segunda-feira, 26 de abril de 2010

WAGNER E BEETHOVEN - O Cânone da Música é pequeno demais para esses dois

Olá.
Quando eu resenhei o livro O Humor da Playboy, citei o nome de um artista que publica na revista Playboy, e cujo blog encontrei recentemente.
Trata-se de Mauro A. - como ele assina. Jornalista, ele publica sua tira mais conhecida, WAGNER E BEETHOVEN, desde meados de 2007 na internet. Desde 2009, suas tiras são publicadas na Playboy.
Na verdade, não dá para se dizer que Mauro A. seja artista mesmo, já que suas tiras são fotomontagens, onde ele acrescenta textos engraçados. Ah, mas ainda assim, vale pelos textos, onde a ironia e a erudição andam de mãos dadas, entram na mesma panela e transbordam com a fervura.
O subtítulo da tira é O cânone da Música Erudita Ocidental é pequeno demais para nós dois, cara, e com razão. Mauro A. coloca os músicos Richard Wagner e Ludwig Van Beethoven, dois monstros sagrados da música clássica e ambos alemães, falando sobre assuntos da atualidade e não poupando o acento irônico para tecer comentários - atacando a mediocridade da sociedade e até mesmo uns aos outros. Richard Wagner não poupa nem o próprio filho!
Eis aqui uma amostrinha:
Mauro A. apenas pega imagens da iconografia conhecida sobre os dois músicos - pinturas, fotos, bustos, etc. - e acrescenta os textos nos balõezinhos. Ah, mas ele não se limita a Wagner e Beethoven! Ele constrói textos até mesmo com lutas de boxe, faroestes, o Clube das Mulheres...
Para quem quiser conhecer, o atual endereço é: http://wagnerebeethoven.apostos.com/. Mas o endereço antigo continua ativo: http://wagnerebeethoven.blogspot.com/.
Finalmente uma amostra de humor erudito mas que não é chato!

THE NIGHTSY IS STILL A CHILD
Para quem acompanha também o Nightsy the Comics (www.nightsy.com/), um dos melhores sites de quadrinhos de humor negro do Brasil (se não o melhor), sabe que de vez em quando publico tiras que eu mesmo produzo lá. Ou melhor, o Nights Yoru publica as tiras que eu mesmo produzo e mando para ele.
É uma espécie de cooperação entre artistas. Na internet é assim agora: os quadrinhistas se ajudam uns aos outros, ás vezes produzindo crossovers (encontros entre personagens de diferentes universos).
Pois, esta semana, Nights irá publicar uma semana só de tiras produzidas por mim! Bem, eu produzi assim, na descontração, cinco tirinhas e enviei para ele - e ele resolveu fazer uma semana só delas!
Bem, nada me deixa mais lisonjeado! Não é sempre que nos damos ao luxo de sermos assim, prestigiados!
Aqui vai, então, a primeira, aqui no Estúdio Rafelipe, publicada simultaneamente no Nightsy the Comics. Essa eu fiz porque continuamente, aqui no RS, a música Me Libera (não lembro agora o nome da banda que toca essa música, só sei que é numa batida que mistura forró e carimbó com eletro) tocava diretamente no rádio, ao ponto de a gente não aguentar mais. É sempre assim quando uma música faz um sucesso estrondoso - pior ainda se é uma música que a gente não curte mas o resto do pessoal curte.
Continuem acompanhando o site dele para conferirem as outras - que publicarei aqui no fim da semana.
Bem ao estilo dele, claro. Além disso, gosto muito da Amy. Ainda mais que saiu, depois de muita pressão, o primeiro beijo entre ela e o Nightsy!
Até mais!

Nenhum comentário: