segunda-feira, 22 de julho de 2013

CRUZALTINO - pagando um favor pra um amigo

Olá.

Hoje, vou fazer propaganda para um amigo aqui no blog.
Quem acessa o Estúdio Rafelipe já deve conhecer a parceria que o blog tem com o blog do Cruzaltino, dos parceiros de Cruz Alta, RS, Henrique Madeira e Greice Pozzatto. A dupla é responsável por ter colocado a cidade natal do escritor Érico Veríssimo no mapa dos quadrinhos brasileiros da internet.

E nos apresentaram um personagem da melhor tradição do quadrinho gaúcho, o Cruzaltino, que, como tantos, se encontra na linha entre a tradição e a modernidade, ou seja, mantém o estilo de vida campeiro dos pampas gaúchos ao mesmo tempo que precisa conviver com as mudanças do mundo, como as contas a pagar, as notícias do dia, os modismos do momento...
Assim como o Macanudo Taurino, do Santiago, o Xirú Lautério, do Byrata, ou o Tapejara, do Louzada, o Cruzaltino mantém o típico modo de vida gaudério: cevando mate, montando o cavalo, dançando fandango nos fins de semana, tomando um trago no bolicho, churrasqueando, laçando... O modo de vida que estamos lutando para que não desapareça por completo.
E Henrique Madeira e Greice Pozzatto dão sua contribuição para a divulgação da cultura gaúcha e de sua cidade através da internet (lembrando que o endereço é http://cruzaltino.blogspot.com.br/). E, gradativamente, se tornando mais e mais conhecidos campo afora.
De minha parte, tenho uma espécie de dívida com Madeira e Pozzatto. Afinal, foi graças ao Henrique, esse talentoso escritor, que eu ressuscitei as tiras do meu personagem Teixeirão, que até então andavam no limbo. Ele me incentivou a produzir novas histórias com meu personagem gaúcho, e divulgá-las aqui no blog – antes, o Teixeirão era publicado exclusivamente na revista Quadrante X, do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria – Quadrinhos S. A.; aí, voltei para Vacaria, criei o blog Estúdio Rafelipe e publiquei uns desenhos de sobra do Teixeirão que se encontravam nos meus arquivos. Nunca mais tinha produzido histórias inéditas com meu personagem – meus esforços estavam concentrados nas tiras da Letícia. Até que, por volta de 2010, o Henrique Madeira entrou em contato comigo, pedindo informações sobre meu personagem Teixeirão. Alegremente, colaborei – e, até firmarmos a nossa primeira parceria, não demorou muito.
Durante um ano, as tiras inéditas do Teixeirão foram publicadas no blog do Cruzaltino. Passado pouco mais de um ano, a situação se inverteu: o Teixeirão parou de ser publicado no Blog do Cruzaltino, e as tiras do Cruzaltino passaram a sair aqui, no Estúdio Rafelipe. E, toda quinta-feira, até meados de outubro, vocês continuam conferindo as tiras do Cruzaltino.
E foi por outra sugestão do Henrique Madeira que montei o blog próprio do Teixeirão (http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/). E, assim, ambos nossos personagens estão se tornando mais conhecidos. Digo, o Cruzaltino é bem mais conhecido que o Teixeirão, mas...
Bão. Quem lê as tiras aqui, ou no blog do Cruzaltino, já conhece seu universo. Cruzaltino, um gauchão meio xucro e trapalhão, é casado com Mercedita, mulher geniosa que garante as típicas tiradas conjugais dos quadrinhos; tem um afilhado, Damião Pretinho, mais familiarizado com as modernidades e inventor de moda; um “fiel” cavalo, Macaiver; um amigo fiel, Juvenal, o Seu Trifásico; e, rondando o rancho do Cruzaltino, está a sacana e irritante Corujita. E, quem acompanha, também já conhece o amiguinho emo de Damião, parceiro de modismos. Vivendo no limbo entre a tradição e a modernidade, tendo os pampas ao fundo, e a enorme cruz no morro, símbolo de Cruz Alta, observando-os.
Bem. Enquanto produz novos argumentos para o Cruzaltino, Henrique Madeira dedica-se a novos projetos. Em seu blog (www.henriquemadeira.com/), ele já publicou as tiras da personagem mórbida Amália Negra do Sorriso Costurado, já publicou um romance, A Cinza Lívida (lançado em 2010 pela editora Biblioteca 24h de São Paulo), e se dedica a projetos de promoção cultural dentro de Cruz Alta enquanto termina novos romances e uma graphic novel em parceria com Henrique Hübner. Já Greice Pozzatto dedica-se principalmente às pinturas, tendo produzido vários quadros.
E, em 2011, eles lançaram, de forma independente, o primeiro volume da compilação das tiras do Cruzaltino. Best-seller hoje já esgotado – tive sorte de adquirir um ainda (capa acima).
E agora, em 2013, saiu o segundo volume do livrinho de tiras do Cruzaltino! Os dois não quiseram esperar a Feira do Livro de Cruz Alta, e já puseram à venda uma nova compilação de situações com seus personagens. Quem ler os dois volumes, vai perceber o quanto a arte de Pozzatto passou por uma evolução, sem, contudo, perder a essência dos personagens. E mais: de como eles passaram das tiras em formato página dominical para o formato tira horizontal simples.
Bão, garantam agora mesmo o seu segundo volume das tiras do Cruzaltino, com uma promoção especial: apenas R$ 5,00! Saibam mais escrevendo para o Henrique Madeira (é só acessar seu blog, ou o blog do Cruzaltino).
E, para encerrar, resolvi preparar uma tira especial com a participação do Cruzaltino (pintada a lápis de cor). Já faz tempo que ambos já são compadres – embora eu ainda não tenha tido chance de conhecer o Henrique Madeira pessoalmente. Esta mesma página pode ser conferida no blog do Teixeirão.
É isso aí, gurizada. E lembrem-se: quinta-feira ainda tem Teixeirão e Cruzaltino aqui, no Estúdio Rafelipe!

LEMBRARAM DE MIM!
Antes de encerrar, noticio duas descobertas da internet.
A primeira foi que fui redescoberto pela cartunista Chiquinha! Depois que eu falei, aqui no blog, de seu livro Uma Patada com Carinho. Veja como ela retribuiu meu "favor" em http://chiqsland.uol.com.br/2013/07/rafael/.
E a segunda foi o uso de um desenho meu como ilustração de uma postagem do blog de educação Alteridades e Diferenças Marcantes. O link para a postagem é este: http://alteridadesdiferencamarcantes.blogspot.com.br/2013/03/blog-post.html.
Pior que, dessa segunda postagem, eu não me lembrava das circunstâncias. Mas, de todo modo, acho que finalmente vejo minha reputação crescer na internet. Só não sei se é boa ou se e má reputação.
De minha parte...
Até mais! 

Nenhum comentário: