?
Pululam os sites de relacionamento. O Orkut, o Facebook, o Hi5, o Twitter... parece até que, se você não tiver ao menos um perfil em cada um deles (só um não é suficiente), a sua vida na internet estará incompleta. Entendem?
O Twitter. Este site que hoje é a maior onda, com suas postagens de até 140 caracteres. 140! Será o suficiente para divulgar uma idéia?
Bem, neste domingo, no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, vi uma frase do escritor português José Saramago que assim diz, sobre os 140 caracteres do Twitter:

"De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".

Pois é. E hoje a tendência de linguagem escrita é o internetês, que resgata o velho estilo dos telegramas. Como telegramas são caros de se mandar, era preciso escrever uma mensagem com o menor número de caracteres possível. Bem, para caber no Twitter, parece que é assim, também. Daqui a pouco, nossa comunicação geral se resumirá aos grunhidos e frases curtas que pouco dizem. Retorno à idade da Pedra. (claro, se levarmos a frase de Saramago ao pé da letra...)
Quer dizer... eu não domino perfeitamente a escrita do internetês, mas sei decifrar as mensagens porventura contidas. Eu prefiro escrever por extenso, é mais fácil de ler e entender. Tenho muita necessidade de ser lido e compreendido. Desse modo, não me sinto sozinho.
E, quando eu exercer a atividade de professor, senhores alunos, já vou avisando: só aceito redações e trabalhos de aula em português e não em internetês!
Pelo que eu escrevi até aqui, vocês já devem saber por que - por enquanto - não preciso de um Twitter. Na internet, não sou como os espartanos: lacônico, ou seja, falar com o menor número depalavras possível. Todo mundo sabe que idéias gerais e argumentações não cabem em apenas 140 caracteres. Meu pensamento é cheio de palavras, saindo com fúria. Preciso de palavras, muitas palavras. Preciso botar para fora o que penso em muito mais de 140 caracteres! Atrás de uma frase, sempre vem muitas outras. E eu já sou tímido o que chegue.
Já tenho perfil no Orkut, no Hi5 e no Facebook, obrigado. Mas os do Hi5 e do Facebook eu pouco uso. Como bom brasileiro, prefiro o bom e velho Orkut. E, para divulgar minhas ideias, me basta o Estúdio Rafelipe. Por enquanto. É bom saber que o Blogger não tem limitação de caracteres por mensagem. É necessário!
Mas um dia, quem sabe... Eu friso o "por enquanto" acima. POR ENQUANTO.
Se umdia eu me associar ao Twitter, aviso vocês. Geralmente, costumo me associar a coisas assim a convite...
Para encerrar, mais um painel da série Vídeo Vício.

Para me despedir, aí sim posso usar menos de 140 caracteres. Na verdade, menos de 10...
Até mais!

Nenhum comentário: